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27/09/2025 • 13 min de leitura
Atualizado em 27/09/2025

Modelos de Introdução para Redação

1. Fundamentos Essenciais da Introdução: Por que é Crucial para sua Nota?

A introdução é o primeiro contato do corretor com a sua prova. Por isso, é fundamental que ela seja impecável para causar uma boa impressão. Na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que exige o gênero textual dissertativo-argumentativo, este parágrafo inicial desempenha três funções vitais: situar o leitor no tema, apresentar a problematização e defender seu ponto de vista (tese).

A estrutura ideal de um texto dissertativo-argumentativo é dividida em três partes principais: introdução (cerca de 25% do texto), desenvolvimento (cerca de 50%) e conclusão (cerca de 25%). O sucesso da redação começa com a abordagem geral do assunto na introdução, indicando a necessidade de discutir o problema em questão.

1.1. A Estrutura Perfeita: A Fórmula para a Introdução Completa

Para alcançar uma introdução nota 1000 no ENEM, a estrutura deve seguir uma fórmula clara, garantindo que todos os requisitos da Competência 2 sejam atendidos:

Fórmula da Introdução Completa:

  1. Contextualização: Usar conhecimentos de outras áreas (repertório sociocultural) para situar o tema.

  2. Problematização: Afirmar que o tema é um problema vivido pela sociedade que necessita de uma solução.

  3. Apresentação da Tese: Declarar o seu posicionamento claro sobre o assunto.

  4. Citação Breve dos Argumentos (Projeto de Texto): Mencionar de forma concisa os dois argumentos que serão desenvolvidos.

O projeto de texto (o esqueleto da redação) deve ser demonstrado na introdução através da citação breve dos argumentos, o que garante mais pontos na Competência 2 do ENEM.

2. Modelos de Introdução

Os modelos a seguir estão classificados em uma ordem didática e crescente de complexidade e robustez argumentativa (do básico ao avançado em termos de repertório sociocultural).

2.1. Nível Básico

Estes modelos são os mais diretos e focam na apresentação imediata do tema e da tese, sendo ideais para iniciar a prática.

Modelo 1: Definição/Conceituação

Este método utiliza a definição ou conceituação da palavra-chave do tema por meio de uma breve explicação. É importante que esta definição não seja uma cópia literal do dicionário.

  • Vantagem Didática: É o modelo mais fácil para "quebrar o gelo" e começar a escrever.

  • Exemplo (Tema: O problema da obesidade entre os brasileiros): Obeso é aquele que tem excesso de gordura. Muitos brasileiros, atualmente, sofrem com a obesidade. Este problema possui raízes profundas, de modo que é importante analisá-las e discuti-las. Entre elas estão a mudança de contexto da vida rural para urbana e a rotina intensa de trabalho que provoca o sedentarismo.

Modelo 2: Afirmação

Neste modelo, o autor faz uma declaração de impacto ou uma afirmação crítica sobre o tema logo no início, que funciona como a própria tese inicial.

  • Vantagem Didática: Força o aluno a ter um posicionamento claro desde o primeiro momento.

  • Exemplo (Tema: A persistência da violência contra a mulher): O Brasil é uma nação historicamente machista e violenta, o que é perceptível ao analisarmos a persistência das agressões contra as mulheres mesmo depois das recentes medidas legais.

Modelo 3: Questionamentos

A introdução começa com perguntas que têm relação direta com o tema. Atenção: todas as questões levantadas precisam, obrigatoriamente, ser respondidas ao longo do desenvolvimento do texto.

  • Vantagem Didática: Desperta o interesse do leitor (curiosidade) e já direciona os argumentos.

  • Exemplo (Tema: O problema da obesidade entre os brasileiros): Qual é a origem do problema da obesidade no Brasil e no mundo? Fica evidente que essa questão precisa ser discutida, uma vez que o número de pessoas em situação de sobrepeso só cresce - principalmente entre os brasileiros.

2.2. Nível Intermediário

Estes modelos exigem a mobilização de repertório sociocultural mais específico, o que é fundamental para a Competência 2 do ENEM e para dar credibilidade à argumentação.

Modelo 4: Citações

A introdução é desenvolvida a partir da citação (direta ou indireta) de uma figura importante da sociedade (filósofos, educadores, cientistas, autores). A citação e o autor devem estar estritamente relacionados ao tema.

  • Vantagem Didática/ENEM: Demonstra domínio de repertório e facilita a contextualização.

  • Exemplo (Tema: Desafios da educação no Brasil do século XXI): O educador e filósofo brasileiro Paulo Freire afirmava que “se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. Analisando o pensamento e relacionando-o à realidade da educação no Brasil, percebe-se a necessidade de um olhar mais atento para o aprimoramento do sistema de ensino.

Modelo 5: Dados Estatísticos / Narração Não-Ficcional

Consiste em partir de dados estatísticos comprovados ou referências a um fato noticiado de grande repercussão. Isso fortalece o posicionamento e a argumentação.

  • Vantagem Didática/Robustez: Confere factualidade e autoridade ao texto.

  • Exemplo com Dados Estatísticos (Tema: O problema da obesidade entre os brasileiros): De acordo com a ONU, 23% da população da América Latina está obesa. Entre esses indivíduos estão os brasileiros, visto que os números da obesidade no país só cresce. Assim, é importante discutir as causas deste problema.

Modelo 6: Legislação

O texto é iniciado com a menção a uma lei, artigo da Constituição ou outro dispositivo legal. Este é um modelo altamente prioritário em concursos públicos e vestibulares que valorizam o conhecimento jurídico e o dever estatal.

  • Vantagem em Concursos: Demonstra conhecimento específico da legislação, essencial para muitas carreiras públicas.

  • Exemplo (Tema: Sedentarismo: o grande mal do século?): Segundo a Constituição Federal de 1988, no seu artigo 196, é dever do Estado garantir o acesso à saúde, bem como é responsável pelas medidas públicas para zelar pelo bem-estar físico de todos os cidadãos brasileiros. Assim, faz-se necessário que o Poder Público atente-se para o sedentarismo enquanto situação que põe em risco a saúde.

Modelo 7: Comparação / Mundo Ideal X Mundo Real

Essa estratégia usa a comparação de situações distintas (semelhantes ou opostas) para introduzir uma análise crítica da semelhança ou diferença. O modelo "Mundo Ideal x Mundo Real" é uma variação produtiva, onde o ideal (muitas vezes fora do Brasil ou um aspecto positivo) é contrastado com o problema real brasileiro.

  • Vantagem Didática: Permite demonstrar uma perspectiva abrangente sobre o problema.

  • Exemplo (Contraste com Países Desenvolvidos - Tema: Crise Hídrica): Consoante às práticas de desenvolvimento sustentável em países como a Inglaterra, Austrália e Japão, o combate ao desperdício de água tornou-se prioridade nas últimas décadas; no Brasil, entretanto, o atraso nas discussões pertinentes ao uso sustentável da água culminou na recente crise hídrica.

2.3. Nível Avançado

Estes modelos são considerados os mais robustos, pois exigem a articulação de um repertório amplo e profundo, sendo frequentemente encontrados em redações nota 1000. A alusão histórica e as referências culturais são as mais cobradas e valorizadas.

Modelo 8: Alusões Históricas (Repertório Chave do ENEM)

Este modelo associa um acontecimento do passado (longínquo ou recente) com o tema atual. É considerado um dos modelos mais impactantes, pois demonstra domínio de outras áreas do conhecimento, o que eleva a nota na Competência 2.

  • Vantagem em Concursos/ENEM: É uma das formas mais seguras de mobilizar repertório sociocultural produtivo.

  • Exemplo (Tema: Democratização do acesso ao cinema no Brasil): A construção dos feudos, muros que delimitavam uma determinada área no período da Idade Média, segregou milhares de pessoas e impossibilitou o acesso a bens. Semelhante a essa época, no contexto brasileiro contemporâneo, o cinema é um dos inúmeros meios de democratizar a cultura, mas ainda é "feudalizado", já que grande parte da população continua alheia a esse serviço.

  • Exemplo de Redação Nota 1000 (Tema: Povos Tradicionais): Na segunda metade do século XVIII, os escritores da primeira fase do Romantismo elevaram, de maneira completamente idealizada, o indígena e a natureza à condição de elementos personificadores da beleza e do poder da pátria. Sem desconsiderar o lapso temporal, hoje nota-se que... a exaltação dos indígenas e dos demais povos tradicionais não se efetivou no cenário brasileiro.

Modelo 9: Referências Culturais (Séries, Filmes, Literatura)

Utiliza-se uma referência a uma obra literária, cinematográfica (séries, filmes, documentários) ou mitológica para fazer a contextualização e conectar-se ao tema.

  • Vantagem em Argumentação: Aproxima o texto do leitor e demonstra bagagem cultural ampla.

  • Exemplo com Literatura/Distopia (Redação Nota 1000 - Tema: Manipulação de Dados): George Orwell, em sua célebre obra “1984”, descreve uma distopia na qual os meios de comunicação são controlados e manipulados para garantir a alienação da população. Entretanto, apesar de se tratar de uma ficção, o livro de Orwell parece refletir, em parte, a realidade do século XXI.

  • Exemplo com Documentário (Tema: Obesidade): No documentário americano “Super Size Me: A Dieta do Palhaço”, o diretor Morgan Spurlock se alimenta... apenas de lanches da rede americana de fast food mais conhecida mundialmente. A obesidade é um personagem não apenas comentado nos capítulos da obra, mas também, infelizmente, presente de forma cada vez mais expressiva no cenário brasileiro.

Modelo 10: Enumeração Inicial

Este é um modelo que busca impacto ao destacar três ou quatro palavras-chave impactantes logo nas primeiras linhas, antes de construir a tese. É muito produtivo e exige um bom planejamento dos argumentos.

  • Vantagem em Estrutura: Permite um início forte e uma transição imediata para a tese.

  • Exemplo (Tema: Persistência da violência contra mulher): Desigualdade salarial, abuso sexual, feminicídio. Entre os vários desafios enfrentados pela mulher contemporânea figura o assédio moral no mercado de trabalho, o que corrobora uma nociva situação de instabilidade profissional e psicológica.

3. Dúvidas Comuns e Técnicas Avançadas para o Final da Introdução

O final da introdução é onde o candidato estabelece o "contrato" de escrita com a banca, demonstrando o seu Projeto de Texto (Competência 3).

3.1. Como Terminar a Introdução?

Existem duas formas principais de finalizar o parágrafo inicial:

Opção A: Enumeração Final

Após contextualizar e apresentar a tese, o autor enumera claramente os dois aspectos (argumentos) que serão discutidos nos parágrafos de desenvolvimento (D1 e D2).

  • Exemplo: A inversão da pirâmide etária... mostra-nos o quanto a saúde pública e nosso sistema econômico encontram-se deficitários... Entre os fatores relacionados a essa reorganização social, destacam-se a reforma previdenciária, organização urbana e a carência da medicina especializada em idosos.

Opção B: Encaminhamento Argumentativo

Neste modelo, o autor não cita os argumentos específicos, mas apresenta um encaminhamento geral do que será abordado, explicitando a linha argumentativa traçada. Quando a banca percebe que cada parágrafo do texto equivale ao encaminhamento sugerido, o projeto de texto é majorado.

Tipos de Encaminhamento Argumentativo:

Tipo

Foco da Argumentação

Frases Comuns de Fechamento (Exemplos)

Causas

Discutir os fatores que ocasionaram o problema.

"Nesse sentido, convém discutirmos as principais causas para o aumento de X em nossa sociedade."

Consequências

Dissertar sobre as implicações que derivam do problema.

"É, pois, necessário avaliar as consequências da propagação desse fenômeno em nosso país nos últimos anos."

Dialético

Discutir fatores positivos e negativos relacionados ao tema (usado em temas que possuem duplo sentido, como a pirâmide etária invertida).

"Sob esse aspecto, é relevante compreendermos os fatores negativos e positivos que a nova conjuntura revela no Brasil."

Roteirizado

Mencionar causas, consequências e possíveis soluções (Atinge a Competência 3 com excelência, pois "roteiriza" o texto).

"Nesse sentido, convém discutirmos as principais causas, consequências e possível medida relacionada a esse preocupante cenário..."

3.2. Diferença Crucial: ENEM vs. Textos Acadêmicos/Concursos

Embora o gênero textual (dissertativo-argumentativo) seja o mesmo, o ENEM exige uma exceção fundamental que deve ser priorizada: a Proposta de Intervenção na conclusão.

  • Redação ENEM: A conclusão deve oferecer uma Proposta de Intervenção completa e eficaz, respeitando os direitos humanos e contendo cinco elementos obrigatórios: Agente, Ação, Meio, Detalhamento e Efeito. Esta é a "última impressão" que o corretor terá do seu texto.

  • Redação Acadêmica/Concursos (Sem Proposta de Intervenção Social): A conclusão visa sintetizar os aprendizados, retomar o tema/argumento e ampliar o debate (implicações dos resultados ou apontar caminhos para investigações futuras). Em um artigo científico, a conclusão deve ser clara e contundente, sem hesitação.

4. O que Evitar e Dicas de Alta Performance

A originalidade é um diferencial crucial para a nota máxima. É preciso fugir do senso comum que empobrece as ideias e esvazia o texto.

4.1. Como Evitar Clichês e Senso Comum

Clichês, chavões e frases prontas são considerados "muletas linguísticas" que denunciam comodismo e falta de repertório cultural. Eles são o saber imediato, baseado em observações ingênuas sem reflexão.

O que evitar na Introdução:

  • Frases Prontas Batidas: "No mundo em que vivemos," "nos dias de hoje," "hoje em dia," "era uma vez," "no mundo globalizado," "fechar com chave de ouro," "a esperança é sempre a última que morre".

  • Expressões Repetitivas: "As pessoas estão cada vez menos humanas," "a falta de amor entre os seres humanos é enorme," "é preciso pensar positivo".

  • Estereótipos (Senso Comum): Generalizações preconceituosas ou simplistas (ex: todos os políticos são corruptos; europeus são frios).

  • Generalizações Excessivamente Amplas (em textos científicos): Iniciar com afirmações muito vagas, como "Desde os primórdios da humanidade".

Dica para Originalidade: Para ser original, desligue o "piloto automático." Pense além dos muros do senso comum e reflita sobre o tema proposto sob novas perspectivas.

4.2. Clareza e Estrutura na Escrita

Para que o seu texto seja bem compreendido pelo corretor (e otimizado para as mecânicas de busca de 2025, que valorizam a clareza e a profundidade didática), utilize técnicas de escrita objetiva:

  1. Consistência de Tempo Verbal: Mantenha o tempo verbal consistente em cada seção.

    • Introdução e Conclusão: Use o Presente para fatos gerais, teorias universais, propósitos do estudo e implicações.

    • Citações de Estudos: Use o Passado (e.g., "Smith et al. demonstraram que...").

  2. Construa Sentenças Objetivas: A objetividade não significa pouca densidade, mas sim a síntese eficaz da complexidade do trabalho. Escreva de forma concisa e direta, escolhendo palavras curtas.

  3. Escreva para um Leitor Imaginário: Mentalize um leitor virtual (o leitor imaginário que se destina ao texto) para explicar com mais atenção e detalhe suas ideias. Isso estimula um processo consciente de escrita, garantindo que o texto seja claro para o público-alvo.

5. Estrutura de Artigos Científicos e Acadêmicos (O Modelo IMRaD/Ampulheta)

Para além do ENEM, a estrutura de textos mais complexos, como artigos científicos e monografias (muito cobrados em universidades e na produção acadêmica de alto nível), segue uma lógica predominante conhecida como o método IMRaD (Introdução, Materiais e Métodos, Resultados e Discussão).

Este método é representado pela Anatomia da Ampulheta, que direciona o texto do conteúdo mais geral para o específico, e depois se expande novamente do específico para o geral.

Etapa da Ampulheta

Seções Correspondentes

Foco do Conteúdo

Abertura

Introdução

Apresenta o problema maior, contextualiza o tema, traz referências bibliográficas e direciona para o desafio.

Desafio

Questão de Pesquisa / Hipóteses

É o gargalo que contém a pergunta que o pesquisador busca resolver. (Ex.: Tema geral -> Objeto específico -> Questão).

Ação

Materiais e Métodos + Resultados + Discussão

O que foi feito, o que foi encontrado (dados), e o que isso significa (análise).

Resolução

Conclusão

Sintetiza os achados, afirma as implicações e amplia o debate (novas questões de pesquisa ou caminhos futuros).

Na Escrita Científica, a Introdução (Abertura) deve:

  • Apresentar o problema de pesquisa e revisar estudos que o abordam.

  • Identificar lacunas existentes na literatura anterior.

  • Posicionar o trabalho como a "peça que faltava" na discussão existente.

  • Evitar encher o primeiro parágrafo de citações.

Nota sobre Fichamentos e Revisão de Literatura: Para produzir uma introdução robusta (seja ENEM ou acadêmica), é essencial o uso de bases de dados qualificadas (como Scopus, Web of Science) e a prática de fichamentos. O fichamento organiza o material consultado por tema, autor e referências, servindo como a matéria-prima para a contextualização e o referencial teórico da sua introdução.