Volitivo
  • Home
  • Questões
  • Material de apoio
  • Disciplina
  • Blog
  • Sobre
  • Contato
Log inSign up

Footer

Volitivo
FacebookTwitter

Plataforma

  • Home
  • Questões
  • Material de apoio
  • Disciplina
  • Blog
  • Sobre
  • Contato

Recursos

  • Política de privacidade
  • Termos de uso
Aprenda mais rápido com a Volitivo

Resolva questões de concursos públicos, enem, vestibulares e muito mais gratuitamente.

©Todos os direitos reservados a Volitivo.

27/09/2025 • 14 min de leitura
Atualizado em 27/09/2025

Estrutura da Redação do ENEM

ESTRUTURA DA REDAÇÃO DO ENEM E AS 5 COMPETÊNCIAS PARA A NOTA 1000

Preparar-se para a redação do ENEM não é fácil, mas é plenamente possível alcançar um resultado satisfatório, especialmente a Nota 1000. O segredo reside em entender e dominar os critérios de avaliação, que são baseados em cinco competências.

Nível 1: Fundamentos Iniciais – O Tipo Textual e a Macroestrutura

1.1. O que é o Texto Dissertativo-Argumentativo?

O texto exigido no ENEM é sempre do tipo dissertativo-argumentativo em prosa, na modalidade escrita formal da língua portuguesa.

  1. Dissertar significa discutir ou explicar o tema.

  2. Argumentar significa defender um ponto de vista (tese) sobre o tema, apoiando-o em argumentos consistentes e fatos.

  3. Estrutura: Você deve organizar o texto de maneira clara e coesa.

O tema da redação do ENEM é sempre de ordem social, científica, cultural ou política, focando em um problema social. Sua tese deve focar na causa desse problema, sendo o coração do seu texto.

1.2. Qual é a Estrutura da Redação do ENEM? (Macroestrutura)

A estrutura da redação dissertativo-argumentativa no ENEM deve ser construída em quatro parágrafos:

Parágrafo

Função Principal

1. Introdução

Apresentar o tema e a tese (seu ponto de vista).

2. Desenvolvimento 1 (D1)

Defender a Tese 1 (Primeira causa/argumento).

3. Desenvolvimento 2 (D2)

Defender a Tese 2 (Segunda causa/argumento).

4. Conclusão

Apresentar a Proposta de Intervenção (solução detalhada).

É crucial que essa estrutura seja respeitada, pois o não atendimento à estrutura dissertativo-argumentativa resulta em nota zero na Competência II.


Nível 2: Os Critérios de Avaliação – As 5 Competências do ENEM

A redação é avaliada com base em cinco competências, e cada uma vale até 200 pontos, totalizando a nota máxima de 1000 pontos. A nota é determinada pelo domínio demonstrado em cada critério, variando de precário (40 pontos) a ótimo (200 pontos).

2.1. Competência I: Domínio da Norma Culta

A Competência I (C1) avalia o domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. Esta é a competência que mais se assemelha aos critérios de correção de português em Concursos Públicos, sendo essencial para garantir a credibilidade do texto.

Aspectos Avaliados na C1

Detalhamento e Dicas

Estrutura Sintática

Avalia a construção das frases. Períodos devem ser bem estruturados e completos, com fluidez e clareza. Para notas altas, use construções complexas, como orações subordinadas e intercaladas, mas com clareza. Evite períodos truncados ou justapostos (desconectados).

Desvios Gramaticais

Regras de regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal, pontuação, crase, e emprego de pronomes.

Convenções da Escrita

Acentuação, ortografia, uso de hífen e emprego correto de letras maiúsculas e minúsculas.

Escolha de Registro

Adequação à modalidade formal, evitando gírias, marcas de oralidade e registro informal.

Escolha Vocabular

Uso de vocabulário preciso, onde as palavras são usadas em seu sentido correto e são apropriadas ao contexto. Evitar repetição excessiva de palavras.

Para atingir 200 pontos na C1, o candidato deve demonstrar excelente domínio da modalidade formal. Desvios gramaticais ou de convenções são aceitos somente como excepcionalidade e não devem caracterizar reincidência.

2.2. Competência II: Compreensão, Estrutura e Repertório Sociocultural

A C2 avalia a compreensão da proposta de redação (tema) e a aplicação do texto dissertativo-argumentativo, integrando leitura e escrita.

Aspectos Avaliados na C2

Detalhamento e Dicas

Compreensão do Tema

O tema é o centro do texto. É fundamental desenvolver o ponto de vista a partir dele.

Estrutura Textual

O texto deve ser um dissertativo-argumentativo bem estruturado (Introdução, Argumentação e Conclusão).

Repertório Sociocultural

Uso de conceitos de várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema.

Como evitar a Fuga ao Tema (Tangenciamento)

A fuga ao tema é um erro grave que pode anular a redação (nota zero).

  • Fuga Total (Nota 0): O candidato não faz menção ao tema proposto, nem em seu nível amplo, nem no específico.

  • Fuga Parcial (Tangenciamento) (Nota 40 ou menos na C2/C5): O candidato aborda o assunto geral (nível amplo), mas não o problema específico (nível específico).

    • Dica Prática: Na introdução, use todas as palavras-chave da frase-tema ou seus sinônimos claros para garantir a abordagem completa.

O Repertório Sociocultural Produtivo

O repertório sociocultural (RSC) é o conjunto de conhecimentos adquiridos através de fatos históricos, notícias, filmes, livros, referências científicas e culturais. Para pontuar 200 na C2, o repertório deve ser produtivo e a argumentação consistente.

Para usar o RSC corretamente, ele precisa ser:

  1. Legitimado: Proveniente de fonte confiável, com domínio e exatidão (ex: citação correta de um sociólogo ou artigo da Constituição Federal).

  2. Pertinente: Ter relação clara com o tema e a tese, contribuindo efetivamente para o debate.

  3. Produtivo: Fazer o leitor refletir, não sendo clichê ou óbvio demais.

2.3. Competência III: Seleção, Organização e Autoria

A C3 avalia a capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. Em essência, ela analisa o Projeto de Texto.

Para obter uma boa nota na C3, o candidato deve:

  • Apresentar claramente seu ponto de vista (tese) e os argumentos que o sustentam.

  • Garantir um bom encadeamento das ideias, com coerência entre os parágrafos, evitando repetições desnecessárias ou saltos temáticos (mudanças abruptas).

  • Desenvolver as ideias por meio de explicação ou exemplificação de informações, fatos e opiniões, justificando o ponto de vista.

  • Atingir 200 pontos requer que as ideias sejam apresentadas de forma consistente e organizada, configurando autoria.

2.4. Competência IV: Mecanismos Linguísticos

A C4 foca na estrutura lógica e formal da redação, investigando se o candidato demonstra conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

  • Coesão e Coerência: Avalia a articulação das ideias e a sequenciação coerente do texto.

  • Operadores Argumentativos: Uso correto de expressões que ligam ideias (ex: porém, assim como, desse modo, portanto, ademais, outrossim).

O que prejudica a nota na C4:
  1. Ausência de articulação entre orações, frases e parágrafos.

  2. Ausência de paragrafação (escrever o texto em um único parágrafo).

  3. Emprego de conectores que não estabelecem relação lógica ou prejudicam a mensagem.

  4. Repetição ou substituição inadequada de palavras (falta de variedade de sinônimos, pronomes, advérbios).

Para 200 pontos, o candidato deve articular bem as partes do texto e apresentar repertório diversificado de recursos coesivos.

2.5. Competência V: Proposta de Intervenção (A Solução Detalhada)

A C5 é exclusiva do ENEM e exige a elaboração de uma proposta de solução para o problema abordado, demonstrando respeito aos valores humanos e à diversidade sociocultural. Esta proposta deve ser coerente com a tese e a discussão desenvolvida no texto.

Para obter a pontuação máxima, o candidato deve elaborar muito bem a proposta, garantindo que ela seja detalhada e relacionada ao tema e à discussão.


Nível 3: Microestrutura da Redação – Passo a Passo para o Parágrafo Perfeito

3.1. Estrutura da Introdução (3 Passos)

A introdução deve ser formulada em três passos, estabelecendo a contextualização, a problematização e o seu ponto de vista:

Passo

Função

Dica Estratégica

1. Repertório de Apresentação

Apresenta o tema e contextualiza. Use um RSC legitimado, pertinente e produtivo (filme, citação de autoridade, fato histórico, lei como a CF/88).

“Na obra audiovisual ‘X’, é retratada a história... O Artigo ‘X’ da Constituição Federal de 1988 assegura o direito à/ao...”

2. Problematização do Tema

Relaciona o repertório com a realidade brasileira, apresentando o tema de forma problemática.

“De maneira análoga, no Brasil, o [tema] representa um complexo desafio a ser sanado.” Lembre-se de usar todas as palavras-chave do tema.

3. Apresentação das Teses

Apresenta as duas causas (Tese 1 e Tese 2) que serão defendidas nos desenvolvimentos (D1 e D2).

“Nesse sentido, configuram-se como causas a [tese 1] e a [tese 2].” (Ajuda o corretor a identificar seu Projeto de Texto para a C3).

Dúvidas Comuns na Introdução:

  • Devo começar com conectivo? Não há necessidade, já que não há parágrafo anterior para conectar. O foco é a coesão dentro do parágrafo.

  • Posso usar um repertório genérico? O repertório deve ser coerente com o tema e a tese. Um repertório genérico pode ser menos produtivo.

3.2. Estrutura do Desenvolvimento (4 Passos)

Cada parágrafo de desenvolvimento (D1 e D2) deve apresentar e comprovar um argumento (uma tese).

Passo

Função

Dica Estratégica

1. Tópico Frasal

Retoma o argumento (Tese 1 ou Tese 2) que será trabalhado naquele parágrafo. Deve ser claro e evitar frases vagas.

Para D1: “Diante desse cenário, insta salientar a [tese 1] no revés.” Para D2: “Observa-se, além disso, a [tese 2] como uma outra questão associada ao problema.” Use conectivos de adição (Ademais, Outrossim, Além disso) no D2.

2. Repertório de Embasamento

Apresenta a prova, o dado, a citação ou o fato histórico que sustenta a tese.

“Acerca disso, é oportuno rememorar a ideia do filósofo ‘X’, segundo o qual...; Nessa lógica, o livro ‘Y’ retrata...”.

3. Argumentação

Expõe e aprofunda o raciocínio, explicando a relação entre a tese, o repertório e o tema. Priorize a estratégia Causa x Consequência.

“Nesse quadrante, é preocupante o fato de que X (argumento-causa), o que, por conseguinte, fomenta um quadro de Y (consequência).”.

4. Fechamento Crítico

Finaliza o parágrafo com uma frase conclusiva, um resumo crítico ou uma reflexão (frase de efeito), usando palavras de juízo de valor.

“Logo, nota-se que a falta [tese problematizada] causa [consequência].” Use palavras como: é inaceitável, é inconcebível, é lamentável.

Estratégias Argumentativas

As estratégias argumentativas são a maneira como o autor sustenta sua tese. A estratégia de Causa e Consequência é a mais frequente em redações do ENEM e concursos públicos.

  • Causa e Consequência: Explora a relação de como um aspecto (a causa) leva ao outro (a consequência). O autor deve analisar tanto as causas quanto as consequências com profundidade.

  • Explicitação: Detalha e ilustra o conceito da tese, utilizando citações e exemplos para esclarecer o ponto de vista teórico (diferente da evidência, que usa dados/provas).

  • Analogia/Comparação: Estabelece semelhanças ou diferenças entre o problema em diferentes tempos, espaços ou naturezas (ex: violência física vs. psicológica).

  • Argumento de Autoridade: Citação de um especialista, filósofo ou sociólogo para fundamentar a tese (Ex: Zygmunt Bauman, Djamila Ribeiro, Karl Marx).

  • Argumento de Provas Concretas: Uso de dados estatísticos, fatos reais, gráficos ou leis (ex: dados do IBGE, Art. 215 da CF).

3.3. Palavras que Enriquecem a Redação

Para enriquecer o texto e demonstrar domínio linguístico (C1 e C4), utilize:

  • Conectivos Variados: Ademais, Outrossim, Conquanto, Todavia, No entanto, Nesse sentido, Sob esse viés.

  • Juízo de Valor (Fechamento Crítico): é inaceitável, é inconcebível, é lamentável, é notório que.

  • Para Apresentar Argumentação: de acordo com, segundo, consoante, para ilustrar, como destaca.


Nível 4: A Proposta de Intervenção

A conclusão da redação é o momento de apresentar a Proposta de Intervenção para o problema social discutido. Ela deve ser completa e articulada à discussão desenvolvida (tese).

4.1. Os 5 Elementos Obrigatórios da Proposta de Intervenção

Para obter 200 pontos na C5, é necessário responder a cinco perguntas (os 5 elementos) de forma detalhada:

Elemento

Pergunta

O que é Necessário

1. Ação

O que pode ser feito?

Medida concreta para resolver (ou minimizar) o problema. Deve ser clara e não negativa ou genérica (ex: evitar “O governo deve fazer algo”).

2. Agente

Quem deve fazer?

O ator social responsável pela execução da ação (ex: Governo Federal, Ministério da Saúde, Mídia, Família, Coletividade, ONG).

3. Meio

Como fazer?

A maneira ou o modo pelo qual a ação será implementada (ex: por meio de campanhas, através de um depósito mensal, por intermédio de plataformas midiáticas).

4. Efeito

Para que fazer?

A finalidade da ação ou o resultado pretendido (o que se espera alcançar).

5. Detalhamento

Há outra informação para detalhar?

Uma informação adicional que especifica, explica, justifica ou desdobra um dos outros 4 elementos (Agente, Ação, Meio, Efeito).

Exemplo de Detalhamento:

  • Agente: “Ministério das Mulheres” + Detalhamento (Especificação): “responsável por garantir os direitos dessa parcela da sociedade”.

  • Ação: “oferecer auxílio financeiro...” + Detalhamento (Justificativa): “visto que elas ficam presas em seus relacionamentos devido às suas necessidades monetárias”.

4.2. A Regra Crítica: O Respeito aos Direitos Humanos

O respeito aos Direitos Humanos é uma obrigatoriedade inegociável na redação do ENEM. Se a proposta de intervenção desrespeitar os direitos humanos, a nota da Competência V será zerada.

O que é considerado desrespeito (Ações Proibidas):

  • Defesa de tortura, mutilação, execução sumária e qualquer forma de "justiça com as próprias mãos".

  • Incitação a qualquer tipo de violência motivada por questões de raça, etnia, gênero, credo, opinião política, condição física, origem geográfica ou socioeconômica.

  • Explicitação de qualquer forma de discurso de ódio (voltado contra grupos sociais específicos).

Observação de Exceção: Propostas como prisão perpétua e pena de morte, embora controversas, não são consideradas desrespeito aos direitos humanos no contexto da correção do ENEM, pois se entende que é papel do Estado julgar e executar tais punições.

4.3. Articulação com o Projeto de Texto (C3 e C5)

A proposta de intervenção deve estar articulada com a discussão desenvolvida nos parágrafos de desenvolvimento (D1 e D2).

  • Importante: É possível apresentar apenas uma proposta completa que englobe os dois argumentos (Tese 1 e Tese 2). Se a proposta for completa, a nota da C5 será 200, mas se ela for mal relacionada ao projeto de texto (abordando apenas uma parte da tese), a penalização será na C3 (Projeto de Texto).

Nível 5: Exceções, Matérias Cobradas em Concursos e Dicas Finais

5.1. Tópicos de Gramática Críticos

O domínio da C1 (Norma Culta) é crucial e muitas vezes negligenciado pelos estudantes. Muitos dos erros que geram a perda de pontos na C1 são frequentemente cobrados em questões de gramática de Concursos Públicos:

  • Regência e Concordância: Verifique a correta relação entre verbos/nomes e seus complementos (regência verbal/nominal) e a concordância entre sujeito e verbo, ou nome e adjetivo.

  • Pontuação e Paralelismo Sintático: A pontuação inadequada, especialmente o uso incorreto de vírgulas (como separar sujeito e predicado), é um erro comum. O paralelismo sintático garante a simetria e clareza em construções complexas.

  • Emprego de Pronomes: Uso correto de pronomes relativos, demonstrativos e, em especial, a colocação pronominal (ênclise, próclise, mesóclise), dependendo do registro formal.

Dica de Estudo (C1): Além de treinar a redação, é fundamental fazer exercícios específicos de acentuação, pontuação e sintaxe para fortalecer a C1 e auxiliar também na prova de Linguagens.

5.2. A Tese e as Causas do Problema

Lembre-se: todo tema do ENEM é um problema social com origens (causas). Suas teses (Tese 1 e Tese 2) devem ser as causas que você irá defender nos desenvolvimentos.

Exemplos de teses comuns em temas de ordem social:

  1. Omissão/Negligência Estatal: O governo falha em cumprir seu papel de garantir direitos básicos (educação, dignidade, bem-estar).

  2. Herança Histórica/Cultural: O problema tem raízes indissociáveis ao passado (machismo, patriarcado, raízes coloniais, racismo estrutural).

  3. Desconhecimento Populacional/Estigma Social: A falta de debate, preconceito ou aversão de parte da sociedade fomenta o problema.

5.3. Dicas Finais para Alavancar sua Nota

  1. Pratique Constantemente: A excelência na escrita só é alcançada com a prática. Treine redações pelo menos duas vezes por semana, abordando diferentes eixos temáticos.

  2. Amplie seu Repertório: Busque conhecimento em diversas áreas (livros, noticiários, documentários) para ter argumentos amplos e fortes. Um bom repertório pode garantir pontos nas Competências II, III e V.

  3. Use Referenciais Teóricos Coringas: Memorize citações e referenciais teóricos que se encaixem em eixos temáticos amplos (saúde, educação, tecnologia) para fortalecer sua argumentação, especialmente se o tema da prova for inesperado.

  4. Projeto de Texto é Prioridade: Planeje seus argumentos e a estrutura antes de começar a escrever, garantindo que a introdução, os desenvolvimentos e a conclusão estejam bem amarrados e coerentes (C3).

Dominando estes cinco critérios e aplicando a estrutura detalhada, você estará no caminho certo para a pontuação máxima na Redação do ENEM e para o sucesso em qualquer prova que exija o domínio do texto dissertativo-argumentativo.