Volitivo
  • Home
  • Questões
  • Material de apoio
  • Disciplina
  • Blog
  • Sobre
  • Contato
Log inSign up

Footer

Volitivo
FacebookTwitter

Plataforma

  • Home
  • Questões
  • Material de apoio
  • Disciplina
  • Blog
  • Sobre
  • Contato

Recursos

  • Política de privacidade
  • Termos de uso
Aprenda mais rápido com a Volitivo

Resolva questões de concursos públicos, enem, vestibulares e muito mais gratuitamente.

©Todos os direitos reservados a Volitivo.

27/09/2025 • 11 min de leitura
Atualizado em 27/09/2025

Como Fazer uma Tese para Redação

1. FUNDAMENTOS ESSENCIAIS PARA A REDAÇÃO

1.1. O que é Texto e Textualidade?

Antes de escrever, é crucial entender o que constitui um texto. O texto é uma mensagem com o intuito de comunicar-se com um interlocutor, envolvendo a construção de sentido.

Textualidade é o ato de dar vida e materialização ao texto, obedecendo a fatores linguísticos e pragmáticos:

  • Linguísticos:

    • Coesão: Articulação linguística entre as ideias. É a capacidade de usar mecanismos (pronomes, conjunções, advérbios) para ligar frases, períodos e parágrafos de forma clara.

    • Coerência: O sentido e a construção do significado no texto, assegurando que as informações apresentadas façam sentido em relação ao propósito comunicativo.

  • Pragmáticos: Fatores como a intencionalidade (objetivo do autor), aceitabilidade (compreensão do leitor), situacionalidade (adequação ao contexto) e intertextualidade (uso de informações externas).

1.2. Tipologias e Gêneros Textuais

A Tipologia Textual refere-se ao modo de organização do texto com base em características estruturais e linguísticas. As tipologias que dominam os exames são:

  • Dissertativa ou Expositiva: Apresenta informações sem necessariamente construir uma opinião, usando linguagem denotativa e impessoal.

  • Argumentativa: Apresenta opinião e argumentos críticos claros, defendendo um ponto de vista.

O Gênero Textual é a organização textual adequada à situação de uso e contexto, por exemplo, a Dissertação. A maioria dos vestibulares e o ENEM exigem o texto dissertativo-argumentativo.

1.3. O que é Tese na Redação?

A tese é a ideia central, o ponto de vista ou a opinião do autor sobre a problemática que será discutida ao longo do texto.

A tese é indispensável no formato dissertativo-argumentativo. Ela deve ser objetiva e direta, posicionando-se de maneira convincente já na introdução.

  • Importância: A tese estrutura toda a argumentação que será sustentada. Uma tese clara e bem fundamentada é crucial para garantir uma argumentação consistente e persuasiva.

  • Localização: Geralmente, a tese é apresentada na introdução e retomada/reforçada na conclusão. No ENEM, espera-se que seja uma frase objetiva que resuma o encaminhamento dos parágrafos de argumentação.

2. COMO FAZER UMA TESE PARA REDAÇÃO

A melhor forma de melhorar na tese é praticar constantemente a escrita da redação.

2.1. Passo 1: Leitura e Interpretação do Tema

Fugir do tema zera a redação. O primeiro passo é o mais importante:

  1. Destacar o Assunto e Palavras-Chave: O assunto é amplo ("cinema"), enquanto o tema é um recorte ("Democratização do acesso ao cinema no Brasil"). Identifique as palavras-chave do recorte temático.

  2. Ler os Textos Motivadores (T.M.): Use os T.M. para contextualizar o tema e guiar a interpretação, grifando informações que podem ser usadas. Não os copie, mas parafraseie-os de modo produtivo.

  3. Sintetizar a Interpretação: Anote o que você entendeu sobre o tema antes de elaborar o projeto de texto.

2.2. Passo 2: Transformar o Tema em Pergunta e Responder

Uma dica eficaz é transformar o tema de redação em uma pergunta e respondê-la com a tese. A tese é a opinião resumida que será defendida.

  • Exemplo: O mundo contemporâneo está fora de ordem? Tese: Sim/Não, e estes são os motivos/causas/consequências.

2.3. Passo 3: Escolha dos Núcleos Críticos e Tipos de Tese

A tese deve ser clara, específica e bem formulada. No modelo dissertativo-argumentativo padrão (ENEM), a tese geralmente se desdobra em dois núcleos críticos (ou dois argumentos) que serão desenvolvidos nos parágrafos subsequentes.

O professor Eduardo Zenon explica que há dois tipos principais de teses:

  1. Tese por Síntese: Composta por dois problemas ou caminhos que serão desenvolvidos (A1 e A2).

  2. Tese por Causa e Consequência: Apresenta uma causa para o problema (A1) e uma consequência ou efeito dessa situação (A2).

TIPO DE TESE

ESTRUTURA

EXEMPLO DE NÚCLEOS CRÍTICOS

Duas Causas/Síntese

Causa 1 (A1) + Causa 2 (A2)

Negligência estatal e indiferença social.

Causa e Consequência

Causa (A1) + Consequência (A2)

Influência do capitalismo (Causa) e perda de qualidade de vida (Consequência).

Teses Coringas (Prioridade para Concursos e Vestibulares)

Muitos temas podem ser abordados usando núcleos críticos recorrentes que refletem problemas sociais e estruturais no Brasil:

  • Falha/Ineficiência governamental/estatal/legislativa.

  • Influência do capitalismo/Mercado/Lógica utilitarista.

  • Descaso/Apatia/Preconceito/Indiferença social.

  • Falha/Má formação educacional (em temas transversais).

  • Influência midiática/Redes sociais/Tecnologia.


3. CONSTRUÇÃO DA INTRODUÇÃO E DO PROJETO DE TEXTO

O Projeto de Texto é o esquema geral de estrutura que organiza as ideias, define a tese e a ordem dos argumentos. É como um engenheiro que constrói uma casa.

3.1. Estrutura da Introdução (3 Passos)

A introdução é o primeiro parágrafo, contendo tipicamente no máximo sete linhas. Ela deve apresentar:

  1. Contextualização do Tema: Uma alusão histórica, narração, citação, ou referência a uma área do conhecimento (repertório).

  2. Apresentação do Tema: O tema deve ser apresentado, muitas vezes através de uma paráfrase ou oposição ao contexto inicial.

  3. A TESE (Posicionamento): Frase que resume os dois núcleos críticos que serão desenvolvidos nos parágrafos seguintes.

Como Fazer Contextualização Eficaz (Repertórios Socioculturais)

O repertório sociocultural (RS) é qualquer tipo de conhecimento adquirido, essencial no ENEM. Ele é avaliado pela Competência 2.

CONCEITO

DEFINIÇÃO/USO

EXEMPLO DE USO EM REDAÇÃO

Legitimado

Informação ligada a áreas do conhecimento reconhecidas (História, Filosofia, Sociologia, Literatura, etc.).

Citar a Constituição Federal de 1988 ou a obra "Cidadão de Papel" de Gilberto Dimenstein.

Pertinente

O RS deve ter relação com o tema ou parte dele.

Produtivo

O RS deve ter uma relação de sentido com a discussão argumentativa, ajudando a fundamentar o ponto de vista.

Mencionar Milton Santos e "Cidadanias Mutiladas" para discutir a ausência de direitos (invisibilidade do registro civil).

Atenção (ENEM): Para atingir 200 pontos na C2, o repertório precisa ser Legitimado, Pertinente e Produtivo.

3.2. Estrutura do Desenvolvimento (O Parágrafo Padrão)

O desenvolvimento deve sustentar a tese, com um argumento em cada parágrafo. A técnica do Parágrafo Padrão organiza as ideias em:

  1. Tópico Frasal (TF): A síntese da ideia central do parágrafo, geralmente a retomada de um dos núcleos críticos da tese. Deve ser a primeira frase.

  2. Tópicos de Desenvolvimento (TD): Onde se aprofunda o TF, usando estratégias argumentativas (repertório, explicação, exemplificação, dados, causa e consequência).

  3. Tópico de Conclusão (TC): Fecha o parágrafo, reforçando a tese, destacando uma consequência ou propondo uma ação sucinta.

Uso de Conectivos (Competência 4 - Coesão): É obrigatório usar um operador argumentativo (conectivo) no início dos parágrafos de desenvolvimento, como "Em primeira análise," ou "Ademais,".

3.3. Estrutura da Conclusão

A conclusão fecha a discussão e, por isso, não deve conter informação nova.

  • Vestibulares (Vunesp, Fuvest, UEMG, etc.): Privilegiam a síntese de ideias e retomadas do tema e da tese.

  • ENEM (Exceção Crucial): A Proposta de Intervenção Detalhada (PID) é obrigatória e avaliada pela Competência 5.

4. ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS E EXCEÇÕES

4.1. Técnicas para Fortalecer a Argumentação

Argumentar é a atividade discursiva de influenciar o interlocutor por meio de argumentos. As estratégias argumentativas são recursos fundamentais para sustentar o ponto de vista.

ESTRATÉGIA

COMO UTILIZAR

EXEMPLO PRÁTICO (Baseado nos textos)

Alusão / Evolução Histórica

Menção breve a evento ou figura histórica para persuadir.

Uso das Missões Jesuíticas no Brasil Colonial para introduzir a supressão de tradições nativas.

Exemplificação

Uso de situações reais, dados ou fatos para tornar ideias abstratas mais tangíveis.

Citar a contaminação de rios por garimpo ilegal na Amazônia, prejudicando pescadores (juntamente com Causa e Consequência).

Citação / Comprovação

Uso de dados estatísticos, pesquisas (Comprovação) ou transcrições/paráfrases de autores (Citação) para fundamentar a tese.

Mencionar Boaventura de Sousa Santos e "Colonialismo Insidioso" para comprovar a manutenção de estruturas de dominação.

Causa e Consequência

Exposição de causas que levam a um fenômeno e seus efeitos.

Falar que o escasso interesse político [CAUSA] resulta na invasão possessória e desrespeito às populações tradicionais [CONSEQUÊNCIA].

Comparação / Contraste

Apresentar semelhanças ou diferenças entre pontos para manifestar a posição.

Comparar a construção de um edifício com materiais de baixa qualidade e a educação mal estruturada (ambas levam a resultados insatisfatórios).

4.2. Detalhamento da Proposta de Intervenção (ENEM - Alta Complexidade)

A Competência 5 do ENEM exige uma proposta de intervenção completa, respeitando os direitos humanos. A proposta deve conter cinco elementos obrigatórios e articulados:

  1. Agente (AG): Quem executará a ação (Ex.: Governo Federal, Ministério da Educação, Mídia, Escola).

  2. Ação (AÇ): O que será feito (Ex.: Implementar disciplina, fiscalizar, ampliar verba).

  3. Modo/Meio (MD): Como a ação será realizada (Ex.: Por meio de palestras, através de parcerias).

  4. Efeito/Finalidade (EF): O objetivo a ser atingido (Ex.: A fim de combater preconceitos, para garantir a cidadania).

  5. Detalhamento (DET): Uma informação adicional que especifique o Agente, Ação, Modo ou Efeito.

Obrigações e Exceções (Atenção Máxima na C5):

  • Proibido: Desrespeitar direitos humanos.

  • Proibido: Usar estruturas condicionais ("Se o Governo fizer") ou verbos no subjuntivo.

  • Proibido: Usar agentes genéricos como "alguém", "ninguém", "você".

  • Dica DET: O detalhamento mais seguro é a explicação do Agente ("Ministério da Educação, órgão responsável pelo estabelecimento da grade curricular das escolas") ou a consequência do Efeito.

4.3. Clichês e Erros a Serem Evitados

A falta de originalidade, marcada pelo uso excessivo de expressões batidas (clichês ou chavões), enfraquece a redação e é malvista, especialmente pelo ENEM (que exige "indício de autoria").

CLICHÊS MAIS COMUNS A SEREM EVITADOS

ERROS GRAMATICAIS E ESTRUTURAIS COMUNS

Introdução Temporal: "Hoje em dia," "Na atualidade," "Atualmente," "Nos dias de hoje".

Fuga ou tangenciamento do tema.

Frases Feitas/Jargões: "A esperança é a última que morre," "Antes de mais nada," "Luz no fim do túnel".

Erros de ortografia, acentuação ou pontuação.

Generalizações: "A população precisa se conscientizar," "Futuro melhor para as próximas gerações".

Períodos muito longos que geram ambiguidade ou erros de concordância.

Vícios de Linguagem: "Bater na mesma tecla," "Para se ter uma ideia".

Uso de linguagem informal ou gírias.

Uso da 1ª pessoa do singular ("eu acho", "na minha opinião").

Solução: Ler bastante para aumentar o repertório, consultar um dicionário e treinar a escrita constantemente.

4.4. Especificidades de Redação em Vestibulares e Concursos

Embora a maioria das provas cobre a Dissertação-Argumentativa (ENEM, VUNESP, FUVEST, FAMEMA, UNIFESP), exames como a UFU e a UNICAMP exigem a produção de Gêneros Textuais específicos.

VESTIBULAR

GÊNERO PREDOMINANTE

EXIGÊNCIAS CHAVE

ENEM

Dissertativo-Argumentativo

Tese clara, 5 competências, Repertório Legitimado, Pertinente e Produtivo, Proposta de Intervenção Detalhada (C5).

FUVEST

Dissertativo-Argumentativo

Título obrigatório. Ênfase em argumentos consistentes e correção gramatical. Não há Proposta de Intervenção Detalhada.

VUNESP (UNESP, FAMERP, FAMEMA)

Dissertativo-Argumentativo

Clareza, objetividade. Penaliza textos curtos (abaixo de 15 linhas). Penaliza a partir de 5 desvios gramaticais. Não exige Proposta de Intervenção.

UFU / UNICAMP

Gêneros Variados (Artigo de Opinião, Editorial, Carta, Podcast, Manifesto)

Foco na adequação ao gênero (estrutura composicional, interlocução, estilo). Na UFU, nota zero se o texto for em diálogo, poesia ou com 12 linhas ou menos.

Dicas para Gêneros Variados (UFU/UNICAMP):

  • Interlocução: Defina claramente o locutor (quem escreve) e o interlocutor (quem lê) conforme o gênero. Ex: No Artigo de Opinião, o locutor é o "articulista" (pode usar 1ª pessoa do singular/plural).

  • Assinatura: Siga as instruções específicas; na UFU, use JOSÉ ou JOSEFA.

  • Estrutura: Adapte a estrutura: um Editorial, por exemplo, não tem assinatura e usa a 1ª pessoa do plural (opinião do veículo).

5. REVISÃO GERAL E ALCANCE DA NOTA MÁXIMA (SEO e Didática Final)

Para garantir que seu material de apoio seja encontrado (foco SEO 2025) e garanta a excelência acadêmica, revise os pontos críticos:

5.1. Checklist de Alta Performance (Redação Nota 1000)

  1. Planejamento: Elaborar o Projeto de Texto antes de escrever.

  2. Tema: Abordar o tema completo (recorte temático).

  3. Tese: Apresentar a Tese na introdução, com dois núcleos críticos claros.

  4. Argumentação: Desenvolver os argumentos usando o Parágrafo Padrão e Estratégias Argumentativas (citações, dados, causas/consequências).

  5. Repertório: No ENEM, garantir RS Legitimado, Pertinente e Produtivo.

  6. Coesão (C4): Usar conectivos variados e, no ENEM, operadores argumentativos no início dos parágrafos de desenvolvimento.

  7. Coerência (C3): Manter a progressão temática e a não contradição.

  8. Norma Padrão (C1): Evitar o máximo de desvios gramaticais e clichês.

  9. Conclusão (ENEM): Apresentar Proposta de Intervenção com os 5 elementos (AG, AÇ, MD, EF, DET).

5.2. Erros de Estrutura Sintática a Serem Evitados

A Competência 1 (ENEM) e as avaliações de expressão (VUNESP, FUVEST) penalizam falhas na organização sintática.

  • Evite truncamento (ausência de palavras ou construção sintática inadequada).

  • Evite separar orações principais de subordinadas por ponto final.

  • Prefira períodos compostos e complexos para demonstrar domínio linguístico.

  • Não use períodos muito longos (mais de 3-4 linhas) para evitar erros de pontuação e ambiguidade.

  • Concordância/Regência: Atenção especial à crase e à concordância de expressões como "é necessário".