Administração do Conhecimento
Introdução ao Tema
A Administração do Conhecimento, também chamada de Gestão do Conhecimento, é um conceito abrangente que pode ser definido como um "conjunto de técnicas, posturas e condutas dedicadas ao zelo do saber organizacional" (Figueiredo, 2005). Este modelo de gestão ganhou força a partir da década de 1990, em resposta às mudanças no ambiente empresarial, onde a informação e o conhecimento se tornaram cada vez mais importantes.
Conceito Central
O conceito central da Administração do Conhecimento é a capacidade de uma organização de identificar, criar, renovar e aplicar conhecimentos que são estratégicos para sua sobrevivência e sucesso. Historicamente, a competição acirrada imposta pelas empresas orientais a partir da década de 1970 forçou uma mudança drástica nas práticas gerenciais, que passaram a valorizar mais a qualidade e a competitividade do que a produção em massa e a eficiência.
Principais Conceitos
Conhecimento vs. Informação
Antes de aprofundar no conceito de Gestão do Conhecimento, é importante distinguir entre conhecimento e informação. A informação é um conjunto de dados com valor ou significado para quem a utiliza. Já o conhecimento é mais amplo e complexo, derivado da informação, mas incorporado à experiência pessoal e influenciado por crenças e valores individuais.
Conhecimento Tácito e Explícito
O conhecimento pode ser dividido em dois grupos: tácito e explícito. O conhecimento explícito é aquele que pode ser exteriorizado através da linguagem formal, como manuais e instruções. O conhecimento tácito é mais difícil de ser compartilhado, pois está incorporado à experiência pessoal e depende de fatores intangíveis como valores, crenças, habilidades e insights.
Criação do Conhecimento Organizacional
Nonaka e Takeuchi (1997) desenvolveram a "espiral do conhecimento" para explicar o processo de transformação do conhecimento dentro das organizações. Este processo se divide em quatro etapas:
Socialização do Conhecimento: Compartilhamento de experiências (tácito para tácito).
Externalização do Conhecimento: Comunicação do conhecimento ao grupo através de conceitos, analogias, metáforas ou modelos (tácito para explícito).
Combinação do Conhecimento: Uso de uma linguagem formal para registrar e difundir o conhecimento (explícito para explícito).
Internalização do Conhecimento: Aprendizagem, quando novos conhecimentos são assimilados e utilizados para modificar o conhecimento já existente (explícito para tácito).
Práticas de Gestão do Conhecimento
Aprendizagem Organizacional
A Aprendizagem Organizacional consiste em mudanças na base de conhecimentos da organização, criação de estruturas coletivas de referência e crescimento da competência para resolver problemas.
Benchmarking
O Benchmarking é a prática de medir os processos, produtos e serviços de uma organização e compará-los com os de outras empresas.
Coaching
O Coaching integra a totalidade da pessoa ao aprendizado, trabalhando não apenas a informação, mas também habilidades.
Comunicação Institucional
A Comunicação Institucional proporciona a reunião das partes distintas da empresa, criando condições para um trabalho coordenado.
Comunidades de Prática
As Comunidades de Prática prosperam em organizações com alto nível de confiança entre gestores e colaboradores.
Educação Corporativa
A Educação Corporativa envolve processos de educação continuada para atualização uniforme em todas as áreas da organização.
Gestão de Competências
A Gestão de Competências planeja, organiza, desenvolve, acompanha e avalia as competências relacionadas ao negócio.
Inteligência Competitiva
A Inteligência Competitiva antecipa ameaças e identifica oportunidades através da transformação contínua de informação em conhecimento.
Mapeamento de Processos
O Mapeamento de Processos visualiza as interligações e interdependências entre diferentes processos empresariais.
Melhores Práticas
As Melhores Práticas são procedimentos validados para a realização de tarefas ou solução de problemas.
Memória Organizacional
A Memória Organizacional preserva e armazena conhecimentos e habilidades para recuperação posterior.
Mentoring
O Mentoring reúne uma pessoa experiente com outra menos experiente para desenvolver habilidades específicas.
Normalização e Padronização
A Normalização e Padronização institui comunicação entre clientes e fornecedores, eliminando barreiras técnicas e comerciais.
Portais Corporativos
Os Portais Corporativos são fundamentais para compartilhar informação e conhecimento dentro das organizações.
Conclusão
O estudo da Administração do Conhecimento é fundamental para a compreensão mais ampla da gestão organizacional, ele contribui para a eficiência e segurança das decisões empresariais, evitando desperdícios e erros baseados em informações incorretas ou falta de experiência, aplicações práticas incluem o desenvolvimento de vantagens competitivas e a melhoria contínua dos processos internos.
Reflexão Final
A Administração do Conhecimento é essencial para o sucesso das organizações no ambiente competitivo atual, ela garante que o conhecimento existente seja transmitido e aplicado de forma eficaz, promovendo inovação e crescimento.
Para estudo adicional, sugere-se explorar práticas específicas de gestão do conhecimento em diferentes setores e analisar suas implicações futuras.
Áreas para pesquisa futura incluem o impacto da tecnologia na gestão do conhecimento e a evolução das práticas de aprendizagem organizacional.
Questões de Múltipla Escolha
Qual é a diferença principal entre conhecimento e informação?
a) Informação é mais complexa que conhecimento
b) Conhecimento é derivado da informação
c) Informação é mais difícil de ser compartilhada que conhecimento
d) Conhecimento é um conjunto de dados sem valor
e) Informação é intuitiva e evolui constantementeQual das seguintes práticas envolve medir processos e compará-los com os de outras empresas?
a) Coaching
b) Benchmarking
c) Educação Corporativa
d) Mapeamento de Processos
e) Inteligência CompetitivaO que é a "espiral do conhecimento" de Nonaka e Takeuchi?
a) Um modelo de gestão de competências
b) Um processo de transformação do conhecimento nas organizações
c) Um tipo de memória organizacional
d) Uma técnica de comunicação institucional
e) Um método de benchmarking
Gabarito
b) Conhecimento é derivado da informação
b) Benchmarking
b) Um processo de transformação do conhecimento nas organizações