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19/07/2024 • 20 min de leitura
Atualizado em 20/07/2025

Acento Grave e Supressão dos Acentos em Palavras Derivadas

A Importância da Acentuação na Língua Portuguesa Atual

A acentuação gráfica é um dos pilares da escrita correta da língua portuguesa, essencial para a clareza e precisão da comunicação. No entanto, ela é frequentemente vista como um desafio, especialmente por aqueles que se preparam para concursos públicos e buscam uma redação nota mil. As constantes mudanças e aprofundamentos nas regras gramaticais, como as trazidas pelo Acordo Ortográfico de 1990, geram dúvidas que persistem mesmo anos após sua implementação.


Seção 1: Desvendando o Acento Grave – O Sinal que Indica a Crase e Mais!

Muitas pessoas confundem o termo "crase" com o "acento grave", mas eles não são sinônimos. Compreender essa diferença fundamental é o primeiro passo para o domínio do tema.

1.1. O que é o Acento Grave (` )?

O acento grave (`) é um sinal diacrítico utilizado na escrita. Na língua portuguesa, sua função primordial é indicar a ocorrência da crase, que é um fenômeno linguístico específico. Em outras palavras, o acento grave é a "marca" visual que sinaliza que a crase aconteceu.

Historicamente, o acento grave já teve outras aplicações em português, como indicar a sílaba subtônica em palavras derivadas que originalmente tinham acento agudo, antes de 1971 no Brasil e 1973 em Portugal e demais países lusófonos. Um exemplo clássico era "só", que ao receber o sufixo "-mente", transformava-se em "sòmente" para marcar a subtônica. No entanto, essa função foi abolida.

Em outros idiomas, o acento grave tem usos variados:

  • No grego antigo, indicava um tom baixado na última sílaba.

  • No francês, sinaliza a pronúncia fonética da vogal 'e' (è) e distingue homônimos nas letras 'a' e 'u' (ex: "à" preposição vs "a" verbo; "là" advérbio vs "la" artigo).

  • No catalão, indica tonicidade e pronúncia fonética de vogais, além de distinguir homófonas (ex: "mà" vs "ma").

  • No galês, denota uma vogal curta.

  • No italiano, sinaliza tonicidade em oxítonas e, raramente, em proparoxítonas, sendo obrigatório em monossílabos ("tè", "già", "è"). Também diferencia palavras para evitar pronúncia errônea ("princìpe" vs "principe").

  • Em línguas tonais como o vietnamita e o chinês mandarim, indica um tom reduzido.

  • No gaélico escocês, denota uma vogal longa.

  • No norueguês, indica tonicidade e diferencia palavras (ex: "og" vs "òg").

1.2. Crase: O Fenômeno da Fusão de Vogais

A crase é o nome do processo de contração ou fusão de duas vogais idênticas em um único vocábulo. A palavra "crase" vem do grego krásis, que significa "combinação", "fusão" ou "mistura".

Na língua portuguesa, a crase ocorre especificamente na união da preposição "a" com outra vogal "a". Essa segunda vogal "a" pode ser:

  • Um artigo feminino definido ("a" ou "as").

  • A letra inicial dos pronomes demonstrativos "aquele(s)", "aquela(s)", "aquilo". Ocorre também com "aqueloutro" e suas flexões.

Exemplos para ilustrar a fusão:

  • Quando você diz "Vou à casa de Lúcia", está ocorrendo a fusão de:

    • A preposição "a" (exigida pelo verbo "ir": quem vai, vai a algum lugar).

    • O artigo feminino "a" (que acompanha o substantivo feminino "casa").

    • Resultado: a (preposição) + a (artigo) = à.

  • De forma similar, em "Vou àquela casa", temos:

    • A preposição "a" (do verbo "ir").

    • O "a" inicial do pronome demonstrativo "aquela".

    • Resultado: a (preposição) + aquela (pronome) = àquela.

Para que o acento grave seja utilizado, é fundamental que haja a presença de duas vezes da letra "a".

1.3. Regras de Ocorrência do Acento Grave (Crase Obrigatória): Os Casos Essenciais para Provas!

A aplicação do acento grave é obrigatória em diversas situações, e o domínio delas é crucial para exames.

  • Antes de Artigos Femininos Definidos ("a" e "as"): A preposição "a" se une ao artigo feminino que antecede um substantivo feminino. Isso acontece quando o termo anterior (verbo, nome) exige a preposição "a", e o termo posterior é um substantivo feminino determinado por "a" ou "as".

    • Exemplos:

      • "Ir à escola" (quem vai, vai a; escola é feminino, pede a → a + a = à).

      • "Chegamos à conclusão" (quem chega, chega a; conclusão é feminino, pede a → a + a = à).

      • "Referência às regras da gramática" (referência a algo; regras é feminino plural, pede as → a + as = às).

  • Antes dos Pronomes Demonstrativos "aquele(s)", "aquela(s)", "aquilo" e suas variações: A preposição "a" se funde com a vogal inicial desses pronomes.

    • Exemplos:

      • "Ele se referiu àquele livro." (quem se refere, se refere a; "aquele" começa com "a" → a + aquele = àquele).

      • "Ela se dirigiu àquela senhora." (quem se dirige, se dirige a; "aquela" começa com "a" → a + aquela = àquela).

      • "Levei aquelas senhoras àquele restaurante.".

  • Em Indicações de Horas Exatas: Sempre que a hora estiver especificada e puder ser antecedida pela preposição "a".

    • Exemplos:

      • "A reunião será às 18h30.".

      • "Trabalho das 2h às 18h.".

  • Em Locuções Adverbiais de Base Feminina: Essas locuções expressam, geralmente, circunstâncias de tempo, modo, lugar, instrumento.

    • Exemplos:

      • À noite, vamos sair..

      • "Fiz minha carta à mão.".

      • Outras comuns: à toa, à vista, à vontade, às vezes, às pressas, às escuras, à primeira vista.

  • Em Locuções Conjuntivas e Prepositivas Femininas:

    • Exemplos:

      • À medida que (conjuntiva).

      • À proporção que (conjuntiva).

  • Nas Expressões "à moda de" e "à maneira de" (explícitas ou implícitas): Mesmo quando o termo "moda" ou "maneira" não está explícito, o acento grave é usado.

    • Exemplos:

      • "Ele só se vestia à moda de Elvis.".

      • "Ele só se vestia à Elvis." (implícito "à moda de").

      • "Escreve à Guimarães Rosa." (implícito "à maneira de").

  • Com Nomes de Lugares (Locativos) QUALIFICADOS: A crase ocorre se o nome do lugar for feminino e estiver qualificado (modificado por um adjetivo, locução adjetiva, etc.).

    • Dica do "voltar de/da" (Macetes para Concursos!):

      • Se você vai a e volta da (lugar feminino que pede artigo), a crase há.

      • Se você vai a e volta de (lugar masculino ou feminino que não pede artigo), a crase pra quê?

    • Exemplos:

      • "Fui à Bahia." (Quem vai, vai a; Bahia é feminino, volto da Bahia).

      • "Fui a São Paulo." (Quem vai, vai a; São Paulo é masculino, volto de São Paulo).

      • "Preciso ir à Brasília escondida." (Brasília qualificada).

  • Com as Palavras "Terra" e "Casa" (quando qualificadas): Quando essas palavras não estão no sentido original (lar, terra firme), ou quando são qualificadas, ocorre crase.

    • Exemplos:

      • "Os turistas já chegaram à terra do silêncio." (sentido de um local específico, qualificado).

      • "Voltei à casa antiga." (casa qualificada).

  • A Função Desambiguadora do Acento Grave (A "Pegadinha" Favorita dos Concursos!): Este é um caso especial e muito cobrado, pois o acento grave não indica a fusão de dois "a"s, mas sim a presença de uma preposição "a" para evitar ambiguidade na frase.

    • Considere: "Expõe frutas a venda.".

      • Essa frase pode ter duas interpretações sem o acento grave:

        1. "A venda" (o estabelecimento comercial) expõe frutas. ("a" como artigo definido feminino).

        2. As frutas estão sendo vendidas (locução adverbial de modo/finalidade).

      • Para deixar claro que a segunda interpretação é a correta, usa-se o acento grave: "Expõe frutas à venda.".

    • Nesse contexto, o acento grave sinaliza que "a" é uma preposição. Atenção: Este não é um caso de crase (fusão de "a" + "a"), mas sim do uso do acento grave como índice de preposição para clareza. Essa particularidade é uma das maiores fontes de erro em provas.

1.4. Regras de Ocorrência do Acento Grave (Crase Opcional): Flexibilidade na Escrita

Existem situações em que o uso do acento grave é facultativo, ou seja, opcional. Ambas as formas (com e sem acento) são consideradas corretas.

  • Antes de Pronomes Possessivos Femininos (no singular): A crase pode ocorrer ou não antes de pronomes possessivos femininos no singular. No entanto, se o pronome estiver no plural, o uso do acento grave é obrigatório.

    • Exemplos:

      • "Ela ofereceu bolo a sua vizinha." (facultativo).

      • "Ela ofereceu bolo à sua vizinha." (facultativo).

      • "Ela ofereceu bolo às suas vizinhas." (obrigatório, pois no plural).

  • Após a Preposição "Até": Quando a preposição "até" antecede a preposição "a" (que iniciaria a crase).

    • Exemplos:

      • "Fui até a praça." (facultativo)

      • "Fui até à praça." (facultativo)

1.5. Casos em que o Acento Grave (Crase) é PROIBIDO: Evitando Erros Críticos!

Tão importante quanto saber quando usar o acento grave é saber quando NÃO usá-lo. A ausência de crase indica um erro gramatical que pode custar pontos preciosos em exames.

  • Antes de Palavras Masculinas: Como a crase é a fusão da preposição "a" com um artigo ou pronome que inicia com "a", ela jamais ocorre antes de substantivos masculinos, pois estes são precedidos pelo artigo masculino "o" ou "os".

    • Dica do "ao" (Teste Infalível para Masculinas/Femininas!):

      • Troque a palavra feminina por uma masculina equivalente.

      • Se no masculino aparecer "ao" (a + o), então no feminino haverá "à".

      • Se no masculino aparecer apenas "a" (preposição), então no feminino não haverá "à".

    • Exemplos:

      • "Fui ao mercado." (masculino com "ao") → "Fui à padaria." (feminino com "à").

      • "Gosto de caminhar." (verbo) → "Vou a pé." (masculino com "a") → "Escrevo a caneta." (erro, feminino com "a" deveria ser à caneta, caso de locução adverbial de modo).

      • "Próximo àquele poste." (masculino, mas aqui a fusão é com o pronome "aquele", não o artigo "o").

  • Antes de Verbos: Verbos não são precedidos por artigo, logo, não há segundo "a" para haver fusão.

    • Exemplos:

      • "Começou a chover."

      • "Disponho-me a colaborar."

  • Antes da Maioria dos Pronomes (exceto "aquele", "aquela", "aquilo"):

    • Pronomes Pessoais do Caso Reto e Oblíquo: Ex: "Entreguei a carta a ela."

    • Pronomes Indefinidos: Ex: "Não me referi a nenhuma aluna."

    • Pronomes de Tratamento: Ex: "Entreguei a Vossa Excelência."

    • Atenção: Embora "Senhora", "Madame" e "Dona" sejam pronomes de tratamento, o acento grave é utilizado se houver artigo feminino antes deles ("à Senhora X"). Esta é uma exceção complexa e menos comum em provas de nível básico.

  • Antes de Artigos Indefinidos ("uma", "umas"):

    • Exemplo: "Fui a uma festa." (Não há artigo definido para fundir).

  • Antes de Numerais Cardinais:

    • Exemplo: "Ele chegou a duas horas." (Exceto para indicações de horas exatas já vistas, como "às 18h").

  • Em Palavras Repetidas: Não se usa acento grave entre palavras idênticas que formam uma expressão.

    • Exemplos:

      • "Dia a dia."

      • "Frente a frente.".

      • "Cara a cara."

  • Com as Palavras "Casa" e "Terra" (no sentido original, sem qualificador):

    • "Voltei a casa." (sentido de "lar").

    • "Os turistas já chegaram a terra." (sentido de "terra firme", oposto a "mar").

1.6. Exercícios Resolvidos sobre Acento Grave (Casos Comuns em Concursos)

Vamos aplicar o que aprendemos com exemplos de questões.

  1. (Avança-SP) Assinale a alternativa em que a crase foi empregada corretamente. A) Fique a distância de pessoas problemáticas. B) O pescador foi à terra para trocar peixes por redes. C) Isso não se refere às alunas problemáticas. D) Cheguei à casa tarde, pois todos faltaram ao trabalho. E) Fui à São Paulo no último final de semana.

    • Resposta: C.

    • Comentário: O verbo "referir-se" exige a preposição "a" (quem se refere, se refere a algo). "Alunas" é um substantivo feminino no plural, precedido pelo artigo "as". Portanto, a fusão "a + as" resulta em "às", tornando a crase obrigatória.

      • (A) "Fique a distância": a crase só seria obrigatória se "distância" estivesse qualificada ou se fosse uma locução adverbial específica ("à distância de...").

      • (B) "foi à terra": se "terra" estiver no sentido de "terra firme" (oposto a mar), a crase é proibida. Só seria "à terra" se estivesse qualificada (Ex: "à terra natal").

      • (D) "Cheguei à casa": se "casa" estiver no sentido de "lar" e não for qualificada, a crase é proibida.

      • (E) "Fui à São Paulo": como "São Paulo" é nome de lugar masculino e não está qualificado, a crase é proibida (testar: "volto de São Paulo").

  2. (Instituto Consulplan-2025) Analise os trechos a seguir. I. “Deu fim à nossa mãe [...]” (1º§) II. “Repetia, ao ver a ruma de mulheres caminhando para o mangue à beira do Paraguaçu [...]” (2º§) III. “Eu não fazia mais gestos de assentimento às suas recomendações.” (2º§) Sobre o acento indicativo de crase nas orações anteriores, pode-se afirmar que: A) A utilização no trecho II é facultativa. B) Ocorre no trecho I devido à exigência do pronome. C) Foi utilizado pelo mesmo motivo nos trechos I e III. D) Foi empregado no trecho II devido à exigência da locução prepositiva. E) Foi empregado no trecho III devido à exigência da locução pronominal.

    • Resposta: D.

    • Comentário: A locução "à beira de" é uma locução prepositiva de base feminina que exige o uso do acento grave.

  3. (Vunesp-2025) Atribui-se_______________Bertie Felstead, que faleceu_______________ portas do século XXI, o privilégio de ter sido a última testemunha do insólito jogo de 1915, quando britânicos e alemães, alheios_______________brutalidade da guerra, ficaram frente_______________frente apenas como oponentes no futebol. Considerando a norma-padrão de emprego do sinal indicativo de crase, as lacunas do texto devem ser preenchidas, respectivamente, por: A) a ... as ... à ... à B) a ... às ... à ... a C) a ... às ... a ... à D) à ... às ... à ... a E) à ... as ... a ... à

    • Resposta: B.

    • Comentário:

      • 1ª lacuna: "Atribui-se a Bertie Felstead". Não há crase antes de nome próprio masculino.

      • 2ª lacuna: "faleceu às portas". É uma locução adverbial de base feminina ("às portas de"), exigindo o acento grave.

      • 3ª lacuna: "alheios à brutalidade". O adjetivo "alheio" exige a preposição "a" (alheio a algo), e "brutalidade" é substantivo feminino. Crase obrigatória.

      • 4ª lacuna: "frente a frente". Não se usa crase em palavras repetidas.

  4. (Vunesp-2025) Na neurociência, a relação entre _______________ manutenção de padrões e a criatividade também é mediada principalmente pelo córtex pré-frontal, que desempenha um papel crucial nas funções executivas e nas tomadas de decisões. Próximo _______________ essa área do cérebro temos o sistema límbico, relacionado _______________ decisões mais emocionais e intuitivas. O neocórtex é responsável pelo pensamento crítico e por decisões mais estratégicas. A dinâmica entre esses sistemas é essencial para a resolução criativa de problemas, permitindo que questionemos nossas escolhas e desbloqueemos _______________ capacidade de reconfigurar nosso pensamento e nossas experiências. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas. A) a ... a ... às ... a B) a ... à ... à ... a C) à ... a ... às ... à D) a ... à ... às ... à E) à ... a ... à ... a

    • Resposta: A.

    • Comentário:

      • 1ª lacuna: "entre a manutenção". A preposição "entre" já está presente, não se usa crase.

      • 2ª lacuna: "Próximo a essa área". Não se usa crase antes do pronome demonstrativo "essa".

      • 3ª lacuna: "relacionado às decisões". O adjetivo "relacionado" pede a preposição "a" (relacionado a algo), e "decisões" é um substantivo feminino plural. Crase obrigatória.

      • 4ª lacuna: "desbloqueemos a capacidade". O verbo "desbloquear" não exige preposição "a" (quem desbloqueia, desbloqueia algo), logo, não há crase.

  5. (IF-ES - 2025) Assinale a alternativa em que o “A” deve obrigatoriamente receber o acento grave indicador da CRASE: A) O progresso tecnológico finalmente havia chegado a essa cidade. B) Clara perguntou a sua mãe se ela gosta de viajar no verão. C) Pediram a Fátima que telefonasse para a família. D) Nos minutos finais da leitura do testamento, Fidélia demonstrou, com segurança, que sua devoção visava a fortuna dos antepassados. E) A renda arrecadada seria destinada a diversas instituições de caridade da cidade.

    • Resposta: D.

    • Comentário: Na alternativa D, o verbo "visar", no sentido de "ter como objetivo" ou "almejar", rege pela preposição "a" (quem visa, visa a algo/alguém). Como "fortuna" é um substantivo feminino, a crase é obrigatória: "visava à fortuna". Sem o acento, o sentido do verbo "visar" muda para "olhar" ("visava a fortuna" = "olhava a fortuna"). A alternativa B não é correta porque o uso do acento grave com pronomes possessivos femininos no singular é opcional, não obrigatório.


Seção 2: Supressão dos Acentos: O Impacto do Acordo Ortográfico na Escrita Atual

O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990 foi um marco na busca pela unificação e simplificação da escrita do português entre os países lusófonos. No Brasil, as alterações começaram a ser implementadas em 2009 e tornaram-se obrigatórias a partir de 2016. Embora o Acordo tenha introduzido diversas mudanças, as que mais impactam o dia a dia da escrita e as questões de concursos referem-se, em grande parte, à supressão de acentos gráficos.

2.1. A Supressão de Acentos em Casos Específicos (Base XIII e Outros Pontos Chave)

Entender as regras de supressão de acentos é vital para evitar erros comuns e estar em dia com a norma culta.

  • Advérbios Terminados em "-mente" (Base XIII): O Acordo Ortográfico aboliu o acento (agudo ou circunflexo) em advérbios formados a partir de adjetivos acentuados. Ou seja, a acentuação do adjetivo de origem não é mantida no advérbio terminado em "-mente".

    • Antes do Acordo: sòmente (de só), fàcilmente (de fácil), habilmente (de hábil), etc..

    • Após o Acordo: somente, facilmente, habilmente, avidamente (de ávido), debilmente (de débil), ingenuamente (de ingênuo), lucidamente (de lúcido), unicamente (de único), candidamente (de cândido), cortesmente (de cortês), dinamicamente (de dinâmico), espontaneamente (de espontâneo), portuguesmente (de português), romanticamente (de romântico).

    • Este é um dos pontos mais cobrados em concursos relacionados à supressão!

  • Palavras Derivadas com Sufixos Iniciados por "Z": Outra regra de supressão importante é a eliminação do acento agudo ou circunflexo em palavras derivadas que contêm sufixos iniciados por "z".

    • Exemplos:

      • anéis → aneizinhos.

      • avó → avozinha.

      • bebê → bebezinho.

      • café → cafezada.

      • chapéu → chapeuzinho.

      • chá → chazeiro.

      • ilhéu → ilheuzito.

      • má → mazinha.

      • órfão → orfãzinho.

      • lâmpada → lampadazita.

      • avô → avozinho.

      • bênção → bençãozinho.

2.2. Outras Regras de Acentuação Alteradas pelo Acordo (Foco em Supressão)

Além dos casos de derivados, o Acordo Ortográfico trouxe mudanças significativas na acentuação de várias outras categorias de palavras, eliminando acentos em muitas delas.

  • Eliminação do Trema (¨): O trema, que indicava que a vogal "u" deveria ser pronunciada nos grupos "gue", "gui", "que", "qui", foi abolido em palavras portuguesas.

    • Antes do Acordo: lingüiça, seqüência, freqüência, cinqüenta, argüir, etc..

    • Após o Acordo: linguiça, sequência, frequência, cinquenta, arguir, aguentar, bilíngue, delinquente, eloquente, ensanguentado, equestre, lingueta, quinquênio, sagui, sequestro, tranquilo.

    • Exceção Importante: O trema permanece apenas em palavras de origem estrangeira e seus derivados. Ex: Müller, mülleriano.

  • Eliminação do Acento Agudo em Ditongos Abertos "éi" e "ói" em Palavras Paroxítonas: Palavras paroxítonas (com a sílaba tônica na penúltima sílaba) que possuíam ditongos abertos "éi" ou "ói" perderam o acento.

    • Antes do Acordo: idéia, heróico, colméia, jibóia, Coréia, apóio (verbo), européia, etc..

    • Após o Acordo: ideia, heroico (adjetivo), colmeia, jiboia, Coreia, apoio (verbo), europeia, alcaloide, alcateia, androide, asteroide, boia, celuloide, claraboia, debioloide, epopeia, estoico, estreia, estreio (verbo), geleia, joia, odisseia, paranoia, paranoico, plateia, tramoia.

    • Atenção (Pegadinha de Concurso!): Esta regra NÃO se aplica a palavras oxítonas ou monossílabos tônicos. Eles continuam sendo acentuados.

      • Exemplos: papéis, herói (substantivo), anéis, céu, chapéu, dói (verbo), sóis.

  • Eliminação do Acento em "i" e "u" Tônicos Após Ditongo Decrescente em Palavras Paroxítonas: Em palavras paroxítonas, o "i" ou "u" tônicos perdem o acento se vierem depois de um ditongo decrescente.

    • Antes do Acordo: feiúra, bocaiúva, baiúca, cauíla, etc..

    • Após o Acordo: feiura, bocaiuva, baiuca, cauila.

    • Atenção (Outra Pegadinha!):

      • Se a palavra for oxítona e o "i" ou "u" estiverem em posição final (ou seguidos de "s"), o acento permanece. Ex: Piauí, tuiuiú, tuiuiús.

      • Se o "i" ou "u" forem precedidos de ditongo crescente (vogal + semivogal), o acento permanece. Ex: Guaíba, Guaíra.

  • Eliminação do Acento Circunflexo em Palavras Terminadas em "ôo(s)" e "êem": Verbos e substantivos que antes eram acentuados por terminarem em "ôo" ou "êem" perderam o acento.

    • Antes do Acordo: vôo, enjôo, crêem, dêem, lêem, etc..

    • Após o Acordo: voo, enjoo, creem, deem, leem, abençoo, doo, magoo, perdoo, povoo, veem, zoo.

  • Supressão de Acentos Diferenciais Antigos: Vários acentos que serviam para distinguir palavras homógrafas (escrita igual, mas significado e/ou classe gramatical diferentes) foram eliminados.

    • Antes do Acordo:

      • Pára (verbo parar) vs. para (preposição).

      • Péla(s) (verbo pelar/substantivo) vs. pela(s) (contração).

      • Pêlo(s) (substantivo, pelo de animal) vs. pelo(s) (contração).

      • Pólo(s) (substantivo, ponto extremo/esporte) vs. polo(s) (contração antiga).

      • Pêra (substantivo, fruta) vs. pera (preposição antiga).

    • Após o Acordo: Todas essas palavras são escritas sem acento para diferenciação. Ex: Ele para o carro. / Ele foi ao polo Norte. / Comi uma pera..

  • Eliminação do Acento Agudo no "u" Tônico em Formas do Verbo "Argüir" e "Redarguir":

    • Antes do Acordo: argúis, argúi, argúem.

    • Após o Acordo: arguis, argui, arguem.

  • Variação na Acentuação de Verbos Terminados em "-guar", "-quar" e "-quir": Verbos como aguar, averiguar, apaziguar, desaguar, enxaguar, obliquar, delinquir admitem duas pronúncias (e, consequentemente, duas grafias) em algumas formas do presente do indicativo, subjuntivo e imperativo.

    • Se pronunciados com "a" ou "i" tônicos (mais comum no Brasil), mantêm o acento. Ex: enxáguo, enxáguem, delínquo, delínquam.

    • Se pronunciados com "u" tônico, deixam de ser acentuados. Ex: enxaguo, enxaguem, delinquo, delinquam.

2.3. Acentos Diferenciais que PERMANECEM (MUITO, MUITO COBRADOS em Concursos!)

Apesar da ampla supressão, alguns acentos diferenciais foram mantidos por questões de clareza ou para distinguir verbos específicos. Esta é uma das seções mais importantes para concurseiros!

  • "Pode" (presente do indicativo) vs. "Pôde" (passado – pretérito perfeito do indicativo):

    • Pode (sem acento): 3ª pessoa do singular do presente do indicativo. Ex: Hoje, ele pode sair..

    • Pôde (com acento circunflexo): 3ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo (passado). Ex: Ontem, ele não pôde sair mais cedo..

  • "Por" (preposição) vs. "Pôr" (verbo):

    • Por (sem acento): preposição. Ex: A estante foi feita por mim..

    • Pôr (com acento circunflexo): verbo. Ex: Vou pôr o livro na estante..

  • Verbos "Ter" e "Vir" no Presente do Indicativo (3ª pessoa): Estes acentos são mantidos para diferenciar o singular do plural, pois a pronúncia pode ser a mesma.

    • Singular (sem acento):

      • Ele tem dois carros..

      • Ele vem de Sorocaba..

    • Plural (com acento circunflexo):

      • Eles têm dois carros..

      • Eles vêm de Sorocaba..

  • Verbos Derivados de "Ter" e "Vir" (Atenção Máxima!): Esta é uma das nuances mais finas e frequentemente cobradas. Os verbos derivados de "ter" (manter, deter, reter, conter) e "vir" (convir, intervir, advir, provir) mantêm o acento diferencial, mas com uma particularidade crucial:

    • Singular: Recebem acento agudo.

    • Plural: Recebem acento circunflexo.

    • Exemplos com "convir" (derivado de "vir"):

      • Ele convém aos estudantes. (singular - agudo).

      • Eles convêm aos estudantes. (plural - circunflexo).

    • Outros exemplos:

      • Ele mantém a palavra. (singular - agudo).

      • Eles mantêm a palavra. (plural - circunflexo).

      • Ele detém o poder. (singular - agudo).

      • Eles detêm o poder. (plural - circunflexo).

  • "Forma" (formato) vs. "Fôrma" (molde): O uso do acento circunflexo em "fôrma" (molde) é facultativo. É permitido para evitar ambiguidades, especialmente em frases onde a clareza é essencial.

    • Ex: Qual é a forma da fôrma do bolo?. (Neste caso, o acento ajuda a diferenciar).

2.4. Breve Panorama das Mudanças no Hífen (Contextualização do Acordo)

Embora o foco deste guia seja o acento grave e a supressão de acentos, o Acordo Ortográfico também promoveu diversas alterações nas regras de uso do hífen. É importante ter uma noção geral das principais mudanças para uma compreensão completa do impacto do Acordo.

  • Eliminação do Hífen em Palavras Compostas que Perderam a Noção de Composição: Palavras que antes eram hifenizadas, mas que já são vistas como um único vocábulo.

    • Ex: mandachuva (antes manda-chuva), paraquedas (antes pára-quedas).

  • Eliminação do Hífen em Palavras Compostas com Elementos de Ligação: Locuções substantivas, adjetivas, adverbiais etc., formadas por elementos ligados por preposição ou conjunção.

    • Ex: pé de moleque (antes pé-de-moleque), dia a dia (antes dia-a-dia), fim de semana (antes fim-de-semana), cor de vinho (antes cor-de-vinho), ponto e vírgula (antes ponto-e-vírgula), maria vai com as outras (antes maria-vai-com-as-outras).

    • Exceções notáveis (mantêm o hífen): água-de-colônia, arco-da-velha, cor-de-rosa, mais-que-perfeito, pé-de-meia, ao deus-dará, à queima-roupa, gota-d’água, pé-d’água, e compostos que designam espécies animais e botânicas (ex: bem-te-vi, peixe-espada, erva-doce).

  • Introdução ou Manutenção do Hífen em Casos de Prefixo:

    • Prefixos terminados na mesma letra que inicia a palavra seguinte: Usa-se hífen. Ex: micro-ondas (antes microondas), anti-inflacionário, inter-regional.

    • Prefixo seguido de "h": Usa-se hífen. Ex: anti-higiênico, super-homem.

    • Com os prefixos ex-, sem-, além-, aquém-, recém-, pós-, pré-, pró-, vice-: Sempre usam hífen. Ex: ex-aluno, pós-graduação, pré-história, vice-rei.


Dominando a Escrita para o Sucesso

A língua portuguesa é dinâmica, e suas regras, embora complexas, são fundamentais para a clareza e a padronização da comunicação. Dominar o uso do acento grave e compreender as regras de supressão de acentos trazidas pelo Acordo Ortográfico não é apenas uma questão de correção, mas uma habilidade estratégica em um cenário cada vez mais competitivo, especialmente em concursos públicos e na elaboração de redações de alto nível.


Questões de Múltipla Escolha

  1. Qual é a principal função do acento grave na língua portuguesa?

    • a) Indicar a acentuação tônica

    • b) Separar o ditongo em duas sílabas

    • c) Marcar a nasalização das vogais

    • d) Indicar a crase

    • e) Nenhuma das anteriores

  2. Em quais situações o acento grave é utilizado após o acordo ortográfico?

    • a) Em palavras portuguesas comuns

    • b) Na contração da preposição "a" com artigos e pronomes demonstrativos

    • c) Em palavras compostsas

    • d) Em todas as palavras que têm "u" pronunciado

    • e) Em palavras da poesia

  3. Como se escreve a palavra "cafezada" após o acordo ortográfico?

    • a) Cafezada

    • b) Cafézada

    • c) Cafézada

    • d) Cafêzada

    • e) Cafézada

Gabarito

  1. d

  2. b

  3. a