Volitivo
  • Home
  • Questões
  • Material de apoio
  • Disciplina
  • Blog
  • Sobre
  • Contato
Log inSign up

Footer

Volitivo
FacebookTwitter

Plataforma

  • Home
  • Questões
  • Material de apoio
  • Disciplina
  • Blog
  • Sobre
  • Contato

Recursos

  • Política de privacidade
  • Termos de uso
Aprenda mais rápido com a Volitivo

Resolva questões de concursos públicos, enem, vestibulares e muito mais gratuitamente.

©Todos os direitos reservados a Volitivo.

20/09/2025 • 11 min de leitura
Atualizado em 20/09/2025

Figuras de Linguagem que Mais Caem.

Figuras de Linguagem que Mais Caem no ENEM, Vestibulares e Concursos Públicos – Do Zero à Aprovação

Dominar as Figuras de Linguagem é essencial para conquistar a aprovação, seja no ENEM, em Vestibulares ou em Concursos Públicos. Elas são ferramentas secretas que ampliam a força das palavras, permitindo que autores e oradores transmitam emoções, sensações e ideias de forma mais expressiva, fugindo do sentido literal (denotativo).

As questões em provas frequentemente exigem que o estudante não apenas memorize definições, mas que compreenda o efeito de sentido que cada figura provoca no texto. Entender a intenção por trás desses recursos — como a metáfora pode transformar a compreensão de um poema ou a ironia pode revelar uma crítica escondida — é o diferencial para garantir pontos preciosos.


INTRODUÇÃO: O QUE SÃO E COMO SE CLASSIFICAM AS FIGURAS DE LINGUAGEM (Nível 0)

Figuras de Linguagem, também chamadas de figuras de estilo, são recursos estilísticos usados para dar maior ênfase, força, colorido, intensidade e beleza à comunicação. O sentido que elas aplicam ao texto não é o literal, caracterizando uma linguagem conotativa.

O número de figuras varia, mas a maioria dos livros didáticos reconhece entre 30 e 40 figuras, organizadas em quatro grupos principais:

  1. Figuras de Palavras (ou Semânticas): Associadas ao significado das palavras.

  2. Figuras de Pensamento: Trabalham com a combinação de pensamentos e ideias.

  3. Figuras de Construção (ou Sintaxe): Alteram ou interferem na estrutura gramatical da sentença.

  4. Figuras de Som (ou Harmonia/Fonéticas): Relacionadas à sonoridade das palavras.


ORDEM DIDÁTICA E NUMERADA: AS FIGURAS QUE MAIS CAEM

As figuras de linguagem são um tema recorrente e fundamental em provas de Português, Literatura, Gramática e Interpretação de Textos. As figuras mais frequentes em provas de ENEM e Concursos incluem: Metáfora, Comparação, Metonímia, Hipérbole, Eufemismo, Personificação, Antítese, Paradoxo, Ironia e, mais recentemente, Anáfora.

NÍVEL 1: AS MAIS FÁCEIS DE IDENTIFICAR (Foco na Clareza e Simplicidade)

1. Comparação (Símile)

A Comparação estabelece uma relação de semelhança de forma explícita. Ela aproxima dois termos, mantendo o elemento comparativo.

  • Palavras-chave: Usa conectivos como “como”, “assim”, “tal qual”, “feito”.

  • Exemplo: “Aquela pessoa é tão forte como um trator”.

  • Cobrança em Provas: É frequentemente cobrada em contraste direto com a Metáfora, sendo o ponto de partida para entender a linguagem figurada.

2. Onomatopeia

A Onomatopeia é uma Figura de Som que imita ou reproduz o som das palavras.

  • Exemplo: “O tic-tac do relógio não me deixava dormir.”. O “Buááá” do choro ou o som de batida “Tchan! Slam!” em tirinhas também são onomatopeias.

  • Cobrança em Provas: Comum em tirinhas e quadrinhos (como no caso do personagem Hagar, que representa o som de alimentação).

3. Hipérbole

A Hipérbole é um exagero intencional na expressão para enfatizar uma ideia ou emoção, comunicando intensidade.

  • Exemplo: “Estou morrendo de fome!” (A ideia não é literal, mas comunica intensidade). “Já disse isso a você um milhão de vezes!”.

  • Cobrança em Provas: É uma das figuras mais frequentes, usada para mostrar sentimentos fortes ou destacar uma crítica. Ex: “silenciar por um século”.

4. Eufemismo

O Eufemismo é a suavização de uma expressão ou ideia considerada desagradável, triste ou chocante.

  • Exemplo: “Ele passou desta para melhor” (para suavizar a ideia de morrer). Outro exemplo é “a Indesejada das gentes” como eufemismo para “morte”.

  • Cobrança em Provas: Aparece frequentemente em textos jornalísticos ou poéticos quando o autor evita o impacto direto.


NÍVEL 2: AS "CAMPEÃS" E AS DÚVIDAS CRUCIAIS (Foco nas Semânticas e nos Contrastes)

Este é o nível mais importante, pois abrange as figuras mais cobradas e as que geram mais confusão nas provas.

5. Metáfora

A Metáfora é a campeã de cobrança no ENEM e vestibulares. Ela é uma Comparação Implícita. Ocorre quando há a substituição de um termo por outro com base em uma relação de semelhança imaginária.

  • Exemplo: “Ele é um leão em campo.” (Implica coragem, força, ferocidade). “Minha vida é um trem desgovernado”.

  • Dúvida Comum (Metáfora vs. Comparação): A metáfora não utiliza conectivos comparativos (como, tal qual), transferindo a característica diretamente. A Comparação usa esses conectivos.

6. Metonímia

A Metonímia é a substituição de uma palavra por outra com a qual mantém uma relação de proximidade lógica, associação ou contiguidade.

  • Exemplos Clássicos:

    • Autor pela Obra: “Li Machado de Assis.” (Em vez de “Li a obra de Machado de Assis”).

    • Parte pelo Todo: “Preciso de um teto para morar.” (Teto pela casa toda).

    • Continente pelo Conteúdo: “Bebeu o cálice todo.” (Cálice pelo líquido).

  • Dúvida Comum (Metonímia vs. Metáfora): A Metonímia baseia-se em uma relação de proximidade lógica (autor cria a obra); a Metáfora baseia-se em semelhança (a vida se parece com um trem desgovernado).

7. Personificação (ou Prosopopeia)

A Personificação (ou Prosopopeia) é a atribuição de características, ações ou sentimentos humanos a seres inanimados, objetos, fenômenos da natureza ou ideias.

  • Exemplo: “O vento sussurrava segredos entre as árvores.”. “A cidade acordou triste”. “O medo perambulava pela aldeia”.

  • Ponto Prioritário para Concursos (Personificação vs. Catacrese):

    • A Personificação atribui ações ou atitudes humanas (o vento sussurra).

    • A Catacrese (Figura de Palavra) é o emprego impróprio de uma palavra por falta de um termo mais específico, geralmente envolvendo características físicas (ex: dente do alho, perna da mesa, braço da cadeira). Embora a Catacrese use termos humanos, o foco não é a ação, mas a nomeação de algo que não tem nome próprio.

8. Antítese

A Antítese consiste na aproximação de termos ou expressões com sentidos opostos (contrários).

  • Exemplo: “Entre o amor e o ódio, ele vivia em conflito.”. “Amo o dia e odeio a noite.”.

  • O efeito: A oposição se dá no nível das palavras, não prejudicando a coerência da frase.

9. Paradoxo (ou Oxímoro)

O Paradoxo (ou Oxímoro) é a união de ideias aparentemente contraditórias, gerando uma proposição que parece absurda ou ilógica, mas que faz sentido no contexto expressivo.

  • Exemplo: “É ferida que dói e não se sente.” (Como pode doer e não ser sentida?). “Estou cego e vejo.”.

  • Dúvida Crucial (Paradoxo vs. Antítese):

    • A Antítese usa palavras opostas sem gerar contradição lógica (ex: dia/noite).

    • O Paradoxo une ideias contraditórias que criam uma contradição interna e uma aparente ausência de sentido.


NÍVEL 3: IRONIA E AS FIGURAS DE SINTAXE E SOM MAIS COBRADAS

10. Ironia

A Ironia é uma Figura de Pensamento que afirma o contrário do que se quer dizer, geralmente com o objetivo de criticar, satirizar ou provocar humor.

  • Exemplo: “Que dia lindo…” (Dito em um dia de chuva forte). “Aquele menino dela é um santo. Só derrubou minha coleção de discos de vinil três vezes.”.

  • Cobrança em Provas: É muito comum em tirinhas, charges e textos literários onde se busca a leitura crítica.

  • Ponto Prioritário para Concursos (Ironia vs. Sarcasmo): O Sarcasmo é uma forma de ironia, mas costuma ser mais ligado à crítica cruel ou mal-intencionada, com o objetivo de humilhar. A ironia é mais neutra e menos ofensiva.

11. Sinestesia

A Sinestesia é uma Figura de Palavra que mistura diferentes sensações percebidas por órgãos de sentidos distintos.

  • Exemplo: “Ela tem uma voz macia e doce.” (Voz = audição; Macia = tato; Doce = paladar). “Olhar frio” (Frieza = tato; Olhar = visão).

  • Cobrança em Provas: Frequentemente associada a textos poéticos (Simbolismo) que exploram o caráter sensorial.

12. Figuras de Omissão (Elipse e Zeugma)

As Figuras de Omissão são Figuras de Construção que interferem na estrutura gramatical da frase.

  • Elipse: Omissão de um termo que é facilmente subentendido pelo contexto, mesmo que não tenha sido mencionado antes.

    • Exemplo: “(Eu) Tomara você me entenda.”.

  • Zeugma: Omissão de um termo já citado anteriormente. Normalmente acontece com a omissão do verbo.

    • Exemplo: “Fiz a introdução, ele (fez) a conclusão.”.

  • Dúvida Comum (Elipse vs. Zeugma): A Zeugma é considerada um tipo de Elipse, mas a diferença chave está se o termo omitido já apareceu ou não na frase.

13. Anáfora (A Tendência Recente em Concursos 2024/2025)

A Anáfora é a repetição de uma ou mais palavras ou expressões no início de versos ou frases consecutivas.

  • Propósito: Dar ênfase e ritmo ao texto.

  • Exemplo: “Se você grita, se você chora, se você implora…”.

  • Cobrança em Provas: A anáfora tem sido uma das figuras de sintaxe mais cobradas recentemente em concursos, sendo considerada uma "modinha" ou tendência atual. É fundamental saber identificá-la em poemas ou discursos.

14. Pleonasmo

O Pleonasmo é a repetição intencional de ideias ou palavras para reforçar e intensificar o sentido.

  • Exemplo Estilístico: “Ó mar salgado, quanto do teu sal são lágrimas de Portugal.” (O mar é, por natureza, salgado, a repetição é para ênfase poética).

  • Atenção (Pleonasmo vs. Vício de Linguagem): O uso do pleonasmo é considerado um vício de linguagem (repetição desnecessária) em textos não literários (ex: subir para cima, entrar para dentro). No entanto, quando utilizado de forma expressiva e intencional pelo autor, ele se configura como uma figura de linguagem válida.


EXCEÇÕES E CONTEÚDOS PRIORITÁRIOS PARA CONCURSOS E VESTIBULARES

Para além das campeãs (Metáfora, Metonímia, Hipérbole, Ironia, Personificação), outros conceitos devem ser dominados, especialmente em provas que buscam o detalhe:

Figuras de Palavras (Semânticas)

  • Catacrese: Uso impróprio de termo por não haver um mais específico, geralmente fixado pelo uso (Ex: boca do fogão).

  • Perífrase (Antonomásia): Substituição de um nome ou expressão por outro que o identifique facilmente (Ex: o Rei das Selvas por o leão, Terra da Garoa por São Paulo).

Figuras de Pensamento

  • Litote: Suaviza uma ideia, semelhante ao eufemismo, mas usando a negação do contrário (Ex: Não é que sejam más companhias…).

Figuras de Construção (Sintaxe)

  • Hipérbato: Inversão da ordem direta dos termos da oração (Ex: Ouviram do Ipiranga as margens plácidas).

  • Polissíndeto: Repetição de conectivos para ênfase e ritmo (Ex: e falavam e cantavam e riam).

  • Assíndeto: Omissão intencional de conectivos, sendo o oposto do polissíndeto.

  • Silepse: Concordância com a ideia ou termo oculto, e não com o que está expresso (pode ser de gênero, número ou pessoa).

Figuras de Som (Harmonia)

  • Aliteração: Repetição de sons consonantais em sequência. (Ex: O rato roeu a roupa do rei de Roma).

  • Paronomásia: Repetição de palavras com sons parecidos (parônimos), mas significados diferentes (Ex: cavaleiro/cavalheiro).


PERGUNTAS ESTRATÉGICAS: COMO INTERPRETAR QUESTÕES DE FIGURAS DE LINGUAGEM

Muitas vezes, a questão não pergunta o nome da figura, mas sim o efeito que ela produz no texto.

Pergunta Objevtiva

Figura de Linguagem

AssociadaEfeito e Objetivo

Qual recurso cria um exagero para intensificar a emoção?

Hipérbole

Causar impacto emocional ou destacar uma crítica.

Qual figura utiliza um termo para suavizar uma situação desagradável?

Eufemismo

Evitar o impacto direto ou tornar o conteúdo mais brando.

Qual figura aproxima ideias ou palavras opostas sem quebrar a coerência?

Antítese

Destacar polaridades ou contrastes.

Qual figura une ideias contraditórias que geram um absurdo aparente?

Paradoxo

Criar uma contradição interna como efeito de estilo, convidando à reflexão.

Qual figura atribui ações humanas a seres não humanos?

Personificação (Prosopopeia)

Dar vida à cena, estimular a imaginação e ampliar a expressividade.

Qual recurso utiliza a repetição de termos no início de versos?

Anáfora

Dar ênfase e ritmo ao discurso.

Qual figura permite ao autor dizer o oposto do que realmente quer, geralmente com crítica?

Ironia

Criticar ou provocar humor.


DICAS ESTRATÉGICAS DE ESTUDO

Para ser encontrado pelas mecânicas de busca atuais e, mais importante, para dominar o tema, você deve focar em prática e interpretação de contexto.

  1. Priorize as Campeãs: Domine Metáfora, Comparação, Metonímia, Hipérbole, Ironia e Personificação primeiro.

  2. Foque no Efeito de Sentido: Nunca apenas decore a definição. Pergunte-se: o que essa construção causa no leitor? Emoção? Contraste? Crítica?.

  3. Diferencie as Semelhantes: Saiba distinguir claramente as duplas Metáfora x Comparação e Antítese x Paradoxo. Essas distinções são frequentemente usadas para confundir o candidato.

  4. Treine com Textos Variados: As figuras de linguagem aparecem em letras de músicas, tirinhas, charges, artigos de opinião e campanhas publicitárias. O ENEM valoriza a leitura crítica e a relação entre elementos verbais e não verbais.

  5. Utilize a Anáfora na Redação: Dominar figuras de linguagem contribui diretamente para a Redação do ENEM. Usar uma Antítese para destacar contrastes ou uma Metáfora para reforçar uma ideia pode enriquecer seu texto. A Anáfora, por dar ênfase e ritmo, é um recurso estilístico poderoso.

  6. Pratique com Questões Recentes: Treinar com questões reais de provas anteriores ajuda a fixar o conteúdo e a reconhecer os padrões de cobrança. Fique atento às tendências de bancas como FGV, CESGRANRIO e IBFC, que costumam dar o conceito da figura na própria questão.

Dominar as figuras de linguagem é aprender a enxergar o texto em profundidade, uma habilidade essencial para qualquer área do conhecimento.