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22/09/2025 • 14 min de leitura
Atualizado em 22/09/2025

Análise de "Sentimento do Mundo" (Drummond)

Análise Completa de "Sentimento do Mundo" (Carlos Drummond de Andrade)

A obra "Sentimento do Mundo" de Carlos Drummond de Andrade é um pilar incontornável da Literatura Brasileira e um tema prioritário em vestibulares e concursos públicos em 2025. Publicado em 1940, este livro de poemas marca a consolidação da Segunda Fase do Modernismo no Brasil, caracterizando-se pela profunda poesia social e a consciência histórica do poeta.

Para dominar a análise de "Sentimento do Mundo" e garantir sucesso nas provas, é fundamental compreender a transição do lirismo intimista de Drummond para uma visão engajada, marcada pela tensão histórica da Segunda Guerra Mundial e o Estado Novo varguista.


1. Ficha Técnica e Contexto Inicial

Este nível estabelece os fatos essenciais para a contextualização imediata da obra.

1.1 Ficha Técnica Essencial

  • Autor: Carlos Drummond de Andrade (1902-1987).

  • Publicação Original: 1940.

  • Gênero: Poesia (terceiro livro do autor).

  • Período Literário: Segunda Geração Modernista Brasileira (Fase de Consolidação).

  • Antecedentes: Alguma Poesia (1930) e Brejo das Almas (1934).

  • Total de Poemas (1ª Edição): 27 poemas. A edição mais comum hoje contém 28 ou 29 poemas.

1.2 O Modernismo e a Transição de Fase

Drummond é classificado como escritor da segunda fase ou segunda geração do Modernismo brasileiro. Enquanto a primeira fase (Fase Heroica, 1922-1930) focava na ruptura e no protesto cultural, a segunda fase (Fase de Consolidação, a partir de 1930) amadurece os ideais de 22, voltando-se para uma temática nacionalista e, especialmente, social e política.

Sentimento do Mundo é o marco desta transição na poética drummondiana, representando uma inflexão na obra do autor.

1.3 Contexto Histórico: A Crise do Início dos Anos 40

O livro foi escrito no período de 1935 a 1940, um momento de extrema tensão geopolítica e social:

  1. Cenário Mundial: Recuperação da Primeira Guerra Mundial e iminência/início da Segunda Guerra Mundial. Ascensão do Nazi-fascismo na Europa. Essa crise mundial intensifica a sensação de medo e desespero.

  2. Cenário Nacional: Imposição do Estado Novo de Getúlio Vargas (1937). O Brasil vivia um contexto de censura e regimes autoritários.

  3. Crescimento Social: Paralelamente, houve o crescimento das indústrias e a ampliação do proletariado no país.

2. A Essência da Poesia Social de Drummond

Este nível explora os conceitos temáticos e a mudança na postura do eu-lírico.

2.1 O Poeta "Espectador" e a Crítica Social

Drummond é visto como um profundo sensitivo da realidade e um "espectador do mundo à sua volta". Contudo, em Sentimento do Mundo, ele deixa de ser um mero espectador e se lança ao encontro da história contemporânea e da experiência coletiva, solidarizando-se social e politicamente.

Apesar de se considerar individualista, Drummond é referência de uma "poesia socializante, comprometida", que busca um humanismo fecundante em meio ao desconcerto capitalista. O livro apresenta a luta e a contestação, pela palavra, das atrocidades que o mundo aceitava.

2.2 A Temática Central: Dor e Esperança

Os poemas de Sentimento do Mundo são regidos por dois temas básicos: Dor e Esperança. A Dor é o próprio "Sentimento do Mundo", um sofrimento coletivo que se concentra no poeta.

A Dor está ligada ao presente, ao medo e à aceitação da imperfeição como normalidade. O poeta se sente responsável pelos outros, sofrendo por eles: "Tenho apenas duas mãos / e o sentimento do mundo".

A Esperança, no entanto, nunca está no presente, mas sempre no futuro. Ela surge através do "nós", da união e da solidariedade, personificada em imagens cotidianas como o sorriso do operário ou a aurora. O otimismo, contudo, é sombrio e pessimista.

2.3 A Mudança do Eu-Lírico: Do Gauché ao Coletivo

A poética de Drummond se estrutura em torno da relação do Eu com o Mundo, frequentemente identificada em três momentos:

Fase na Poética (Sant'Anna)

Livro Correspondente

Sentimento em Sentimento do Mundo

Eu maior que o Mundo

Brejo das Almas

Tonalidade intimista, sarcasmo.

Eu menor que o Mundo

Sentimento do Mundo

O poeta se diminui, reconhece-se incapaz de abraçar o mundo, tem apenas "duas mãos". Busca a integração e a solidariedade.

Eu igual ao Mundo

Fase posterior (Maturidade)

Ocorre o equilíbrio e a interpenetração dialética entre sujeito e objeto.

Em Sentimento do Mundo, o eu-lírico reconhece seu pertencimento ao todo e, ao invés de buscar a solidão, busca a coesão, afirmando que "o presente é tão grande, não nos afastemos".

2.4 Itabira, o Ferro e a Melancolia

A cidade natal do poeta, Itabira (MG), é um tema recorrente e fundamental. Ela é atribuída a responsabilidade pela formação do caráter de Drummond. A Itabira aparece como uma herança que molda a personalidade do poeta, associada ao minério de ferro:

"Principalmente nasci em Itabira. / Por isso sou triste, orgulhoso: de ferro."

Esta mineiridade é marcada pelo isolamento geográfico e social, e o poeta lamenta que Itabira tenha se transformado em "uma fotografia na parede. / Mas como dói!". A decadência do passado ruralista ("Tive ouro, tive gado, tive fazendas") contrasta com a realidade do Drummond adulto ("Hoje sou funcionário público").


3. Poemas Essenciais e Análise Profunda

Esta seção foca nos poemas mais emblemáticos e nos recursos estilísticos de alta complexidade.

3.1 O Poema "Sentimento do Mundo"

O poema que dá título ao livro sintetiza a visão pessimista e a nova postura do poeta.

  • Limitação do Eu-Lírico: O poeta expressa sua impotência e limitação diante da vastidão e da dor coletiva: "Tenho apenas duas mãos / e o sentimento do mundo".

  • A Presença da Dor Coletiva: O eu-lírico, embora limitado, carrega o peso das injustiças: "mas estou cheio de escravos / minhas lembranças escorrem".

  • Poesia como Arma: O poema pode ser interpretado como uma reflexão sobre o próprio fazer literário (metalinguagem), onde os poemas ("escravos") surgem como armas para trazer "fogo e alimento".

3.2 "Mãos Dadas": O Manifesto da Poesia Comprometida

Considerado um dos poemas mais emblemáticos, "Mãos Dadas" é o manifesto desta fase social, definindo o novo eixo poético de Drummond.

  • O Eixo Central: O compromisso com o tempo presente e com o outro (solidariedade).

  • Negação do Futurismo/Passadismo: O poeta nega ser o "poeta de um mundo caduco" (passado alienado) e também não cantará o "mundo futuro". Sua matéria é a realidade presente: "O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes, a vida presente".

  • O Gesto Fraterno: O convite "Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas" é um chamado à união, mostrando que somente unidos os homens conseguiriam modificar o mundo. Este é um gesto afetivo que simboliza a libertação do egocentrismo.

3.3 "O Operário no Mar": Solidariedade e Desconcerto

Este poema em prosa é fundamental para entender a poesia engajada de Drummond e a crítica à idealização.

  • Personagem Central: O operário é uma figura idealizada pelo movimento socialista e aparece como um Cristo ("Agora está caminhando no mar"), rompendo a barreira do real com imagens surrealistas.

  • Crítica à Literatura Militante: Drummond desmascara o discurso panfletário que reduzia o operário a clichês ("blusa azul, de pano grosso, nas mãos grossas"). O operário, no poema, é um "homem comum" que carrega "desígnios e segredos".

  • Distanciamento de Classe: O poeta assume o distanciamento irremeável de classe: "Eu em terra firme, ele no meio do mar". O sorriso úmido do operário é o único e precário agente de ligação.

  • Esperança Mínima: O sorriso do operário atravessa as massas líquidas e traz ao poeta uma esperança de compreensão.

3.4 "Elegia 1938": Pessimismo e Inação Burguesa

Uma elegia é uma poesia triste e melancólica. Este poema, com forte cunho individualista e cético, é crucial para concursos que cobram a crítica ao capitalismo.

  • Crítica ao Mundo Caduco: O poema se dirige ao "tu" (o próprio eu-lírico desdobrado ou o homem moderno) que "Trabalhas sem alegria para um mundo caduco".

  • A Inação e o Capital: O clímax pessimista e de autoanálise se encontra no final, onde a impotência diante da realidade injusta é aceita: "Aceitas a chuva, a guerra, o desemprego e a injusta distribuição / porque não podes, sozinho, dinamitar a ilha de Manhattan". Manhattan simboliza o centro do capitalismo injusto.

  • O Maquinário Moderno: A realidade é dominada pela Grande Máquina (ou maquinário moderno), que oprime e esmaga o indivíduo, forçando-o a praticar "gestos universais" (necessidades básicas como fome, frio, desejo sexual, opostas à racionalização).

3.5 "Os Ombros Suportam o Mundo"

Este poema trabalha a ideia do peso da responsabilidade histórica e social.

  • Fardo do Indivíduo: O eu-lírico sente o peso da existência e da história sobre seus ombros.

  • O Peso Inesperado: A comparação é paradoxal: o peso do mundo não é "mais que a mão de uma criança". Isso sugere que a dimensão do sofrimento, embora vasta (guerras, fomes, discussões), torna-se suportável (ou inevitável).

  • Ordem da Vida: A conclusão é crua e existencialista: "Chegou um tempo em que não adianta morrer / Chegou um tempo em que a vida é uma ordem. A vida apenas sem mistificação".

4. Recursos Estilísticos, Exceções e Intertextualidade

Este nível aprofunda a compreensão estética da obra, cobrindo aspectos avançados para análises detalhadas e discursivas.

4.1 A Imagem Recorrente das Mãos (Exceção e Detalhe Técnico)

A imagem das mãos é um motivo central e altamente recorrente em Sentimento do Mundo, presente em onze dos 27 poemas da primeira edição. O estudo detalhado das mãos revela a poética gestual e a tensão entre limitação e solidariedade:

Poema

Significado da Mão

Sentido Literário

Sentimento do Mundo

"Apenas duas mãos"

Limitação material, fragilidade do poeta diante do mundo vasto.

Poema da Necessidade

"Mãos pálidas"

Fragilidade que constata o fim do mundo.

O Operário no Mar

Peixes escorrem de suas mãos

Negação das "mãos grossas" do clichê panfletário; simboliza a figura surrealista e religiosa do operário-Cristo.

Mãos Dadas

"Vamos de mãos dadas"

Fraternidade, solidariedade e união com os companheiros.

Os Ombros Suportam o Mundo

"Mão de uma criança"

O mundo não pesa mais que a mão de uma criança; peso suportável, mas constante.

Carta a Stalingrado (A Rosa do Povo)

"Mãos soltas"

A mão como fragmento do corpo desmembrado da cidade em guerra, mas que aponta para a humanidade.

A recorrência das mãos mostra a busca por uma poética da materialidade do tempo presente, valorizando o gesto físico e humano em contraste com o mundo abstrato e ideológico.

4.2 A Questão do Trabalho e o Gesto Universal

Drummond critica a ideologia do trabalho abstrato e alienado. Em Elegia 1938, o eu-lírico pratica "laboriosamente os gestos universais". Estes gestos (fome, frio, desejo) são a essência material e elementar do ser humano, anteriores a qualquer concepção de trabalho abstrato para um "mundo caduco". A crítica de Drummond não é a todo esforço, mas ao trabalho que perde o sentido na sociedade capitalista.

4.3 O Lirismo Pessoal e a Objetividade Social (Adorno e Candido)

A crítica reconhece a singularidade de Drummond em conciliar a subjetividade lírica com a política, criando uma "poesia lírica de alto teor político".

  • Universalidade na Individualização: Segundo Adorno, a referência ao social na lírica deve levar o leitor mais fundo na obra. O poema lírico eleva-se ao universal através do mergulho no individuado. A inadaptação de Drummond deixa de ser particular quando reflete a angústia comum de sua época.

  • Adesão em Chave de Lirismo: Antonio Candido notou que a "adesão ao socialismo e a negação do sistema capitalista" se fazem "em chave de lirismo, como alguma coisa que vem de dentro e existe antes de mais nada enquanto modo de ser".

4.4 Ironia, Pessimismo e Linguagem

Embora o livro represente uma guinada social, a ironia e o pessimismo drummondiano permanecem.

  • Linguagem: As palavras de Drummond têm o "cheiro do dia-a-dia", com imagens concretas e verdadeiras. A métrica é dissolvida num "coquetel rítmico".

  • Dicotomias e Paradoxos: A obra é marcada por dicotomias (eu/mundo, Itabira/Rio de Janeiro, noite/luz, passado/futuro). O uso de adjetivos surpreendentes próximos a substantivos usuais, como "violenta ternura" ou "gravidade simples", costura o significado do livro.


5. Exceções e Tópicos de Maior Cobrança

Para provas de alto nível, os seguintes tópicos são frequentemente cobrados para distinguir candidatos:

5.1 O Lugar de Drummond na Poesia Engajada

Em concursos, é comum a comparação de Drummond com outros autores sociais:

  • Contraste com Autores Socialistas: A professora Cristine Barros sugere relacionar Sentimento do Mundo (forte cunho social e tendências de esquerda) a obras de Jorge Amado (Capitães de Areia) e Graciliano Ramos (Vidas Secas), autores que também trabalhavam questões sociais.

  • Dúvida sobre a Poesia: Uma exceção crucial é a persistente dúvida sobre a eficácia do fazer poético. Em "Ode no Cinquentenário do Poeta Brasileiro", Drummond questiona: "...mas haverá lugar para a poesia?". Essa autoconsciência crítica e a desconfiança em relação à legitimidade do fazer poético são características distintivas e altamente cobradas.

5.2 O Fenômeno do "Eu Menor que o Mundo"

É vital que o estudante saiba diferenciar a postura do eu-lírico em Sentimento do Mundo (Eu menor que o Mundo) do sarcasmo egocêntrico presente em Alguma Poesia (Eu maior que o Mundo). A diminuição do eu-lírico e o reconhecimento da incapacidade de, sozinho, resolver a crise leva-o à busca pela solidariedade.

5.3 A Luta de Drummond contra a Censura e o Engajamento Partidário

Embora fosse solidário às ideias socialistas e se preocupasse com as causas sociais, Drummond não era um poeta militante por excelência e recusava a poesia de caráter puramente político.

  • Afastamento Governamental: Drummond trabalhou no Ministério da Educação e Saúde Pública durante o Estado Novo, mas enfatizava que sua relação era burocrática, não política. Ele se afastou das tendências governistas e se aproximou das ideias socialistas, mas pediu demissão do cargo ministerial.

  • Divergências com o Partido: Ele trabalhou no jornal Tribuna Popular, mas saiu por divergências de opinião: queriam que ele escrevesse apenas poemas de caráter politicamente militante, o que ele não aceitou.


6. Perguntas Frequentes (FAQ) sobre "Sentimento do Mundo"

6.1 O que é o "Sentimento do Mundo" na visão de Drummond?

É a consciência aguda do poeta sobre as fragilidades e angústias humanas em um momento de crise histórica (Guerras, Nazi-fascismo, Estado Novo). É a absorção das dores e cores de todo o mundo, transformando a dor individual em um sofrimento coletivo.

6.2 Por que Drummond é chamado de poeta gauche?

Gauché significa desajustado ou esquerdo. Drummond se autodenomina assim, referindo-se ao seu drama existencial e à sua inadaptação à sociedade moderna. Em Sentimento do Mundo, o poeta gauche se torna um indivíduo "conflagrado totalmente para a realidade", lutando contra o mundo torto.

6.3 Qual a importância da cidade de Itabira no livro?

Itabira é a origem do poeta e a responsável pela formação de seu caráter. É a fonte de sua tristeza e orgulho, descritas como sendo "de ferro". Itabira, no entanto, é vista como uma lembrança nostálgica e decadente, contrastando com a metrópole (Rio de Janeiro), mas igualmente ligada ao sofrimento do mundo.

6.4 O livro Sentimento do Mundo é totalmente pessimista?

Não. Embora a visão seja predominantemente sombria e pessimista, o livro não é tão negativo quanto Brejo das Almas. Existem momentos de esperança e luz, especialmente na busca pela união ("mãos dadas") e pela transformação da humanidade. A esperança está sempre projetada no futuro, como uma possibilidade a ser criada.

6.5 Quais poemas do livro são mais importantes para exames?

Os poemas mais recorrentes e que definem o livro são:

  1. "Sentimento do Mundo" (Abertura, limitação do eu).

  2. "Mãos Dadas" (Manifesto da poesia social, compromisso com o presente).

  3. "Elegia 1938" (Crítica ao capitalismo, inação).

  4. "O Operário no Mar" (Poesia em prosa, solidariedade de classe).

  5. "Confidência do Itabirano" (Relação com Itabira, o eu de ferro).

  6. "Os Ombros Suportam o Mundo" (O fardo da vida).


7. Conclusão: O Legado de "Sentimento do Mundo"

Sentimento do Mundo solidifica a voz de Carlos Drummond de Andrade como um dos maiores poetas brasileiros. A obra é notável por sua capacidade de se aprofundar na condição humana dentro da sociedade moderna, tornando a linguagem subjetiva da lírica uma arma potente e objetiva de análise social.

Ao se solidarizar com seus iguais, o poeta gauche convida à revolução potética, um grito que não é apenas de dor, mas de esperança na união. A obra de 1940, ao captar a realidade de um mundo triste e marcado pelo medo, torna-se atemporal, comunicando uma consciência crítica que ressoa até os dias atuais. O poeta transforma-se, assim, de solitário em solidário, utilizando a poesia para alertar o leitor sobre as distopias de um sistema social injusto.