O Vestibular UERJ 2026 é um dos mais aguardados exames do ano, e o 2º Exame de Qualificação, realizado em 31 de agosto de 2025, marcou uma etapa crucial para milhares de candidatos. Esta prova, composta por 60 questões objetivas distribuídas entre Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas, é classificatória para a próxima fase, o Exame Discursivo.
Para ajudar você a entender seu desempenho e estudar para o vestibular de forma mais eficaz, preparamos este guia completo com o gabarito e questões comentadas de cada disciplina. Aqui, você encontrará análises diretas e focadas, explicando a lógica por trás de cada resposta.
Confira abaixo o gabarito oficial divulgado para o 2º Exame de Qualificação do Vestibular UERJ 2026:
Linguagens
Questão | Gabarito |
1 | A |
2 | D |
3 | B |
4 | A |
5 | C |
6 | B |
7 | D |
8 | C |
9 | B |
10 | A |
11 | A |
12 | C |
13 | D |
14 | C |
15 | A |
16 | B |
17 | B |
18 | D |
19 | C |
20 | D |
21 | A |
22 | B |
Língua Estrangeira
Questão | Espanhol | Francês | Inglês |
23 | B | B | C |
24 | D | C | A |
25 | D | A | A |
26 | A | B | B |
27 | C | D | D |
Matemática
Questão | Gabarito |
28 | B |
29 | A |
30 | C |
31 | C |
32 | A |
33 | D |
34 | D |
Ciências da Natureza
Questão | Gabarito |
35 | D |
36 | C |
37 | A |
38 | D |
39 | A |
40 | C |
41 | D |
42 | B |
43 | B |
44 | C |
45 | A |
46 | B |
Ciências Humanas
Questão | Gabarito |
47 | A |
48 | A |
49 | D |
50 | D |
51 | A |
52 | B |
53 | C |
54 | B |
55 | B |
56 | D |
57 | A |
58 | C |
59 | C |
60 | D |
Vamos agora às questões comentadas do 2º Exame de Qualificação, uma por uma, para que você compreenda as justificativas e refine sua preparação para o Vestibular UERJ.
Questão 01: Princípio de Arquimedes
Gabarito: A
Comentário: O princípio de Arquimedes está fundamentado no conceito de empuxo, que é a força exercida por um fluido que se opõe ao peso de um objeto nele submerso.
Questão 02: Teoria da Evolução de Charles Darwin
Gabarito: D
Comentário: Darwin defendia que a evolução biológica resultava na descendência com modificação. Ele não falava em melhoria genética, mutações progressivas ou espécies mais complexas como resultado direto da evolução.
Questão 03: Perspectiva filosófica de Bertrand Russell
Gabarito: B
Comentário: Segundo Russell, a ciência se pauta pela dúvida e falibilidade, enquanto a teologia se baseia na fé. A filosofia, por sua vez, dedica-se à valorização da dúvida, questionando o que sabemos e o que ignoramos.
Questão 04: Valor da pontuação em frase de Russell
Gabarito: A
Comentário: Os dois-pontos no trecho introduzem uma explicação ou reformulação do que foi dito anteriormente, sendo equivalente à expressão "ou seja".
Questão 05: Número de moléculas de água em um fractal
Gabarito: C
Comentário: Calculando o número de moles a partir da massa de água (9,0 × 10^-4 g) e da massa molar da água (18 g/mol), e então multiplicando pela Constante de Avogadro (6,0 × 10^23 moléculas/mol), chega-se a 3,0 × 10^19 moléculas.
Questão 06: Pontos extremos no conjunto de Cantor
Gabarito: B
Comentário: A quantidade de pontos nos extremos dos segmentos do conjunto de Cantor segue uma progressão geométrica de razão 2 (2, 4, 8, 16...). No passo 6, haverá 2^6 = 64 pontos.
Questão 07: Confiabilidade das vacinas contra o negacionismo
Gabarito: D
Comentário: A defesa da confiabilidade das vacinas é baseada principalmente na experimentação, um procedimento científico que envolve testes em grupos pequenos e progressivamente maiores para comprovar a segurança e eficácia.
Questão 08: Unidades espaciais nas Ilhas Britânicas
Gabarito: C
Comentário: As imagens e o texto sobre o esporte nas Ilhas Britânicas englobam simultaneamente dois estados territoriais (Reino Unido e Irlanda) e quatro nações (Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte, que compõem o Reino Unido).
Questão 09: Relação entre Aurélia e Fernando em "Senhora"
Gabarito: B
Comentário: A relação é caracterizada como comercial, pois Aurélia, com sua fortuna, "compra" Fernando como marido, evidenciando o poder do dinheiro e a objetificação das relações.
Questão 10: Sentido do verbo "desviver" em "Senhora"
Gabarito: A
Comentário: O verbo "desviver" expressa a ideia de anulação, indicando que as personagens (mãe e irmãs de Fernando) anulam suas próprias vidas em função da felicidade do ente querido.
Questão 11: Narrador e Aurélia em "Senhora"
Gabarito: A
Comentário: A alternativa (A) mostra o narrador elogiando a inteligência de Aurélia ("inteligência viva e brilhante") e, ao mesmo tempo, diminuindo-a ao compará-la com o "vigoroso raciocínio do homem", apresentando a contradição solicitada.
Questão 12: Metáforas para Aurélia em "Senhora"
Gabarito: C
Comentário: As metáforas como "estátua" ou "figura de cera" produzem o sentido de reificação, ou seja, objetificação da personagem, que é vista como uma "coisa" no contexto das relações mediadas pelo dinheiro.
Questão 13: Imagem idealizada de Fernando em "Senhora"
Gabarito: D
Comentário: A imagem idealizada de Fernando, cultivada por Aurélia, e seu retrato pintado, antecipam a transformação que Fernando sofrerá, culminando no desfecho romântico do livro onde ele se submete a ela.
Questão 14: Expressão "aleijões de homens de bem" em "Senhora"
Gabarito: C
Comentário: A expressão designa homens que, apesar de tentarem manter uma imagem de moralidade, priorizam seus próprios interesses e falseiam princípios em função do dinheiro.
Questão 15: Metaficção em "Senhora"
Gabarito: A
Comentário: A cena exemplifica metaficção, um recurso em que o narrador assume sua condição de narrador e nos inclui como observadores do "drama original" dos personagens, como se fosse um "teatrinho".
Questão 16: Contradição de Fernando em "Senhora"
Gabarito: B
Comentário: Recém-casado, Fernando se sente humilhado por ter sido "comprado" por Aurélia, mas também percebe o cuidado e o desvelo dela em detalhes como a organização do quarto com seu monograma, criando um enigma entre humilhação e cuidado.
Questão 17: Ambiguidade de Fernando em "Senhora"
Gabarito: B
Comentário: A fala de Aurélia critica Fernando como um "ente híbrido", uma "mistura da virtude com o vício", evidenciando sua ambiguidade, que é uma característica principal do personagem.
Questão 18: Ponto de vista de José de Alencar sobre poesia
Gabarito: D
Comentário: Alencar rejeita o convencionalismo poético e a imitação, valorizando a originalidade que surge da "natureza" e do "infundir-se na natureza", em oposição aos "poetas da civilização" que se baseiam em leituras.
Questão 19: Recursos de organização de ideias em "Senhora"
Gabarito: C
Comentário: O narrador primeiro compara Fernando a outros poetas da civilização ("Pura imitação: como em geral os poetas da civilização"), para depois contra-argumentar sobre o que é a verdadeira originalidade ("Originais somente são aqueles engenhos que se infundem na natureza").
Questão 20: Fim da escravidão em "Senhora"
Gabarito: D
Comentário: O diálogo e a crônica de Alencar sugerem que o fim da escravidão não ocorre por um ato de poder imediato, mas "pela caducidade moral, pela revolução lenta e soturna das ideias", ou seja, de forma progressiva.
Questão 21: Figura de linguagem em frase de Aurélia
Gabarito: A
Comentário: A frase "E o que há de mais inverossímil que a própria verdade?" é um paradoxo, uma oposição inconciliável de ideias, pois a verdade, por definição, não deveria ser inverossímil.
Questão 22: Livro como representação metafórica em "Senhora"
Gabarito: B
Comentário: O livro é um "espaço de convívio" para Aurélia e Seixas, onde seus pensamentos se encontram e se confundem, aplaudindo ou censurando reciprocamente, criando uma comunidade de leitores.
Opção: Espanhol Questão 23: Construção do título em espanhol
Gabarito: B
Comentário: O título usa uma questão retórica ("¿Cómo aplicar...?") para engajar o leitor e despertar seu interesse, sem esperar uma resposta direta, mas sim que a discussão venha a ser desenvolvida no texto.
Questão 24: Sentido prescriptivo da expressão em espanhol
Gabarito: B
Comentário: A expressão "solo tenemos que saber dónde está" (só temos que saber onde está) indica uma obrigação ou necessidade, um sentido prescriptivo.
Questão 25: Propósito comunicativo das aspas em espanhol
Gabarito: D
Comentário: As aspas são usadas respectivamente para nomear a obra ("Tiempo de magos...") e para citar a forma como o autor chama os personagens ("héroes").
Questão 26: Objetivo da frase em espanhol em relação ao parágrafo anterior
Gabarito: A
Comentário: A frase, iniciada por "Entonces", tem o objetivo de introduzir uma conclusão a partir das ideias apresentadas no parágrafo anterior sobre o consumismo.
Questão 27: Categoria de livros para iniciar estudos de filosofia em espanhol
Gabarito: C
Comentário: O entrevistado sugere que um bom começo são os "libros sobre la vida de los grandes filósofos" (livros sobre a vida dos grandes filósofos), ou seja, livros biográficos.
Opção: Francês Questão 23: Resposta à questão do título em francês
Gabarito: B
Comentário: O texto afirma que a filosofia "fournit les outils par lesquels il peut découvrir la vérité et utiliser son esprit pour améliorer sa vie", indicando que ela serve para "agir sur la réalité".
Questão 24: Ideia introduzida pelo conector "Pour que" em francês
Gabarito: C
Comentário: O conector "Pour que" ("Para que") introduz uma ideia de finalidade, como em "Pour que nos choix soient libres, il faut qu’ils soient rationnellement motivés et éclairés".
Questão 25: Substituição do conectivo "donc" em francês
Gabarito: A
Comentário: O conectivo "donc" ("portanto", "então") introduz uma conclusão, podendo ser substituído por "enfin" ("finalmente", "enfim") sem alteração significativa de sentido.
Questão 26: Referente do pronome "en" em francês
Gabarito: B
Comentário: No contexto "Notre cerveau est un peu comme un disque dur. Il absorbe tout ce qu’on lui envoie... Mais si on ne le programme pas, on risque d’en faire une véritable poubelle", o pronome "en" se refere a "cerveau".
Questão 27: Afirmação da filosofia "em todos os lugares" em francês
Gabarito: D
Comentário: A afirmação de que a filosofia "est partout" reforça a ideia de que ela é "un savoir connecté à la vie".
Opção: Inglês Questão 23: Estratégia para abordar a importância da filosofia em inglês
Gabarito: C
Comentário: O artigo enfatiza a importância da filosofia destacando seus benefícios na vida das pessoas, como na busca por significado e no aprimoramento do pensamento crítico.
Questão 24: Aspecto da filosofia subestimado pela sociedade em inglês
Gabarito: A
Comentário: O texto menciona que a filosofia é "often criticized as society has a tendency to view it as of little service today", indicando que sua utilidade é subestimada.
Questão 25: Capacidade da filosofia de engajar assuntos e perspectivas em inglês
Gabarito: A
Comentário: A frase "Thus, from refining personal beliefs to sharpening our critical thinking, philosophy encompasses different areas, providing a basis for addressing the issues that shape our lives" enfatiza a vasta gama de assuntos e perspectivas que a filosofia pode engajar.
Questão 26: Significados das palavras sublinhadas em inglês
Gabarito: B
Comentário: No trecho "This is especially important nowadays, as we live in an age of social media... and emotional appeals are seen as more relevant than rational discourse", o primeiro "as" indica razão (porque/já que) e o segundo indica modo (como).
Questão 27: Citação de Cícero e a filosofia em inglês
Gabarito: D
Comentário: A citação de Cícero menciona "a medical art for the soul" e a capacidade de "doctoring ourselves", descrevendo a filosofia como um instrumento de autocura ("self-healing").
Questão 28: Média aritmética das notas de matemática
Gabarito: B
Comentário: Para calcular a média, somam-se os produtos das notas pelas suas respectivas frequências (número de alunos) e divide-se pelo total de alunos (20), resultando em 6,4.
Questão 29: Função quadrática a partir do gráfico
Gabarito: A
Comentário: A concavidade da parábola é para cima (coeficiente de x² positivo), e ela intercepta o eixo Y em -1 (termo independente C igual a -1). A única opção que se encaixa é f(x) = x² - 1.
Questão 30: Percentual de lucro de um lojista
Gabarito: C
Comentário: Se o custo da compra de 625 camisas foi igual ao valor da venda de 500 camisas, e cada uma é vendida por X, o preço de venda é 25% superior ao preço de custo. Portanto, o lucro percentual em relação ao custo é de 25%.
Questão 31: Cosseno de um ângulo no segundo quadrante
Gabarito: C
Comentário: Usando a relação trigonométrica fundamental (sen²α + cos²α = 1) e sabendo que sen α = 3/4, encontramos cos²α = 7/16. No segundo quadrante, o cosseno é negativo, logo cos α = -√7/4.
Questão 32: Área do triângulo RUT
Gabarito: A
Comentário: Pela semelhança de triângulos, é possível encontrar as medidas necessárias. A área do triângulo RUT é calculada como (base × altura) / 2, que resulta em 27/10 cm².
Questão 33: Volume do tetraedro ABCD
Gabarito: D
Comentário: A base ABC é um triângulo retângulo (6x8). A altura do tetraedro (AD) pode ser calculada usando as informações fornecidas, e o volume é 1/3 da área da base vezes a altura, resultando em 80 cm³.
Questão 34: Probabilidade condicional (pessoas com curso superior e mais de 50 anos)
Gabarito: D
Comentário: Monta-se uma tabela com os dados fornecidos. A probabilidade de ter mais de 50 anos, dado que a pessoa tem curso superior, é a razão entre o número de pessoas com as duas características e o total de pessoas com curso superior (10/25 = 2/5).
Questão 35: Resistência equivalente em associação série
Gabarito: D
Comentário: A resistência de cada resistor (R1 e R2) é calculada pela Lei de Ohm (R=U/I) usando os pontos do gráfico. R1 = 120V/4A = 30 ohms e R2 = 80V/4A = 20 ohms. Para associação em série, a resistência equivalente é a soma direta (30 + 20 = 50 ohms).
Questão 36: Célula onde parasitas da malária se alojam inicialmente
Gabarito: C
Comentário: Após a picada do mosquito Anopheles, os esporozoítos do Plasmodium se alojam inicialmente nos hepatócitos (células do fígado) para se multiplicar assexuadamente, antes de atingir os glóbulos vermelhos.
Questão 37: Subnível mais energético do neodímio (Terras Raras)
Gabarito: A
Comentário: O neodímio (Nd), com número atômico 60, é um lantanídeo. O subnível mais energético para os lantanídeos é o 4f.
Questão 38: Efeito do consumo de palatinose vs. sacarose no organismo
Gabarito: D
Comentário: O gráfico mostra que a palatinose causa uma elevação mais gradual da glicose no sangue, sem picos acentuados, resultando em menores oscilações do nível glicêmico. Isso a torna adequada para diabéticos e praticantes de exercícios prolongados.
Questão 39: Menor velocidade média de formação de glicose
Gabarito: A
Comentário: Nos primeiros 30 minutos, a menor concentração de glicose (7,5 x 10^-4 mol/L para a palatinose) dividida pelo tempo (30 minutos) resulta na menor velocidade média, que é 2,5 x 10^-5 mol/L.min.
Questão 40: Característica que explica distribuição limitada de musgos
Gabarito: C
Comentário: Musgos (briófitas) dependem de ambientes úmidos para sua reprodução devido à presença de gametas flagelados masculinos que necessitam de água para nadar em direção ao gameta feminino.
Questão 41: Temperatura de equilíbrio térmico da mistura de líquidos
Gabarito: D
Comentário: Sendo a mesma massa e o mesmo líquido nos quatro recipientes, a temperatura de equilíbrio térmico é a média aritmética das temperaturas iniciais: (20 + 55 + 75 + 90) / 4 = 60°C.
Questão 42: Isomeria plana entre tocoferóis
Gabarito: B
Comentário: Analisando as fórmulas estruturais, os tocoferóis II (Betatocoferol) e III (Gamatocoferol) apresentam a mesma fórmula molecular, mas diferente arranjo dos grupos vetil no anel, caracterizando isomeria plana.
Questão 43: Propriedade da água que permite vida aquática em lagos congelados
Gabarito: B
Comentário: A dilatação anômala da água faz com que o gelo (estado sólido) seja menos denso que a água líquida próxima a 0°C, flutuando na superfície e isolando a água abaixo, permitindo a vida aquática.
Questão 44: Temperatura correspondente ao volume mínimo da água
Gabarito: C
Comentário: Os gráficos da dilatação anômala da água mostram que o volume mínimo da água, e consequentemente sua densidade máxima, ocorre na temperatura de 4°C.
Questão 45: Concentração em quantidade de matéria do digliconato de clorexidina
Gabarito: A
Comentário: A concentração de 5 g/L dividida pela massa molar da substância (505 g/mol, calculada pela soma das massas atômicas dos elementos C22H30Cl2N10) resulta em aproximadamente 0,01 mol/L.
Questão 46: Ordem de grandeza da razão entre energias (terremoto e bomba atômica)
Gabarito: B
Comentário: A razão entre a energia do terremoto (7,9 × 10^15 J) e a da bomba (2,0 × 10^12 J) é de aproximadamente 3,95 × 10^3. Como o número 3,95 é maior que 3,16 (√10), a ordem de grandeza é 10^(3+1) = 10^4.
Questão 47: Contradição na sociedade estadunidense sobre imigração
Gabarito: A
Comentário: A charge ilustra a contradição entre os valores políticos históricos de liberdade e oportunidade simbolizados pela Estátua da Liberdade e a intolerância ou restrição à imigração praticada pela polícia anti-imigração.
Questão 48: Influência da Guerra do Vietnã na sociedade norte-americana
Gabarito: A
Comentário: A Guerra do Vietnã, impopular e marcada por protestos, influenciou diretamente o crescimento dos movimentos civis e a defesa dos direitos civis na sociedade norte-americana, como mostra a foto de Martin Luther King em manifestação.
Questão 49: Fator climático que explica baixas temperaturas no Hemisfério Norte
Gabarito: D
Comentário: A maior intensidade das baixas temperaturas no Hemisfério Norte em comparação com o Sul é explicada principalmente pela continentalidade, que causa maiores amplitudes térmicas devido à menor influência moderadora dos oceanos.
Questão 50: Conjuntura da Primeira Guerra Mundial
Gabarito: D
Comentário: O fragmento descreve o aprimoramento contínuo das tecnologias bélicas, com canhões cada vez maiores e projéteis mais potentes, destacando a modernização da corrida armamentista durante a Primeira Guerra Mundial.
Questão 51: Infração à ordem econômica investigada pelo CADE
Gabarito: A
Comentário: O compartilhamento de informações sensíveis sobre salários e benefícios entre 33 multinacionais, com indícios de infração à ordem econômica, configura uma formação de cartel, uma prática ilegal que vai contra a livre concorrência.
Questão 52: Contexto favorável após a revolta comunista de 1935
Gabarito: B
Comentário: As repercussões da revolta comunista de 1935, incluindo o temor de uma "ameaça comunista", criaram um contexto favorável para o presidente Getúlio Vargas implementar a ditadura do Estado Novo no Brasil.
Questão 53: Objetivo estratégico da política de fabricação de microchips nos EUA
Gabarito: C
Comentário: O estímulo à fabricação de microchips nos EUA busca prioritariamente preservar a segurança nacional, reduzindo a dependência de fornecedores estrangeiros e garantindo o suprimento para setores estratégicos como o militar e aeroespacial.
Questão 54: Contradição nas relações de trabalho em sociedades contemporâneas
Gabarito: B
Comentário: A charge de Laerte tematiza a contradição entre a modernização tecnológica (robôs) e a restrição de direitos trabalhistas (horas de almoço, licença maternidade, férias), pois é mais "barato" manter uma mão de obra precária do que investir em automação.
Questão 55: Parâmetro relevante para identificar aglomeração urbana em formação
Gabarito: B
Comentário: A intensidade dos fluxos pendulares (movimento de vai e vem de pessoas entre cidades vizinhas para trabalhar ou estudar) é um parâmetro relevante para identificar uma aglomeração urbana ou região metropolitana em formação.
Questão 56: Fator que justifica o aumento da população indígena em áreas urbanas
Gabarito: D
Comentário: As mudanças indicadas no gráfico para residentes em áreas urbanas são justificadas diretamente pela valorização do autorreconhecimento étnico, que levou a um aumento nas autodeclarações indígenas no Censo Demográfico 2022.
Questão 57: Atribuição do Estado-nação divergente entre empresário e ministro
Gabarito: A
Comentário: As declarações de Mark Zuckerberg e do ministro Alexandre de Moraes divergem sobre a soberania jurídico-territorial do Estado-nação. O ministro defende que as empresas devem respeitar as leis do Brasil, enquanto o empresário busca pressionar governos contra a regulação.
Questão 58: Oposição nos sistemas de medidas das revoltas dos Quebra-Quilos
Gabarito: C
Comentário: As revoltas dos Quebra-Quilos denotaram a oposição entre a padronização mundial (introdução do sistema métrico decimal) e o tradicionalismo local (apego às antigas referências de pesos e medidas).
Questão 59: Curva de crescimento populacional com maior decréscimo absoluto
Gabarito: C
Comentário: A China apresenta o maior decréscimo absoluto (-216 milhões). O gráfico que melhor representa essa queda expressiva e contínua na população em idade de trabalho, conforme o período de projeção, é a opção C.
Questão 60: Processos históricos associados à Porta do Não Retorno
Gabarito: D
Comentário: O "fracasso" está associado à espoliação econômica e dominação europeia (colonialismo, imperialismo). O "orgulho" está ligado ao reconhecimento da barbárie da escravidão, mas também à celebração da resistência e do retorno à terra dos antepassados.
Esperamos que este gabarito e questões comentadas detalhado do 2º Exame de Qualificação do Vestibular UERJ 2026 ajude você a aprofundar seus conhecimentos e a se preparar ainda mais para as próximas etapas.
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