A introdução é o primeiro contato do corretor com a sua prova. Por isso, é fundamental que ela seja impecável para causar uma boa impressão. Na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que exige o gênero textual dissertativo-argumentativo, este parágrafo inicial desempenha três funções vitais: situar o leitor no tema, apresentar a problematização e defender seu ponto de vista (tese).
A estrutura ideal de um texto dissertativo-argumentativo é dividida em três partes principais: introdução (cerca de 25% do texto), desenvolvimento (cerca de 50%) e conclusão (cerca de 25%). O sucesso da redação começa com a abordagem geral do assunto na introdução, indicando a necessidade de discutir o problema em questão.
Para alcançar uma introdução nota 1000 no ENEM, a estrutura deve seguir uma fórmula clara, garantindo que todos os requisitos da Competência 2 sejam atendidos:
Fórmula da Introdução Completa:
Contextualização: Usar conhecimentos de outras áreas (repertório sociocultural) para situar o tema.
Problematização: Afirmar que o tema é um problema vivido pela sociedade que necessita de uma solução.
Apresentação da Tese: Declarar o seu posicionamento claro sobre o assunto.
Citação Breve dos Argumentos (Projeto de Texto): Mencionar de forma concisa os dois argumentos que serão desenvolvidos.
O projeto de texto (o esqueleto da redação) deve ser demonstrado na introdução através da citação breve dos argumentos, o que garante mais pontos na Competência 2 do ENEM.
Os modelos a seguir estão classificados em uma ordem didática e crescente de complexidade e robustez argumentativa (do básico ao avançado em termos de repertório sociocultural).
Estes modelos são os mais diretos e focam na apresentação imediata do tema e da tese, sendo ideais para iniciar a prática.
Este método utiliza a definição ou conceituação da palavra-chave do tema por meio de uma breve explicação. É importante que esta definição não seja uma cópia literal do dicionário.
Vantagem Didática: É o modelo mais fácil para "quebrar o gelo" e começar a escrever.
Exemplo (Tema: O problema da obesidade entre os brasileiros): Obeso é aquele que tem excesso de gordura. Muitos brasileiros, atualmente, sofrem com a obesidade. Este problema possui raízes profundas, de modo que é importante analisá-las e discuti-las. Entre elas estão a mudança de contexto da vida rural para urbana e a rotina intensa de trabalho que provoca o sedentarismo.
Neste modelo, o autor faz uma declaração de impacto ou uma afirmação crítica sobre o tema logo no início, que funciona como a própria tese inicial.
Vantagem Didática: Força o aluno a ter um posicionamento claro desde o primeiro momento.
Exemplo (Tema: A persistência da violência contra a mulher): O Brasil é uma nação historicamente machista e violenta, o que é perceptível ao analisarmos a persistência das agressões contra as mulheres mesmo depois das recentes medidas legais.
A introdução começa com perguntas que têm relação direta com o tema. Atenção: todas as questões levantadas precisam, obrigatoriamente, ser respondidas ao longo do desenvolvimento do texto.
Vantagem Didática: Desperta o interesse do leitor (curiosidade) e já direciona os argumentos.
Exemplo (Tema: O problema da obesidade entre os brasileiros): Qual é a origem do problema da obesidade no Brasil e no mundo? Fica evidente que essa questão precisa ser discutida, uma vez que o número de pessoas em situação de sobrepeso só cresce - principalmente entre os brasileiros.
Estes modelos exigem a mobilização de repertório sociocultural mais específico, o que é fundamental para a Competência 2 do ENEM e para dar credibilidade à argumentação.
A introdução é desenvolvida a partir da citação (direta ou indireta) de uma figura importante da sociedade (filósofos, educadores, cientistas, autores). A citação e o autor devem estar estritamente relacionados ao tema.
Vantagem Didática/ENEM: Demonstra domínio de repertório e facilita a contextualização.
Exemplo (Tema: Desafios da educação no Brasil do século XXI): O educador e filósofo brasileiro Paulo Freire afirmava que “se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. Analisando o pensamento e relacionando-o à realidade da educação no Brasil, percebe-se a necessidade de um olhar mais atento para o aprimoramento do sistema de ensino.
Consiste em partir de dados estatísticos comprovados ou referências a um fato noticiado de grande repercussão. Isso fortalece o posicionamento e a argumentação.
Vantagem Didática/Robustez: Confere factualidade e autoridade ao texto.
Exemplo com Dados Estatísticos (Tema: O problema da obesidade entre os brasileiros): De acordo com a ONU, 23% da população da América Latina está obesa. Entre esses indivíduos estão os brasileiros, visto que os números da obesidade no país só cresce. Assim, é importante discutir as causas deste problema.
O texto é iniciado com a menção a uma lei, artigo da Constituição ou outro dispositivo legal. Este é um modelo altamente prioritário em concursos públicos e vestibulares que valorizam o conhecimento jurídico e o dever estatal.
Vantagem em Concursos: Demonstra conhecimento específico da legislação, essencial para muitas carreiras públicas.
Exemplo (Tema: Sedentarismo: o grande mal do século?): Segundo a Constituição Federal de 1988, no seu artigo 196, é dever do Estado garantir o acesso à saúde, bem como é responsável pelas medidas públicas para zelar pelo bem-estar físico de todos os cidadãos brasileiros. Assim, faz-se necessário que o Poder Público atente-se para o sedentarismo enquanto situação que põe em risco a saúde.
Essa estratégia usa a comparação de situações distintas (semelhantes ou opostas) para introduzir uma análise crítica da semelhança ou diferença. O modelo "Mundo Ideal x Mundo Real" é uma variação produtiva, onde o ideal (muitas vezes fora do Brasil ou um aspecto positivo) é contrastado com o problema real brasileiro.
Vantagem Didática: Permite demonstrar uma perspectiva abrangente sobre o problema.
Exemplo (Contraste com Países Desenvolvidos - Tema: Crise Hídrica): Consoante às práticas de desenvolvimento sustentável em países como a Inglaterra, Austrália e Japão, o combate ao desperdício de água tornou-se prioridade nas últimas décadas; no Brasil, entretanto, o atraso nas discussões pertinentes ao uso sustentável da água culminou na recente crise hídrica.
Estes modelos são considerados os mais robustos, pois exigem a articulação de um repertório amplo e profundo, sendo frequentemente encontrados em redações nota 1000. A alusão histórica e as referências culturais são as mais cobradas e valorizadas.
Este modelo associa um acontecimento do passado (longínquo ou recente) com o tema atual. É considerado um dos modelos mais impactantes, pois demonstra domínio de outras áreas do conhecimento, o que eleva a nota na Competência 2.
Vantagem em Concursos/ENEM: É uma das formas mais seguras de mobilizar repertório sociocultural produtivo.
Exemplo (Tema: Democratização do acesso ao cinema no Brasil): A construção dos feudos, muros que delimitavam uma determinada área no período da Idade Média, segregou milhares de pessoas e impossibilitou o acesso a bens. Semelhante a essa época, no contexto brasileiro contemporâneo, o cinema é um dos inúmeros meios de democratizar a cultura, mas ainda é "feudalizado", já que grande parte da população continua alheia a esse serviço.
Exemplo de Redação Nota 1000 (Tema: Povos Tradicionais): Na segunda metade do século XVIII, os escritores da primeira fase do Romantismo elevaram, de maneira completamente idealizada, o indígena e a natureza à condição de elementos personificadores da beleza e do poder da pátria. Sem desconsiderar o lapso temporal, hoje nota-se que... a exaltação dos indígenas e dos demais povos tradicionais não se efetivou no cenário brasileiro.
Utiliza-se uma referência a uma obra literária, cinematográfica (séries, filmes, documentários) ou mitológica para fazer a contextualização e conectar-se ao tema.
Vantagem em Argumentação: Aproxima o texto do leitor e demonstra bagagem cultural ampla.
Exemplo com Literatura/Distopia (Redação Nota 1000 - Tema: Manipulação de Dados): George Orwell, em sua célebre obra “1984”, descreve uma distopia na qual os meios de comunicação são controlados e manipulados para garantir a alienação da população. Entretanto, apesar de se tratar de uma ficção, o livro de Orwell parece refletir, em parte, a realidade do século XXI.
Exemplo com Documentário (Tema: Obesidade): No documentário americano “Super Size Me: A Dieta do Palhaço”, o diretor Morgan Spurlock se alimenta... apenas de lanches da rede americana de fast food mais conhecida mundialmente. A obesidade é um personagem não apenas comentado nos capítulos da obra, mas também, infelizmente, presente de forma cada vez mais expressiva no cenário brasileiro.
Este é um modelo que busca impacto ao destacar três ou quatro palavras-chave impactantes logo nas primeiras linhas, antes de construir a tese. É muito produtivo e exige um bom planejamento dos argumentos.
Vantagem em Estrutura: Permite um início forte e uma transição imediata para a tese.
Exemplo (Tema: Persistência da violência contra mulher): Desigualdade salarial, abuso sexual, feminicídio. Entre os vários desafios enfrentados pela mulher contemporânea figura o assédio moral no mercado de trabalho, o que corrobora uma nociva situação de instabilidade profissional e psicológica.
O final da introdução é onde o candidato estabelece o "contrato" de escrita com a banca, demonstrando o seu Projeto de Texto (Competência 3).
Existem duas formas principais de finalizar o parágrafo inicial:
Após contextualizar e apresentar a tese, o autor enumera claramente os dois aspectos (argumentos) que serão discutidos nos parágrafos de desenvolvimento (D1 e D2).
Exemplo: A inversão da pirâmide etária... mostra-nos o quanto a saúde pública e nosso sistema econômico encontram-se deficitários... Entre os fatores relacionados a essa reorganização social, destacam-se a reforma previdenciária, organização urbana e a carência da medicina especializada em idosos.
Neste modelo, o autor não cita os argumentos específicos, mas apresenta um encaminhamento geral do que será abordado, explicitando a linha argumentativa traçada. Quando a banca percebe que cada parágrafo do texto equivale ao encaminhamento sugerido, o projeto de texto é majorado.
Tipos de Encaminhamento Argumentativo:
Tipo | Foco da Argumentação | Frases Comuns de Fechamento (Exemplos) |
Causas | Discutir os fatores que ocasionaram o problema. | "Nesse sentido, convém discutirmos as principais causas para o aumento de X em nossa sociedade." |
Consequências | Dissertar sobre as implicações que derivam do problema. | "É, pois, necessário avaliar as consequências da propagação desse fenômeno em nosso país nos últimos anos." |
Dialético | Discutir fatores positivos e negativos relacionados ao tema (usado em temas que possuem duplo sentido, como a pirâmide etária invertida). | "Sob esse aspecto, é relevante compreendermos os fatores negativos e positivos que a nova conjuntura revela no Brasil." |
Roteirizado | Mencionar causas, consequências e possíveis soluções (Atinge a Competência 3 com excelência, pois "roteiriza" o texto). | "Nesse sentido, convém discutirmos as principais causas, consequências e possível medida relacionada a esse preocupante cenário..." |
Embora o gênero textual (dissertativo-argumentativo) seja o mesmo, o ENEM exige uma exceção fundamental que deve ser priorizada: a Proposta de Intervenção na conclusão.
Redação ENEM: A conclusão deve oferecer uma Proposta de Intervenção completa e eficaz, respeitando os direitos humanos e contendo cinco elementos obrigatórios: Agente, Ação, Meio, Detalhamento e Efeito. Esta é a "última impressão" que o corretor terá do seu texto.
Redação Acadêmica/Concursos (Sem Proposta de Intervenção Social): A conclusão visa sintetizar os aprendizados, retomar o tema/argumento e ampliar o debate (implicações dos resultados ou apontar caminhos para investigações futuras). Em um artigo científico, a conclusão deve ser clara e contundente, sem hesitação.
A originalidade é um diferencial crucial para a nota máxima. É preciso fugir do senso comum que empobrece as ideias e esvazia o texto.
Clichês, chavões e frases prontas são considerados "muletas linguísticas" que denunciam comodismo e falta de repertório cultural. Eles são o saber imediato, baseado em observações ingênuas sem reflexão.
O que evitar na Introdução:
Frases Prontas Batidas: "No mundo em que vivemos," "nos dias de hoje," "hoje em dia," "era uma vez," "no mundo globalizado," "fechar com chave de ouro," "a esperança é sempre a última que morre".
Expressões Repetitivas: "As pessoas estão cada vez menos humanas," "a falta de amor entre os seres humanos é enorme," "é preciso pensar positivo".
Estereótipos (Senso Comum): Generalizações preconceituosas ou simplistas (ex: todos os políticos são corruptos; europeus são frios).
Generalizações Excessivamente Amplas (em textos científicos): Iniciar com afirmações muito vagas, como "Desde os primórdios da humanidade".
Dica para Originalidade: Para ser original, desligue o "piloto automático." Pense além dos muros do senso comum e reflita sobre o tema proposto sob novas perspectivas.
Para que o seu texto seja bem compreendido pelo corretor (e otimizado para as mecânicas de busca de 2025, que valorizam a clareza e a profundidade didática), utilize técnicas de escrita objetiva:
Consistência de Tempo Verbal: Mantenha o tempo verbal consistente em cada seção.
Introdução e Conclusão: Use o Presente para fatos gerais, teorias universais, propósitos do estudo e implicações.
Citações de Estudos: Use o Passado (e.g., "Smith et al. demonstraram que...").
Construa Sentenças Objetivas: A objetividade não significa pouca densidade, mas sim a síntese eficaz da complexidade do trabalho. Escreva de forma concisa e direta, escolhendo palavras curtas.
Escreva para um Leitor Imaginário: Mentalize um leitor virtual (o leitor imaginário que se destina ao texto) para explicar com mais atenção e detalhe suas ideias. Isso estimula um processo consciente de escrita, garantindo que o texto seja claro para o público-alvo.
Para além do ENEM, a estrutura de textos mais complexos, como artigos científicos e monografias (muito cobrados em universidades e na produção acadêmica de alto nível), segue uma lógica predominante conhecida como o método IMRaD (Introdução, Materiais e Métodos, Resultados e Discussão).
Este método é representado pela Anatomia da Ampulheta, que direciona o texto do conteúdo mais geral para o específico, e depois se expande novamente do específico para o geral.
Etapa da Ampulheta | Seções Correspondentes | Foco do Conteúdo |
Abertura | Introdução | Apresenta o problema maior, contextualiza o tema, traz referências bibliográficas e direciona para o desafio. |
Desafio | Questão de Pesquisa / Hipóteses | É o gargalo que contém a pergunta que o pesquisador busca resolver. (Ex.: Tema geral -> Objeto específico -> Questão). |
Ação | Materiais e Métodos + Resultados + Discussão | O que foi feito, o que foi encontrado (dados), e o que isso significa (análise). |
Resolução | Conclusão | Sintetiza os achados, afirma as implicações e amplia o debate (novas questões de pesquisa ou caminhos futuros). |
Na Escrita Científica, a Introdução (Abertura) deve:
Apresentar o problema de pesquisa e revisar estudos que o abordam.
Identificar lacunas existentes na literatura anterior.
Posicionar o trabalho como a "peça que faltava" na discussão existente.
Evitar encher o primeiro parágrafo de citações.
Nota sobre Fichamentos e Revisão de Literatura: Para produzir uma introdução robusta (seja ENEM ou acadêmica), é essencial o uso de bases de dados qualificadas (como Scopus, Web of Science) e a prática de fichamentos. O fichamento organiza o material consultado por tema, autor e referências, servindo como a matéria-prima para a contextualização e o referencial teórico da sua introdução.