O parágrafo de conclusão é a parte final da redação, responsável por encerrar a discussão desenvolvida ao longo do texto. Trata-se do "último recado" dado ao corretor e à banca examinadora.
No formato exigido pelo ENEM (texto dissertativo-argumentativo), a conclusão tem três funções essenciais:
Reiterar a Argumentação/Tese: Reforçar o posicionamento sobre o tema, retomando a ideia central.
Apresentar a Proposta de Intervenção (Obrigatória no ENEM): Sugerir ações concretas para resolver (ou intervir) na problemática social discutida.
Fechamento do Texto: Proporcionar uma finalização clara e coesa para o texto como um todo.
O que a conclusão NUNCA deve fazer (Dúvida Comum):
A conclusão não deve apresentar nem aprofundar ideias novas, nem incluir novas referências ou argumentos que não tenham sido discutidos anteriormente.
Para iniciar o parágrafo de conclusão, é fundamental utilizar um conectivo de conclusão (ou elemento coesivo). Os conectivos atuam como uma "cola" que conecta ideias e parágrafos, garantindo a coerência e coesão — elementos centrais avaliados pelo INEP.
O conectivo na conclusão deve sinalizar ao leitor que o texto está sendo finalizado.
Conectivo Comum | Conectivo Alternativo | Exemplos de Uso em Redações Nota Mil |
Portanto | Destarte (ou Dessarte) | "Portanto, é inegável que o cuidado..."; "Infere-se, portanto, que medidas são necessárias..."; "Faz-se necessário, portanto, que meios sejam criados...". |
Logo | Por conseguinte | "Logo, torna-se evidente a necessidade da adoção de medidas...". |
Desse modo | Em suma | "Desse modo, é imprescindível democratizar o acesso ao cinema...". |
Sendo assim | Diante disso | "Sendo assim, concordo com as ideias do escritor...". |
Por fim | Nesse sentido | Não se aplica para iniciar a intervenção, mas sim o tópico frasal. |
Dica de Proficiência: Muitos usam o "Portanto", mas explorar opções como "Destarte" ou "Dessarte" pode demonstrar maior riqueza vocabular.
A Proposta de Intervenção é o cerne da Competência V, que vale 200 pontos. Para que a proposta seja considerada muito bem elaborada, ela deve incluir obrigatoriamente cinco elementos. A qualidade da proposta é medida pela presença desses elementos, e não pela quantidade de propostas apresentadas.
Para facilitar a memorização, utilize a sigla AHMED ou os 5 elementos necessários:
Elemento | Definição | Pontuação | Pergunta-Chave |
Ação | O que será feito? (O verbo interventivo). | 40 pontos | O que propor como solução? |
Agente | Quem fará a ação? (O ator social). | 40 pontos | Quem deve executar? |
Modo/Meio | Como a ação será posta em prática? (Recursos ou maneira de execução). | 40 pontos | Como viabilizar essa solução? |
Efeito/Finalidade | Com qual objetivo? (O resultado esperado). | 40 pontos | Qual efeito pode alcançar? |
Detalhamento (Obrigatório) | Informação adicional que especifica um dos outros quatro elementos. | 40 pontos | Que outra informação pode ser acrescentada para detalhar? |
A omissão de qualquer um desses cinco elementos pode comprometer a completude da proposta, resultando em perdas de pontos (podendo ser avaliado em apenas 120 pontos, do total de 200, se incompleto).
O Agente (ou ator social) é o responsável pela execução da ação. É crucial que o agente escolhido seja compatível com a ação que lhe é atribuída.
Exceção Importante (Erro Comum): Não se pode atribuir, por exemplo, a criação de uma lei a um Ministério, pois esta é uma função do Poder Legislativo (vereadores, deputados estaduais e federais, e senadores). É necessário demonstrar conhecimento sobre o funcionamento do Estado brasileiro.
A sigla GOMIFES é amplamente utilizada para categorizar os principais agentes que podem ser mobilizados:
Governo (Federal, Estadual, Municipal) (Exemplo: Ministério da Saúde; Ministério das Mulheres; Poder Executivo Federal).
Organizações Não Governamentais (ONGs).
Mídia (Grande difusora de informação e formadora de opinião).
Indivíduo ou Iniciativa Privada.
Família.
Escola/Instituições Escolares.
Sociedade/Sociedade Civil.
Você pode (e em algumas situações deve) indicar mais de um agente.
O Modo/Meio refere-se aos recursos ou à maneira utilizados para executar a Ação. É o elemento que comprova a exequibilidade (concretude) da proposta de intervenção.
Dica Didática: Utilize conectores que escancaram o Modo/Meio, como "por meio de" ou "através de".
Exemplo: Ação: "ampliar o acesso a tratamentos psicológicos..." | Modo/Meio: "...por meio da criação de centros especializados em Saúde Mental em todas as regiões do país".
O Efeito/Finalidade descreve os resultados esperados com a ação. É comum que o Efeito retome a tese ou o(s) argumento(s) discutidos no desenvolvimento.
Exemplo: Finalidade: "...a fim de mitigar a invisibilidade dos afazeres domésticos realizados pela mulher na sociedade brasileira e, consequentemente, combater as raízes históricas presentes nessa questão".
O Detalhamento é uma informação adicional que deve especificar pelo menos um dos outros quatro elementos (Agente, Ação, Modo/Meio, Finalidade). Muitos candidatos perdem pontos na Competência V por negligenciarem esse detalhe crucial.
O Detalhamento pode ser uma exemplificação, uma justificativa ou uma explicação.
Dica de Ouro (Detalhamento do Agente):
A forma mais simples e eficiente de garantir o detalhamento é descrever ou justificar a função do próprio Agente.
Elemento Detalhado | Estratégia | Exemplo Prático (ENEM) |
Agente | Descrição da função do agente. | "O Ministério da Saúde — o setor governamental responsável pela administração e manutenção da saúde pública no Brasil — deve ampliar o acesso..." |
Ação | Especificação da ação (exemplo). | "As escolas poderiam disponibilizar materiais didáticos, como apostilas e e-books..." |
Modo/Meio | Detalhar a forma como o meio será implementado. | "...por meio de concursos públicos, cujos editais poderão ser abertos mais vezes durante o ano." |
Priorizar o conhecimento sobre os erros que levam à perda de pontos ou, pior, ao zero na Competência V, é crucial para a preparação em grandes concursos como o ENEM.
A proposta de intervenção deve dialogar diretamente com o problema e com os argumentos desenvolvidos ao longo do texto.
Proposta Fora do Tema: Se a proposta de intervenção não estiver relacionada ao tema proposto, a Competência V é zerada.
Proposta Não Relacionada aos Argumentos: Se a conclusão não tiver coerência com o desenvolvimento anterior, o candidato pode perder de 120 a 160 pontos. A intervenção deve atuar sobre os problemas efetivamente debatidos.
O respeito aos direitos humanos é um critério inegociável na conclusão da redação. Desrespeitar essa regra pode levar à nota zero na Competência V. Embora não seja mais um item desclassificatório para a prova inteira (como em edições anteriores), a Competência V será zerada se esta regra for violada.
Exemplos de Propostas que Desrespeitam os Direitos Humanos:
Defesa de tortura, mutilação ou execução sumária.
Qualquer forma de "justiça com as próprias mãos," sem intervenção legal.
Incitação a qualquer tipo de violência motivada por raça, etnia, gênero, credo, opinião política, condição física, origem geográfica ou socioeconômica.
Explicitação de qualquer forma de discurso de ódio voltado contra grupos sociais específicos.
Ideias que infrinjam os artigos iniciais da Declaração Universal dos Direitos Humanos (liberdade e direitos fundamentais).
Exemplo de Erro de 2023: No tema sobre a invisibilidade do trabalho de cuidado da mulher, negar o direito ao trabalho à mulher era considerado contrário aos direitos humanos.
Muitas provas de vestibular (como UFRGS, FUVEST e UERJ) não exigem a Proposta de Intervenção para problemas sociais. Nesses casos, a conclusão deve apenas reforçar o que já foi exposto, retomando o tema e a tese, e garantindo que os argumentos convergem para o ponto de vista inicial.
Aqui estão as principais estratégias de conclusão para textos sem proposta de intervenção:
Estratégia | Função | Exemplo (Baseado em Fontes) |
Síntese do Texto | Recupera seletivamente os principais argumentos discutidos, reiterando a tese. | "Sendo assim, concordo com as ideias do escritor... Em primeiro lugar, porque... Em segundo lugar, o autor também acerta ao defender que...". |
Resposta à Pergunta | Usado quando o tema é um questionamento. A conclusão reitera a tese como resposta à pergunta. | "Evidencia-se, portanto, que há uma desordem no mundo contemporâneo, caracterizada pela deterioração de aspectos intrínsecos à humanidade..." (Respondendo ao tema: "O mundo contemporâneo está fora de ordem?"). |
Pergunta Retórica | Encerra o texto com uma pergunta cuja finalidade é insinuar uma ideia já conhecida, reafirmando a argumentação. | "...Caso contrário, como poderemos construir uma sociedade ilimitada intelectualmente e desprovida de preconceitos se censurarmos as mais elaboradas manifestações do gênio humano?”. |
Retomada de Repertório | Recupera seletivamente exemplos ou referências mobilizadas ao longo do texto (ex: citação de obra literária ou conceito). | "Afirmamos, portanto, que a inferioridade presente na subjetividade de cada um desses Fabianos, Sinhás Vitórias... são fruto da não importância social... caso contrário, essas pessoas continuarão submetidas à exclusão..." (Retomada de Vidas Secas). |
A análise de redações que atingiram a nota máxima (1000) no ENEM serve como inspiração e demonstra a aplicação prática dos 5 elementos obrigatórios.
Conclusão de Amanda Teixeira Zampiris
“Faz-se necessário, portanto, que meios sejam criados para intervir nesse óbice. Logo, o Governo Federal — órgão responsável pela administração federal em todo território nacional (Detalhamento do Agente) — deve estabelecer políticas públicas que garantam a remuneração e a valorização do trabalho de cuidado (Ação), por meio da utilização de verbas governamentais para o pagamento de salários (Modo/Meio). Tal ação deve ser realizada com a finalidade de mitigar a invisibilidade dos afazeres domésticos realizados pela mulher na sociedade brasileira e, consequentemente, combater as raízes históricas presentes nessa questão (Finalidade). Dessarte, o Brasil poderá se tornar um “País do Futuro”, como defendido por Stefan Zweig.”
Análise: Agente claro (Governo Federal). Detalhamento completo do Agente. Ação direta (estabelecer políticas). Meio específico (uso de verbas para pagamento de salários). Finalidade múltipla e coesa (mitigar a invisibilidade e combater raízes históricas).
Conclusão de Nicole Carvalho Almeida
“Portanto, são necessárias intervenções capazes de fomentar a valorização desses indivíduos na sociedade brasileira. Para tanto, cabe ao Ministério da Educação (Agente) promover a mudança das concepções discriminatórias contra as comunidades tradicionais (Ação), por meio da realização de palestras periódicas nas escolas, ministradas por sociólogos e antropólogos (Modo/Meio, com Detalhamento da Ação), as quais conscientizem os sujeitos acerca da importância desses povos para o país, a fim de minimizar o preconceito nesse âmbito (Finalidade). Além disso, é dever do Ministério da Economia (2º Agente) impor sanções às empresas que explorem os territórios habitados por essas comunidades, com o intuito de desestimular tais ações. A partir dessas medidas, a desvalorização das populações tradicionais poderá ser superada no Brasil.”
Análise: Esta conclusão apresenta duas propostas completas em uma só, focando no Agente e na Ação. O detalhamento é aplicado ao Modo/Meio da primeira proposta (quem ministrará as palestras).
Você não precisa colocar várias propostas. A banca avalia a qualidade, e não a quantidade. É mais eficaz focar em uma única proposta que contenha os cinco elementos obrigatórios (Ação, Agente, Modo/Meio, Finalidade, Detalhamento) de forma clara e bem detalhada, para garantir os 200 pontos na Competência V.
Sim, você pode usar a palavra "Governo". O ENEM não descontará pontos por considerá-la "genérica" ou "ampla", desde que você tenha os cinco elementos na proposta. No entanto, para maior precisão e para facilitar o detalhamento, é recomendável usar órgãos específicos como "Ministério da Saúde", "Ministério da Educação", "Poder Executivo Federal", ou "Poder Legislativo".
O Detalhamento deve ser um dado real que sirva de explicação, justificativa ou exemplificação, demonstrando seu repertório. Uma descrição específica da função do agente já atende plenamente ao requisito do detalhamento.
Sim, a conclusão pode apresentar a retomada de algum dos repertórios utilizados no texto. Isso cria uma "amarração" no texto, fechando o raciocínio. Por exemplo, a redação de Fernanda Quaresma (ENEM 2021) encerra citando os meninos de Vidas Secas, que foram mencionados em seu desenvolvimento, para reforçar a importância do registro civil.