Seja bem-vindo(a) ao seu material de estudo definitivo sobre numerais! Vamos estudar uma das classes de palavras mais essenciais da língua portuguesa, que nos permite expressar quantidades, ordens e proporções com precisão e clareza.
Dominar os numerais é crucial não apenas para uma comunicação eficaz no dia a dia, mas também para alcançar a excelência em provas e concursos públicos.
Os numerais são uma classe gramatical de palavras cuja principal função é indicar diretamente uma quantidade de elementos ou, indiretamente, a ordem ou posição que os seres ocupam em uma sequência ou série. Eles também podem expressar múltiplos ou frações. Sua importância transcende a gramática, sendo fundamentais em áreas como finanças, culinária e até mesmo na contagem de tempo.
Em termos linguísticos, os numerais são palavras flexíveis, ou seja, podem variar em número (singular/plural) e em gênero (masculino/feminino). Essa flexibilidade é um dos pontos cruciais que abordaremos em detalhes.
A morfossintaxe é a análise simultânea de uma palavra tanto em seu aspecto morfológico (sua forma e classe) quanto sintático (sua função na frase). No caso dos numerais, eles podem ter valor:
Substantivo: Quando são usados no lugar de um substantivo. Neste caso, podem exercer funções como:
Sujeito: "Os dois estavam jogando bola".
Objeto: "Vimos os dois na rua".
Predicativo: "Éramos seis".
Agente da passiva: "A tarefa foi bem feita por ambos".
Adjetivo: Quando acompanham um substantivo, atribuindo-lhe uma quantidade ou ordem. Nesta função, agem como adjunto adnominal. Por exemplo: "Os dois meninos estavam jogando bola".
Para facilitar o entendimento, os numerais são divididos em diferentes tipos, cada um com uma função específica. Os quatro tipos principais são: cardinais, ordinais, multiplicativos e fracionários. Além deles, temos uma categoria muito importante: os numerais coletivos.
Vamos explorar cada um detalhadamente:
Os numerais cardinais são os mais básicos e os mais frequentemente usados no dia a dia. Eles indicam uma quantidade exata e absoluta de seres ou objetos.
Exemplos:
"Na turma, há quarenta alunos".
"Há dez dias não visito meus familiares".
"Há encomenda de cem salgados para hoje".
"Fiquei surpreso, pois economizei um quilo de ração com os novos filhotes".
"Compareceram à festa somente catorze pessoas".
"Somos amigos! Podemos correr os dois atrás do gato!".
"Fui à padaria comprar dez pães".
"Estou lendo cinco livros".
Importante: O numeral zero também é considerado um numeral cardinal.
Os numerais ordinais indicam a ordem ou a posição que um ser ou objeto ocupa em uma sequência ou série. Eles são essenciais para organizar informações hierárquicas ou sequenciais.
Exemplos:
"Meu irmão foi o primeiro colocado no concurso".
"Os primeiros colocados irão ocupar as primeiras cadeiras".
"O quinto livro é o melhor".
"No concurso, ela foi a octogésima colocada".
"Recebeu os seus primeiros presentes agora mesmo".
"Dumas está completando seu primeiro aniversário".
"Hoje é a primeira vez que eu como esta torta".
"Você ficou em segundo lugar".
A memorização dos ordinais pode ser um desafio, especialmente a partir do décimo, mas tabelas de referência, como as encontradas nos materiais de apoio, são muito úteis.
Os numerais multiplicativos indicam o número de vezes pelo qual uma quantidade é multiplicada, expressando aumentos proporcionais. Eles são fundamentais em diversas áreas, como cálculos financeiros.
Exemplos:
"O tomate agora custa o dobro do preço".
"Durante sua graduação, recebeu duplas oportunidades de trabalho".
"Carinho e atenção eram oferecidos em triplas doses".
"O dobro dessa quantia foi oferecido aos vigilantes".
"Doze é o triplo de quatro".
"Pago o dobro pelo ingresso!".
"O vovô tem o quíntuplo de minha idade".
"Hoje faremos o triplo de exercícios".
"Às vezes, as palavras possuem duplo sentido".
"A indústria produz hoje mais de undécuplo do que produzia no passado".
"Ele ganhou o triplo do prêmio anterior".
Observação importante para concursos: Muitas vezes, em vez de usar multiplicativos menos comuns (como "quíntuplo"), é mais frequente usar o numeral cardinal seguido da expressão "vezes" (ex: "cinco vezes").
Os numerais fracionários indicam uma fração ou divisão de um todo. Eles são indispensáveis em situações cotidianas como receitas culinárias ou ao descrever partes de um objeto.
Exemplos:
"Tempere a salada com meia colher de azeite".
"Foram cumpridos apenas dois terços da tarefa".
"Somente uma metade da sobremesa já tinha sido consumida".
"Um quarto dos cidadãos reconhece a própria desonestidade".
"Apenas um quarto da classe veio à escola".
"Eram seres fabulosos da mitologia grega, metade homem e metade cavalo".
"Um terço do bolo, por favor".
"Ela comeu um terço do bolo".
"Ponha 1/4 xícara de açúcar na massa".
Os numerais coletivos são palavras que, mesmo no singular, se referem a um conjunto exato de seres ou objetos.
Exemplos:
"Minha avó precisa de duas dúzias de ovos para fazer o pudim".
"Já não o vejo há mais de uma década".
"Apenas falta um semestre para meu filho se formar".
"O poema é formado por vários dísticos".
"Dístico (conjunto de dois versos)".
"Sexteto (conjunto de seis)".
"Novena (período de nove dias)".
"Quinzena (período de quinze dias)".
"Quarentena (período de quarenta dias)".
Lista Abrangente de Numerais Coletivos (Muito Cobrado em Concursos!):
Para facilitar seus estudos e evitar confusões, aqui está uma lista detalhada de numerais coletivos por categoria:
Referentes a dias:
Bíduo: conjunto de dois dias.
Tríduo: conjunto de três dias.
Quatríduo: conjunto de quatro dias.
Semana: conjunto de sete dias.
Novena: conjunto de nove dias.
Decêndio: conjunto de dez dias.
Trezena: conjunto de treze dias.
Quinzena: conjunto de quinze dias.
Quarentena: conjunto de quarenta dias.
Referentes a meses:
Bimestre: conjunto de dois meses.
Trimestre: conjunto de três meses.
Quadrimestre: conjunto de quatro meses.
Semestre: conjunto de seis meses.
Ano: conjunto de doze meses.
Referentes a anos:
Biênio: conjunto de dois anos.
Triênio: conjunto de três anos.
Quadriênio: conjunto de quatro anos.
Quinquênio ou lustro: conjunto de cinco anos.
Sexênio: conjunto de seis anos.
Septênio: conjunto de sete anos.
Década ou decênio: conjunto de dez anos.
Vintênio: conjunto de vinte anos.
Século, centenário ou centúria: conjunto de cem anos.
Milênio: conjunto de mil anos.
Referentes a quantidades gerais:
Par: conjunto de duas unidades.
Trinca: conjunto de três unidades.
Quina: conjunto de cinco unidades.
Dezena: conjunto de dez unidades.
Dúzia: conjunto de doze unidades.
Vintena: conjunto de vinte unidades.
Quarteirão: conjunto de vinte e cinco unidades.
Centena ou cento: conjunto de cem unidades.
Grosa: conjunto de cento e quarenta e quatro unidades.
Milhar ou milheiro: conjunto de mil unidades.
Referentes a versos:
Monóstico: conjunto de um verso.
Dístico: conjunto de dois versos.
Terceto: conjunto de três versos.
Quadra ou quarteto: conjunto de quatro versos.
Quintilha: conjunto de cinco versos.
Sextilha: conjunto de seis versos.
Setilha ou seteto: conjunto de sete versos.
Oitava: conjunto de oito versos.
Nona: conjunto de nove versos.
Décima: conjunto de dez versos.
Os numerais romanos são um sistema de numeração antigo, ainda utilizado hoje para marcar séculos, capítulos de obras, nomes de papas e reis, entre outros. Eles são formados por sete símbolos principais: I (1), V (5), X (10), L (50), C (100), D (500), M (1000). A formação dos números romanos segue regras específicas de combinação e subtração.
Regras Essenciais:
Para formar um número romano, é necessário fazer as combinações corretas, sempre em ordem decrescente.
Cada letra pode se repetir no máximo três vezes.
Para fazer um número menor que uma letra maior, pode-se colocar uma letra menor na frente para diminuir o valor da segunda letra (ex: XC = 90, ou seja, 100 - 10).
Um traço horizontal acima da letra multiplica o valor por mil. Dois traços multiplicam por um milhão, e assim sucessivamente.
Exemplos:
MDXXXII (1532).
XC (90).
V̄ (5.000).
X̄ (10.000).
A flexão dos numerais é um ponto crucial e que gera muitas dúvidas. Como já mencionado, os numerais podem ser flexionados em gênero (masculino e feminino) e número (singular e plural). Vamos ver as particularidades de cada tipo:
Geralmente, os numerais cardinais não são flexionados. No entanto, existem exceções importantes:
"Um" e "Dois": Recebem flexão de gênero.
"São duas as visitas, mas temos somente um quarto".
"Uma casa".
"Quatro meninos e quatro meninas são finalistas da competição".
Centenas a partir de Duzentos: Recebem flexão de gênero.
"O público esperado é de aproximadamente umas quinhentas pessoas".
"Duzentas casas".
"Trezentas".
"Milhão, Bilhão, Trilhão", etc.: Apresentam flexão de número (plural).
"O investimento na saúde pública foi de dois milhões de reais".
"Durante a gestão daquele candidato, bilhões de verbas foram desviadas".
"Nove milhões".
"Milhões, bilhões, trilhões".
Os demais cardinais são invariáveis em número.
Os numerais ordinais sempre flexionam em gênero e número.
Exemplos:
"Os primeiros colocados irão ocupar as primeiras cadeiras".
"As primeiras pessoas que ligarem para a nossa loja receberão um brinde".
"Primeira, segunda, terceira".
"Os primeiros, os segundos".
A flexão dos multiplicativos depende da sua função na frase:
Quando na função de adjetivos: Variam em gênero e número.
"Durante sua graduação, recebeu duplas oportunidades de trabalho".
"Carinho e atenção eram oferecidos em triplas doses".
"Assassinato duplo".
"Morte dupla".
Quando ocupando a função de substantivos: Apresentam-se como invariáveis.
"O dobro dessa quantia foi oferecido aos vigilantes".
"Doze é o triplo de quatro".
"Ela ganhou o dobro ou o triplo do que tinha perdido".
Os numerais fracionários concordam em gênero e número com os cardinais que os antecedem.
Exemplos:
"Foram cumpridos apenas dois terços da tarefa".
"Somente uma metade da sobremesa já tinha sido consumida".
"Sairemos ao meio-dia e meia (hora)".
"Meio pastel".
"Meia empada".
"Dois terços da população".
"Duas terças partes da população".
Os numerais coletivos não são flexionados em gênero, mas são flexionados em número (singular e plural).
Exemplos:
"Uma dúzia".
"Quatro dúzias".
"Uma novena".
"Nove novenas".
A flexão de grau nos numerais (aumentativo e diminutivo) é associada à linguagem coloquial ou afetiva.
Exemplos:
Aumentativo: "Primeirão", "segundão", "terceirão", "quarentão", "cinquentão".
Diminutivo: "Primeirinho", "segundinho", "terceirinho", "quarentinha", "cinquentinha".
O uso correto dos numerais é fundamental para a clareza e precisão da comunicação, sendo um tópico recorrente em exames. Há regras específicas para diferentes contextos:
Esta é uma das regras mais importantes e frequentemente cobradas:
Até o décimo elemento (1º ao 9º ou 10º): Utiliza-se o numeral ordinal. Na escrita, usam-se os números romanos; na leitura, os ordinais.
"Século III (terceiro)".
"Papa João Paulo II (segundo)".
"Capítulo IV (quarto)".
"Canto II (segundo)".
"Elizabeth II (segunda)".
"Século IX (nono)".
A partir do décimo primeiro elemento (11º em diante): Utiliza-se o numeral cardinal. Na escrita, usam-se os números romanos; na leitura, os cardinais.
"João XXIII (vinte e três)".
"Capítulo XXX (trinta)".
"Canto XV (quinze)".
"Pio XII (doze)".
"Luís XIV (catorze)".
"Século XX (vinte)".
Observação crucial: Se o numeral vier antes do substantivo, utiliza-se sempre o ordinal, independentemente do número.
"XIX século (décimo nono)".
"21º andar (vigésimo primeiro)".
"5ª estrofe (quinta)".
"10ª fila (décima)".
"3ª casa (terceira)".
Para indicar o primeiro dia de cada mês, utilizamos sempre o numeral ordinal.
"Primeiro de abril é considerado o dia da mentira".
Para a numeração de elementos como casas, apartamentos, páginas, andares de edifícios, blocos e outros equivalentes, utilizamos os numerais cardinais.
"Casa 2 (dois)".
"Página 33 (trinta e três)".
"Bloco 5 (cinco)".
Dúvida Comum: É correto dizer "a caixa vinte e dois" (em vez de "vinte e duas") ou "a página quarenta e um" (em vez de "quarenta e uma")? Sim, é correto! Isso ocorre porque a palavra "número" está implícita, ou seja, "a caixa número vinte e dois".
Em textos considerados oficiais, como decretos, portarias, leis e artigos, o uso dos numerais segue uma regra híbrida:
Utilizamos os ordinais até o nono.
"Artigo 5º (quinto)".
"Parágrafo 3º (terceiro)".
Utilizamos os cardinais a partir do número dez.
"Parágrafo 11 (onze)".
"Art. 10 (dez)".
Não devemos empregar o cardinal "um" antes de "mil".
Correto: "As custas relativas ao processo ficaram em mil reais".
Incorreto: "As custas relativas ao processo ficaram em um mil reais."
Ao nos referirmos aos termos "milhão" e "milhar", empregamos o artigo masculino, de modo a adequá-lo ao gênero de ambos (masculino).
"Os cinco milhões serão devolvidos".
"Os dois milhares de desabrigados".
As palavras "ambos" e "ambas" são numerais, pois significam, respectivamente, "os dois" e "as duas". Eles exercem função de numeral-substantivo.
"Coube a ambas a difícil missão de organizar os negócios da família".
"A tarefa foi bem feita por ambos".
Números ordinais a partir de 2.001: O primeiro número é cardinal, apesar de o uso do primeiro número como ordinal ser comum.
"Quatro milésimo vigésimo quinto" (4.025º).
"Quarto milésimo vigésimo quinto" (4.025º) – uso comum, mas o cardinal é o preferencial segundo algumas fontes.
Números ordinais redondos a partir de 2.000: Só é possível utilizar ordinal como primeiro número.
"Segundo milésimo" (2.000º).
"Sexto milésimo" (6.000º).
Uma das maiores fontes de confusão para estudantes e candidatos a concursos é a distinção entre o numeral cardinal "um" e o artigo indefinido "um". A chave para diferenciá-los é o contexto, que é sempre "soberano".
Numeral "um": Indica quantidade exata, correspondente à unidade. Seu plural é "dois". Ele admite o acompanhamento de palavras como "só", "somente" ou "apenas".
"Na biblioteca havia apenas um garoto estudando" (o uso de "apenas" indica quantidade).
"Apenas um garoto compareceu ao treinamento" (numeral).
"Quero dois biscoitos, não um" (numeral).
"Na letra de música Terezinha de Jesus, a palavra ‘um’ (última estrofe) pode funcionar tanto como artigo quanto como numeral cardinal".
"Da laranja, quero um gomo" – Neste contexto, “um” pode ser interpretado como “apenas um gomo”, sugerindo a ideia de quantidade precisa, portanto, um numeral cardinal.
Artigo Indefinido "um": Indica um ser qualquer, indeterminado. Seu plural é "uns". Mesmo que seja possível a colocação das expressões "só", "apenas" ou "somente", se o contexto não deixar clara a ideia de quantidade, ele será um artigo indefinido.
"Fui à cafeteria para comprar um biscoito hoje pela manhã" (o contexto não deixa clara a ideia de quantidade exata, apesar de ser possível dizer "apenas um biscoito").
"Um garoto estava circulando no pátio da escola" (artigo indefinido).
"O prêmio foi entregue a um garoto" (não há ênfase na quantidade).
"Ele era um homem muito estranho" (artigo indefinido).
"Era uma pessoa muito estranha aquele gerente do banco da minha mãe" (artigo indefinido, não numeral).
Teste prático: Tente inserir "apenas", "somente" ou "só" antes do "um". Se a frase continuar com sentido claro de quantidade, é um numeral. Se soar estranho ou não reforçar a ideia de quantidade, é um artigo. Lembre-se, porém, que o contexto é soberano.
Para fixar o conhecimento e se preparar para os desafios dos concursos, revise os seguintes pontos, que são frequentemente fontes de erro:
Contexto é Rei: Em caso de dúvida, especialmente entre numeral e artigo, analise o contexto da frase. Ele é a ferramenta mais poderosa para a distinção.
Flexão dos Cardinais: Não esqueça que "um", "dois" e as centenas a partir de duzentos flexionam em gênero, e "milhão", "bilhão", "trilhão" flexionam em número. Os demais são invariáveis.
Multiplicativos como Adjetivos vs. Substantivos: Lembre-se que só flexionam quando têm função adjetiva.
Numeração de Títulos e Capítulos: A regra dos ordinais até o 10º e cardinais do 11º em diante é uma pegadinha clássica. Cuidado com o uso do ordinal quando o numeral vem antes do substantivo.
"Um" antes de "Mil": Evite essa construção.
Numerais Coletivos: Dominar a lista de coletivos é um diferencial.
Os numerais são elementos linguísticos vitais que enriquecem nossa comunicação e raciocínio lógico-matemático. Compreender suas classificações, regras de flexão e padrões de emprego é um passo gigantesco para a proficiência na língua portuguesa.
A teoria é fundamental, mas a prática constante é o que solidifica o aprendizado. Explore atividades práticas, como a resolução de exercícios de gramática, jogos de cartas, questões matemáticas e a leitura atenta de textos que utilizam números.
Revisar este material periodicamente e aplicar os conhecimentos em sua leitura e escrita diárias fará toda a diferença. Com dedicação, você se tornará um(a) mestre no uso dos numerais!
1. Qual dos seguintes é um exemplo de numeral cardinal?
a) Primeiro
b) Triplo
c) Dois
d) Metade
e) Quarto
2. O que indica um numeral ordinal?
a) Quantidade exata
b) Proporção
c) Posição em uma sequência
d) Fração de um todo
e) Redução
3. Qual a função dos numerais fracionários?
a) Indicar a quantidade exata de seres
b) Indicar a posição de algo
c) Expressar multiplicações
d) Indicar partes de um todo
e) Nenhuma das anteriores
Gabarito
1. c) Dois
2. c) Posição em uma sequência
3. d) Indicar partes de um todo