Antes de escrever, é crucial entender o que constitui um texto. O texto é uma mensagem com o intuito de comunicar-se com um interlocutor, envolvendo a construção de sentido.
Textualidade é o ato de dar vida e materialização ao texto, obedecendo a fatores linguísticos e pragmáticos:
Linguísticos:
Coesão: Articulação linguística entre as ideias. É a capacidade de usar mecanismos (pronomes, conjunções, advérbios) para ligar frases, períodos e parágrafos de forma clara.
Coerência: O sentido e a construção do significado no texto, assegurando que as informações apresentadas façam sentido em relação ao propósito comunicativo.
Pragmáticos: Fatores como a intencionalidade (objetivo do autor), aceitabilidade (compreensão do leitor), situacionalidade (adequação ao contexto) e intertextualidade (uso de informações externas).
A Tipologia Textual refere-se ao modo de organização do texto com base em características estruturais e linguísticas. As tipologias que dominam os exames são:
Dissertativa ou Expositiva: Apresenta informações sem necessariamente construir uma opinião, usando linguagem denotativa e impessoal.
Argumentativa: Apresenta opinião e argumentos críticos claros, defendendo um ponto de vista.
O Gênero Textual é a organização textual adequada à situação de uso e contexto, por exemplo, a Dissertação. A maioria dos vestibulares e o ENEM exigem o texto dissertativo-argumentativo.
A tese é a ideia central, o ponto de vista ou a opinião do autor sobre a problemática que será discutida ao longo do texto.
A tese é indispensável no formato dissertativo-argumentativo. Ela deve ser objetiva e direta, posicionando-se de maneira convincente já na introdução.
Importância: A tese estrutura toda a argumentação que será sustentada. Uma tese clara e bem fundamentada é crucial para garantir uma argumentação consistente e persuasiva.
Localização: Geralmente, a tese é apresentada na introdução e retomada/reforçada na conclusão. No ENEM, espera-se que seja uma frase objetiva que resuma o encaminhamento dos parágrafos de argumentação.
A melhor forma de melhorar na tese é praticar constantemente a escrita da redação.
Fugir do tema zera a redação. O primeiro passo é o mais importante:
Destacar o Assunto e Palavras-Chave: O assunto é amplo ("cinema"), enquanto o tema é um recorte ("Democratização do acesso ao cinema no Brasil"). Identifique as palavras-chave do recorte temático.
Ler os Textos Motivadores (T.M.): Use os T.M. para contextualizar o tema e guiar a interpretação, grifando informações que podem ser usadas. Não os copie, mas parafraseie-os de modo produtivo.
Sintetizar a Interpretação: Anote o que você entendeu sobre o tema antes de elaborar o projeto de texto.
Uma dica eficaz é transformar o tema de redação em uma pergunta e respondê-la com a tese. A tese é a opinião resumida que será defendida.
Exemplo: O mundo contemporâneo está fora de ordem? Tese: Sim/Não, e estes são os motivos/causas/consequências.
A tese deve ser clara, específica e bem formulada. No modelo dissertativo-argumentativo padrão (ENEM), a tese geralmente se desdobra em dois núcleos críticos (ou dois argumentos) que serão desenvolvidos nos parágrafos subsequentes.
O professor Eduardo Zenon explica que há dois tipos principais de teses:
Tese por Síntese: Composta por dois problemas ou caminhos que serão desenvolvidos (A1 e A2).
Tese por Causa e Consequência: Apresenta uma causa para o problema (A1) e uma consequência ou efeito dessa situação (A2).
TIPO DE TESE | ESTRUTURA | EXEMPLO DE NÚCLEOS CRÍTICOS |
Duas Causas/Síntese | Causa 1 (A1) + Causa 2 (A2) | Negligência estatal e indiferença social. |
Causa e Consequência | Causa (A1) + Consequência (A2) | Influência do capitalismo (Causa) e perda de qualidade de vida (Consequência). |
Teses Coringas (Prioridade para Concursos e Vestibulares)
Muitos temas podem ser abordados usando núcleos críticos recorrentes que refletem problemas sociais e estruturais no Brasil:
Falha/Ineficiência governamental/estatal/legislativa.
Influência do capitalismo/Mercado/Lógica utilitarista.
Descaso/Apatia/Preconceito/Indiferença social.
Falha/Má formação educacional (em temas transversais).
Influência midiática/Redes sociais/Tecnologia.
O Projeto de Texto é o esquema geral de estrutura que organiza as ideias, define a tese e a ordem dos argumentos. É como um engenheiro que constrói uma casa.
A introdução é o primeiro parágrafo, contendo tipicamente no máximo sete linhas. Ela deve apresentar:
Contextualização do Tema: Uma alusão histórica, narração, citação, ou referência a uma área do conhecimento (repertório).
Apresentação do Tema: O tema deve ser apresentado, muitas vezes através de uma paráfrase ou oposição ao contexto inicial.
A TESE (Posicionamento): Frase que resume os dois núcleos críticos que serão desenvolvidos nos parágrafos seguintes.
Como Fazer Contextualização Eficaz (Repertórios Socioculturais)
O repertório sociocultural (RS) é qualquer tipo de conhecimento adquirido, essencial no ENEM. Ele é avaliado pela Competência 2.
CONCEITO | DEFINIÇÃO/USO | EXEMPLO DE USO EM REDAÇÃO |
Legitimado | Informação ligada a áreas do conhecimento reconhecidas (História, Filosofia, Sociologia, Literatura, etc.). | Citar a Constituição Federal de 1988 ou a obra "Cidadão de Papel" de Gilberto Dimenstein. |
Pertinente | O RS deve ter relação com o tema ou parte dele. | |
Produtivo | O RS deve ter uma relação de sentido com a discussão argumentativa, ajudando a fundamentar o ponto de vista. | Mencionar Milton Santos e "Cidadanias Mutiladas" para discutir a ausência de direitos (invisibilidade do registro civil). |
Atenção (ENEM): Para atingir 200 pontos na C2, o repertório precisa ser Legitimado, Pertinente e Produtivo.
O desenvolvimento deve sustentar a tese, com um argumento em cada parágrafo. A técnica do Parágrafo Padrão organiza as ideias em:
Tópico Frasal (TF): A síntese da ideia central do parágrafo, geralmente a retomada de um dos núcleos críticos da tese. Deve ser a primeira frase.
Tópicos de Desenvolvimento (TD): Onde se aprofunda o TF, usando estratégias argumentativas (repertório, explicação, exemplificação, dados, causa e consequência).
Tópico de Conclusão (TC): Fecha o parágrafo, reforçando a tese, destacando uma consequência ou propondo uma ação sucinta.
Uso de Conectivos (Competência 4 - Coesão): É obrigatório usar um operador argumentativo (conectivo) no início dos parágrafos de desenvolvimento, como "Em primeira análise," ou "Ademais,".
A conclusão fecha a discussão e, por isso, não deve conter informação nova.
Vestibulares (Vunesp, Fuvest, UEMG, etc.): Privilegiam a síntese de ideias e retomadas do tema e da tese.
ENEM (Exceção Crucial): A Proposta de Intervenção Detalhada (PID) é obrigatória e avaliada pela Competência 5.
Argumentar é a atividade discursiva de influenciar o interlocutor por meio de argumentos. As estratégias argumentativas são recursos fundamentais para sustentar o ponto de vista.
ESTRATÉGIA | COMO UTILIZAR | EXEMPLO PRÁTICO (Baseado nos textos) |
Alusão / Evolução Histórica | Menção breve a evento ou figura histórica para persuadir. | Uso das Missões Jesuíticas no Brasil Colonial para introduzir a supressão de tradições nativas. |
Exemplificação | Uso de situações reais, dados ou fatos para tornar ideias abstratas mais tangíveis. | Citar a contaminação de rios por garimpo ilegal na Amazônia, prejudicando pescadores (juntamente com Causa e Consequência). |
Citação / Comprovação | Uso de dados estatísticos, pesquisas (Comprovação) ou transcrições/paráfrases de autores (Citação) para fundamentar a tese. | Mencionar Boaventura de Sousa Santos e "Colonialismo Insidioso" para comprovar a manutenção de estruturas de dominação. |
Causa e Consequência | Exposição de causas que levam a um fenômeno e seus efeitos. | Falar que o escasso interesse político [CAUSA] resulta na invasão possessória e desrespeito às populações tradicionais [CONSEQUÊNCIA]. |
Comparação / Contraste | Apresentar semelhanças ou diferenças entre pontos para manifestar a posição. | Comparar a construção de um edifício com materiais de baixa qualidade e a educação mal estruturada (ambas levam a resultados insatisfatórios). |
A Competência 5 do ENEM exige uma proposta de intervenção completa, respeitando os direitos humanos. A proposta deve conter cinco elementos obrigatórios e articulados:
Agente (AG): Quem executará a ação (Ex.: Governo Federal, Ministério da Educação, Mídia, Escola).
Ação (AÇ): O que será feito (Ex.: Implementar disciplina, fiscalizar, ampliar verba).
Modo/Meio (MD): Como a ação será realizada (Ex.: Por meio de palestras, através de parcerias).
Efeito/Finalidade (EF): O objetivo a ser atingido (Ex.: A fim de combater preconceitos, para garantir a cidadania).
Detalhamento (DET): Uma informação adicional que especifique o Agente, Ação, Modo ou Efeito.
Obrigações e Exceções (Atenção Máxima na C5):
Proibido: Desrespeitar direitos humanos.
Proibido: Usar estruturas condicionais ("Se o Governo fizer") ou verbos no subjuntivo.
Proibido: Usar agentes genéricos como "alguém", "ninguém", "você".
Dica DET: O detalhamento mais seguro é a explicação do Agente ("Ministério da Educação, órgão responsável pelo estabelecimento da grade curricular das escolas") ou a consequência do Efeito.
A falta de originalidade, marcada pelo uso excessivo de expressões batidas (clichês ou chavões), enfraquece a redação e é malvista, especialmente pelo ENEM (que exige "indício de autoria").
CLICHÊS MAIS COMUNS A SEREM EVITADOS | ERROS GRAMATICAIS E ESTRUTURAIS COMUNS |
Introdução Temporal: "Hoje em dia," "Na atualidade," "Atualmente," "Nos dias de hoje". | Fuga ou tangenciamento do tema. |
Frases Feitas/Jargões: "A esperança é a última que morre," "Antes de mais nada," "Luz no fim do túnel". | Erros de ortografia, acentuação ou pontuação. |
Generalizações: "A população precisa se conscientizar," "Futuro melhor para as próximas gerações". | Períodos muito longos que geram ambiguidade ou erros de concordância. |
Vícios de Linguagem: "Bater na mesma tecla," "Para se ter uma ideia". | Uso de linguagem informal ou gírias. |
Uso da 1ª pessoa do singular ("eu acho", "na minha opinião"). |
Solução: Ler bastante para aumentar o repertório, consultar um dicionário e treinar a escrita constantemente.
Embora a maioria das provas cobre a Dissertação-Argumentativa (ENEM, VUNESP, FUVEST, FAMEMA, UNIFESP), exames como a UFU e a UNICAMP exigem a produção de Gêneros Textuais específicos.
VESTIBULAR | GÊNERO PREDOMINANTE | EXIGÊNCIAS CHAVE |
ENEM | Dissertativo-Argumentativo | Tese clara, 5 competências, Repertório Legitimado, Pertinente e Produtivo, Proposta de Intervenção Detalhada (C5). |
FUVEST | Dissertativo-Argumentativo | Título obrigatório. Ênfase em argumentos consistentes e correção gramatical. Não há Proposta de Intervenção Detalhada. |
VUNESP (UNESP, FAMERP, FAMEMA) | Dissertativo-Argumentativo | Clareza, objetividade. Penaliza textos curtos (abaixo de 15 linhas). Penaliza a partir de 5 desvios gramaticais. Não exige Proposta de Intervenção. |
UFU / UNICAMP | Gêneros Variados (Artigo de Opinião, Editorial, Carta, Podcast, Manifesto) | Foco na adequação ao gênero (estrutura composicional, interlocução, estilo). Na UFU, nota zero se o texto for em diálogo, poesia ou com 12 linhas ou menos. |
Dicas para Gêneros Variados (UFU/UNICAMP):
Interlocução: Defina claramente o locutor (quem escreve) e o interlocutor (quem lê) conforme o gênero. Ex: No Artigo de Opinião, o locutor é o "articulista" (pode usar 1ª pessoa do singular/plural).
Assinatura: Siga as instruções específicas; na UFU, use JOSÉ ou JOSEFA.
Estrutura: Adapte a estrutura: um Editorial, por exemplo, não tem assinatura e usa a 1ª pessoa do plural (opinião do veículo).
Para garantir que seu material de apoio seja encontrado (foco SEO 2025) e garanta a excelência acadêmica, revise os pontos críticos:
Planejamento: Elaborar o Projeto de Texto antes de escrever.
Tema: Abordar o tema completo (recorte temático).
Tese: Apresentar a Tese na introdução, com dois núcleos críticos claros.
Argumentação: Desenvolver os argumentos usando o Parágrafo Padrão e Estratégias Argumentativas (citações, dados, causas/consequências).
Repertório: No ENEM, garantir RS Legitimado, Pertinente e Produtivo.
Coesão (C4): Usar conectivos variados e, no ENEM, operadores argumentativos no início dos parágrafos de desenvolvimento.
Coerência (C3): Manter a progressão temática e a não contradição.
Norma Padrão (C1): Evitar o máximo de desvios gramaticais e clichês.
Conclusão (ENEM): Apresentar Proposta de Intervenção com os 5 elementos (AG, AÇ, MD, EF, DET).
A Competência 1 (ENEM) e as avaliações de expressão (VUNESP, FUVEST) penalizam falhas na organização sintática.
Evite truncamento (ausência de palavras ou construção sintática inadequada).
Evite separar orações principais de subordinadas por ponto final.
Prefira períodos compostos e complexos para demonstrar domínio linguístico.
Não use períodos muito longos (mais de 3-4 linhas) para evitar erros de pontuação e ambiguidade.
Concordância/Regência: Atenção especial à crase e à concordância de expressões como "é necessário".