Preparar-se para a redação do ENEM não é fácil, mas é plenamente possível alcançar um resultado satisfatório, especialmente a Nota 1000. O segredo reside em entender e dominar os critérios de avaliação, que são baseados em cinco competências.
O texto exigido no ENEM é sempre do tipo dissertativo-argumentativo em prosa, na modalidade escrita formal da língua portuguesa.
Dissertar significa discutir ou explicar o tema.
Argumentar significa defender um ponto de vista (tese) sobre o tema, apoiando-o em argumentos consistentes e fatos.
Estrutura: Você deve organizar o texto de maneira clara e coesa.
O tema da redação do ENEM é sempre de ordem social, científica, cultural ou política, focando em um problema social. Sua tese deve focar na causa desse problema, sendo o coração do seu texto.
A estrutura da redação dissertativo-argumentativa no ENEM deve ser construída em quatro parágrafos:
Parágrafo | Função Principal |
1. Introdução | Apresentar o tema e a tese (seu ponto de vista). |
2. Desenvolvimento 1 (D1) | Defender a Tese 1 (Primeira causa/argumento). |
3. Desenvolvimento 2 (D2) | Defender a Tese 2 (Segunda causa/argumento). |
4. Conclusão | Apresentar a Proposta de Intervenção (solução detalhada). |
É crucial que essa estrutura seja respeitada, pois o não atendimento à estrutura dissertativo-argumentativa resulta em nota zero na Competência II.
A redação é avaliada com base em cinco competências, e cada uma vale até 200 pontos, totalizando a nota máxima de 1000 pontos. A nota é determinada pelo domínio demonstrado em cada critério, variando de precário (40 pontos) a ótimo (200 pontos).
A Competência I (C1) avalia o domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. Esta é a competência que mais se assemelha aos critérios de correção de português em Concursos Públicos, sendo essencial para garantir a credibilidade do texto.
Aspectos Avaliados na C1 | Detalhamento e Dicas |
Estrutura Sintática | Avalia a construção das frases. Períodos devem ser bem estruturados e completos, com fluidez e clareza. Para notas altas, use construções complexas, como orações subordinadas e intercaladas, mas com clareza. Evite períodos truncados ou justapostos (desconectados). |
Desvios Gramaticais | Regras de regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal, pontuação, crase, e emprego de pronomes. |
Convenções da Escrita | Acentuação, ortografia, uso de hífen e emprego correto de letras maiúsculas e minúsculas. |
Escolha de Registro | Adequação à modalidade formal, evitando gírias, marcas de oralidade e registro informal. |
Escolha Vocabular | Uso de vocabulário preciso, onde as palavras são usadas em seu sentido correto e são apropriadas ao contexto. Evitar repetição excessiva de palavras. |
Para atingir 200 pontos na C1, o candidato deve demonstrar excelente domínio da modalidade formal. Desvios gramaticais ou de convenções são aceitos somente como excepcionalidade e não devem caracterizar reincidência.
A C2 avalia a compreensão da proposta de redação (tema) e a aplicação do texto dissertativo-argumentativo, integrando leitura e escrita.
Aspectos Avaliados na C2 | Detalhamento e Dicas |
Compreensão do Tema | O tema é o centro do texto. É fundamental desenvolver o ponto de vista a partir dele. |
Estrutura Textual | O texto deve ser um dissertativo-argumentativo bem estruturado (Introdução, Argumentação e Conclusão). |
Repertório Sociocultural | Uso de conceitos de várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema. |
A fuga ao tema é um erro grave que pode anular a redação (nota zero).
Fuga Total (Nota 0): O candidato não faz menção ao tema proposto, nem em seu nível amplo, nem no específico.
Fuga Parcial (Tangenciamento) (Nota 40 ou menos na C2/C5): O candidato aborda o assunto geral (nível amplo), mas não o problema específico (nível específico).
Dica Prática: Na introdução, use todas as palavras-chave da frase-tema ou seus sinônimos claros para garantir a abordagem completa.
O repertório sociocultural (RSC) é o conjunto de conhecimentos adquiridos através de fatos históricos, notícias, filmes, livros, referências científicas e culturais. Para pontuar 200 na C2, o repertório deve ser produtivo e a argumentação consistente.
Para usar o RSC corretamente, ele precisa ser:
Legitimado: Proveniente de fonte confiável, com domínio e exatidão (ex: citação correta de um sociólogo ou artigo da Constituição Federal).
Pertinente: Ter relação clara com o tema e a tese, contribuindo efetivamente para o debate.
Produtivo: Fazer o leitor refletir, não sendo clichê ou óbvio demais.
A C3 avalia a capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. Em essência, ela analisa o Projeto de Texto.
Para obter uma boa nota na C3, o candidato deve:
Apresentar claramente seu ponto de vista (tese) e os argumentos que o sustentam.
Garantir um bom encadeamento das ideias, com coerência entre os parágrafos, evitando repetições desnecessárias ou saltos temáticos (mudanças abruptas).
Desenvolver as ideias por meio de explicação ou exemplificação de informações, fatos e opiniões, justificando o ponto de vista.
Atingir 200 pontos requer que as ideias sejam apresentadas de forma consistente e organizada, configurando autoria.
A C4 foca na estrutura lógica e formal da redação, investigando se o candidato demonstra conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Coesão e Coerência: Avalia a articulação das ideias e a sequenciação coerente do texto.
Operadores Argumentativos: Uso correto de expressões que ligam ideias (ex: porém, assim como, desse modo, portanto, ademais, outrossim).
Ausência de articulação entre orações, frases e parágrafos.
Ausência de paragrafação (escrever o texto em um único parágrafo).
Emprego de conectores que não estabelecem relação lógica ou prejudicam a mensagem.
Repetição ou substituição inadequada de palavras (falta de variedade de sinônimos, pronomes, advérbios).
Para 200 pontos, o candidato deve articular bem as partes do texto e apresentar repertório diversificado de recursos coesivos.
A C5 é exclusiva do ENEM e exige a elaboração de uma proposta de solução para o problema abordado, demonstrando respeito aos valores humanos e à diversidade sociocultural. Esta proposta deve ser coerente com a tese e a discussão desenvolvida no texto.
Para obter a pontuação máxima, o candidato deve elaborar muito bem a proposta, garantindo que ela seja detalhada e relacionada ao tema e à discussão.
A introdução deve ser formulada em três passos, estabelecendo a contextualização, a problematização e o seu ponto de vista:
Passo | Função | Dica Estratégica |
1. Repertório de Apresentação | Apresenta o tema e contextualiza. Use um RSC legitimado, pertinente e produtivo (filme, citação de autoridade, fato histórico, lei como a CF/88). | “Na obra audiovisual ‘X’, é retratada a história... O Artigo ‘X’ da Constituição Federal de 1988 assegura o direito à/ao...” |
2. Problematização do Tema | Relaciona o repertório com a realidade brasileira, apresentando o tema de forma problemática. | “De maneira análoga, no Brasil, o [tema] representa um complexo desafio a ser sanado.” Lembre-se de usar todas as palavras-chave do tema. |
3. Apresentação das Teses | Apresenta as duas causas (Tese 1 e Tese 2) que serão defendidas nos desenvolvimentos (D1 e D2). | “Nesse sentido, configuram-se como causas a [tese 1] e a [tese 2].” (Ajuda o corretor a identificar seu Projeto de Texto para a C3). |
Dúvidas Comuns na Introdução:
Devo começar com conectivo? Não há necessidade, já que não há parágrafo anterior para conectar. O foco é a coesão dentro do parágrafo.
Posso usar um repertório genérico? O repertório deve ser coerente com o tema e a tese. Um repertório genérico pode ser menos produtivo.
Cada parágrafo de desenvolvimento (D1 e D2) deve apresentar e comprovar um argumento (uma tese).
Passo | Função | Dica Estratégica |
1. Tópico Frasal | Retoma o argumento (Tese 1 ou Tese 2) que será trabalhado naquele parágrafo. Deve ser claro e evitar frases vagas. | Para D1: “Diante desse cenário, insta salientar a [tese 1] no revés.” Para D2: “Observa-se, além disso, a [tese 2] como uma outra questão associada ao problema.” Use conectivos de adição (Ademais, Outrossim, Além disso) no D2. |
2. Repertório de Embasamento | Apresenta a prova, o dado, a citação ou o fato histórico que sustenta a tese. | “Acerca disso, é oportuno rememorar a ideia do filósofo ‘X’, segundo o qual...; Nessa lógica, o livro ‘Y’ retrata...”. |
3. Argumentação | Expõe e aprofunda o raciocínio, explicando a relação entre a tese, o repertório e o tema. Priorize a estratégia Causa x Consequência. | “Nesse quadrante, é preocupante o fato de que X (argumento-causa), o que, por conseguinte, fomenta um quadro de Y (consequência).”. |
4. Fechamento Crítico | Finaliza o parágrafo com uma frase conclusiva, um resumo crítico ou uma reflexão (frase de efeito), usando palavras de juízo de valor. | “Logo, nota-se que a falta [tese problematizada] causa [consequência].” Use palavras como: é inaceitável, é inconcebível, é lamentável. |
As estratégias argumentativas são a maneira como o autor sustenta sua tese. A estratégia de Causa e Consequência é a mais frequente em redações do ENEM e concursos públicos.
Causa e Consequência: Explora a relação de como um aspecto (a causa) leva ao outro (a consequência). O autor deve analisar tanto as causas quanto as consequências com profundidade.
Explicitação: Detalha e ilustra o conceito da tese, utilizando citações e exemplos para esclarecer o ponto de vista teórico (diferente da evidência, que usa dados/provas).
Analogia/Comparação: Estabelece semelhanças ou diferenças entre o problema em diferentes tempos, espaços ou naturezas (ex: violência física vs. psicológica).
Argumento de Autoridade: Citação de um especialista, filósofo ou sociólogo para fundamentar a tese (Ex: Zygmunt Bauman, Djamila Ribeiro, Karl Marx).
Argumento de Provas Concretas: Uso de dados estatísticos, fatos reais, gráficos ou leis (ex: dados do IBGE, Art. 215 da CF).
Para enriquecer o texto e demonstrar domínio linguístico (C1 e C4), utilize:
Conectivos Variados: Ademais, Outrossim, Conquanto, Todavia, No entanto, Nesse sentido, Sob esse viés.
Juízo de Valor (Fechamento Crítico): é inaceitável, é inconcebível, é lamentável, é notório que.
Para Apresentar Argumentação: de acordo com, segundo, consoante, para ilustrar, como destaca.
A conclusão da redação é o momento de apresentar a Proposta de Intervenção para o problema social discutido. Ela deve ser completa e articulada à discussão desenvolvida (tese).
Para obter 200 pontos na C5, é necessário responder a cinco perguntas (os 5 elementos) de forma detalhada:
Elemento | Pergunta | O que é Necessário |
1. Ação | O que pode ser feito? | Medida concreta para resolver (ou minimizar) o problema. Deve ser clara e não negativa ou genérica (ex: evitar “O governo deve fazer algo”). |
2. Agente | Quem deve fazer? | O ator social responsável pela execução da ação (ex: Governo Federal, Ministério da Saúde, Mídia, Família, Coletividade, ONG). |
3. Meio | Como fazer? | A maneira ou o modo pelo qual a ação será implementada (ex: por meio de campanhas, através de um depósito mensal, por intermédio de plataformas midiáticas). |
4. Efeito | Para que fazer? | A finalidade da ação ou o resultado pretendido (o que se espera alcançar). |
5. Detalhamento | Há outra informação para detalhar? | Uma informação adicional que especifica, explica, justifica ou desdobra um dos outros 4 elementos (Agente, Ação, Meio, Efeito). |
Exemplo de Detalhamento:
Agente: “Ministério das Mulheres” + Detalhamento (Especificação): “responsável por garantir os direitos dessa parcela da sociedade”.
Ação: “oferecer auxílio financeiro...” + Detalhamento (Justificativa): “visto que elas ficam presas em seus relacionamentos devido às suas necessidades monetárias”.
O respeito aos Direitos Humanos é uma obrigatoriedade inegociável na redação do ENEM. Se a proposta de intervenção desrespeitar os direitos humanos, a nota da Competência V será zerada.
O que é considerado desrespeito (Ações Proibidas):
Defesa de tortura, mutilação, execução sumária e qualquer forma de "justiça com as próprias mãos".
Incitação a qualquer tipo de violência motivada por questões de raça, etnia, gênero, credo, opinião política, condição física, origem geográfica ou socioeconômica.
Explicitação de qualquer forma de discurso de ódio (voltado contra grupos sociais específicos).
Observação de Exceção: Propostas como prisão perpétua e pena de morte, embora controversas, não são consideradas desrespeito aos direitos humanos no contexto da correção do ENEM, pois se entende que é papel do Estado julgar e executar tais punições.
A proposta de intervenção deve estar articulada com a discussão desenvolvida nos parágrafos de desenvolvimento (D1 e D2).
Importante: É possível apresentar apenas uma proposta completa que englobe os dois argumentos (Tese 1 e Tese 2). Se a proposta for completa, a nota da C5 será 200, mas se ela for mal relacionada ao projeto de texto (abordando apenas uma parte da tese), a penalização será na C3 (Projeto de Texto).
O domínio da C1 (Norma Culta) é crucial e muitas vezes negligenciado pelos estudantes. Muitos dos erros que geram a perda de pontos na C1 são frequentemente cobrados em questões de gramática de Concursos Públicos:
Regência e Concordância: Verifique a correta relação entre verbos/nomes e seus complementos (regência verbal/nominal) e a concordância entre sujeito e verbo, ou nome e adjetivo.
Pontuação e Paralelismo Sintático: A pontuação inadequada, especialmente o uso incorreto de vírgulas (como separar sujeito e predicado), é um erro comum. O paralelismo sintático garante a simetria e clareza em construções complexas.
Emprego de Pronomes: Uso correto de pronomes relativos, demonstrativos e, em especial, a colocação pronominal (ênclise, próclise, mesóclise), dependendo do registro formal.
Dica de Estudo (C1): Além de treinar a redação, é fundamental fazer exercícios específicos de acentuação, pontuação e sintaxe para fortalecer a C1 e auxiliar também na prova de Linguagens.
Lembre-se: todo tema do ENEM é um problema social com origens (causas). Suas teses (Tese 1 e Tese 2) devem ser as causas que você irá defender nos desenvolvimentos.
Exemplos de teses comuns em temas de ordem social:
Omissão/Negligência Estatal: O governo falha em cumprir seu papel de garantir direitos básicos (educação, dignidade, bem-estar).
Herança Histórica/Cultural: O problema tem raízes indissociáveis ao passado (machismo, patriarcado, raízes coloniais, racismo estrutural).
Desconhecimento Populacional/Estigma Social: A falta de debate, preconceito ou aversão de parte da sociedade fomenta o problema.
Pratique Constantemente: A excelência na escrita só é alcançada com a prática. Treine redações pelo menos duas vezes por semana, abordando diferentes eixos temáticos.
Amplie seu Repertório: Busque conhecimento em diversas áreas (livros, noticiários, documentários) para ter argumentos amplos e fortes. Um bom repertório pode garantir pontos nas Competências II, III e V.
Use Referenciais Teóricos Coringas: Memorize citações e referenciais teóricos que se encaixem em eixos temáticos amplos (saúde, educação, tecnologia) para fortalecer sua argumentação, especialmente se o tema da prova for inesperado.
Projeto de Texto é Prioridade: Planeje seus argumentos e a estrutura antes de começar a escrever, garantindo que a introdução, os desenvolvimentos e a conclusão estejam bem amarrados e coerentes (C3).
Dominando estes cinco critérios e aplicando a estrutura detalhada, você estará no caminho certo para a pontuação máxima na Redação do ENEM e para o sucesso em qualquer prova que exija o domínio do texto dissertativo-argumentativo.