A pergunta mais comum e fundamental para qualquer estudante é: O que é um Projeto de Texto?
O Projeto de Texto é, essencialmente, um planejamento prévio à escrita do rascunho da redação. Ele serve como um esquema geral da estrutura do texto, no qual o autor estabelece os principais pontos pelos quais a argumentação será desenvolvida.
É a etapa onde se define a ordem de apresentação dos argumentos, garantindo que o texto final seja articulado, claro e coerente. Diferente de um aglomerado caótico de palavras, um texto com Projeto de Texto já possui um fio de sentido.
Na prática, o Projeto de Texto é o "esqueleto" que permite ao candidato visualizar a redação finalizada, incluindo o número de parágrafos, o conteúdo de cada um e a organização das ideias.
Prioridade em Provas (Concursos e ENEM): O planejamento prévio é tão crucial que deve ser realizado de forma rápida, idealmente em até 10 minutos, ou dedicando pelo menos 15 minutos do tempo total da prova à sua elaboração.
A finalidade central do Projeto de Texto é organizar suas ideias e argumentos de forma lógica e coerente, estruturando um texto de qualidade.
O planejamento oferece diversos benefícios essenciais para o processo de escrita:
Organização das Ideias: Evita que o escritor se perca em um turbilhão de pensamentos, estruturando-os de forma lógica.
Clareza e Objetividade: Um texto planejado é mais fácil de compreender, resultando em maior clareza e objetividade.
Coesão e Coerência: Garante que as ideias se conectem de maneira lógica, evitando que o texto se torne confuso e desorganizado.
Economia de Tempo: Ao evitar a necessidade de recomeçar a escrita várias vezes, o planejamento economiza tempo e esforço.
Melhora da Qualidade: Quanto mais estratégica e sólida for a estrutura de planejamento, melhor será a qualidade do texto final.
Para aqueles que buscam a nota máxima, especialmente no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e em concursos que utilizam critérios semelhantes, o Projeto de Texto é avaliado diretamente na Competência III.
Essa competência analisa a capacidade do candidato de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. Um planejamento adequado é o recurso mais benéfico para se sair bem nesse quesito avaliativo.
Para elaborar um Projeto de Texto Estratégico, o processo deve ser seguido em uma sequência lógica, transformando a análise inicial em um esqueleto sólido:
O primeiro e mais importante passo é entender a proposta de redação.
Leia atentamente o tema e as instruções fornecidas.
Identifique o tipo de texto solicitado (dissertativo-argumentativo, narrativo, descritivo, etc.).
Destaque as palavras-chave do tema e dos textos motivadores.
Defina o Recorte/Problema: Se o tema for amplo (ex.: Aborto), é essencial definir um recorte específico (ex.: A legislação atual do aborto no Brasil). Identificar o problema, quem o causa/executa, quem é afetado e quais são as consequências (como visto no exemplo prático sobre Fake News e eleições).
A tese é a ideia central da sua redação, o ponto de vista que você irá defender ao longo do texto.
Após a leitura, defina qual será sua opinião ou juízo de valor sobre o assunto abordado.
No Projeto de Texto, anote a tese na forma de uma asserção para não perdê-la de vista, uma estratégia fundamental para o produtor maduro.
Com o tema e a tese definidos, é hora de fazer um brainstorming (tempestade de ideias), anotando tudo o que vier à mente sobre o tema, sem se preocupar com a organização neste momento.
Repertório Sociocultural: Reúna argumentos sólidos, exemplos, fatos e provas que possam sustentar a validade de sua opinião.
Seleção: Escolha, preferencialmente, dois argumentos principais que melhor sustentem a tese. Estes argumentos formarão o esqueleto do texto.
A estrutura clássica, e mais cobrada em exames de alto nível (ENEM e Concursos), é a Dissertativo-Argumentativa. O planejamento deve seguir a seguinte ordem lógica de apresentação:
A introdução deve apresentar o tema e a tese. Em redações estratégicas, ela também deve indicar as duas teses/argumentos principais que serão desenvolvidos no corpo do texto (Desenvolvimento 1 e Desenvolvimento 2).
Dica Didática: A introdução geralmente compreende cerca de 25% da dimensão total do texto.
O desenvolvimento é onde a argumentação é detalhada.
Deve ser dividido em parágrafos (usualmente dois ou três), sendo cada parágrafo dedicado a um argumento.
Inicie cada parágrafo com um Tópico Frasal, uma frase que introduz o argumento que será tratado.
Siga com a apresentação de exemplos, justificativas ou repertórios para sustentar o ponto de vista.
Dica Didática: O desenvolvimento deve compreender cerca de 50% da dimensão global do texto.
A conclusão deve sintetizar o problema e retomar a tese.
Para exames como o ENEM, e muitos concursos, é obrigatório apresentar uma Proposta de Intervenção (ou solução).
A solução deve ser bem estruturada e relacionada ao tema.
Dica Didática: A conclusão geralmente contempla cerca de 25% do texto.
O nível de eficácia do seu planejamento pode ser classificado em três tipos, sendo o Projeto de Texto Estratégico a única forma aceitável para buscar a nota máxima.
Neste tipo, o candidato não consegue sustentar os elementos do tema ao longo do texto. É composto por ideias desconectadas ou sem ordenação mínima, dando a impressão de que o tema foi abordado "por acidente".
O participante constrói um foco temático claro, mas que não é o solicitado pela proposta. Embora esbarre no tema, a maior parte do texto está baseada em outro assunto ou recorte inadequado (exemplo: focar em aspectos puramente legais de um problema social, ignorando a dimensão argumentativa solicitada).
Este é o tipo que garante a excelência na escrita. Envolve a defesa de um ponto de vista relacionado ao tema de forma gradual e organizada.
Implica uma boa seleção de fatos, informações e opiniões.
Utiliza repertórios relevantes e uma argumentação sólida.
Segue uma estratégia argumentativa clara, como a análise de Causas e Consequências ou Pontos Positivos e Negativos.
Em concursos de alto nível e exames jurídicos, o candidato deve estar atento a conceitos que, embora pareçam semelhantes, possuem significados distintos no contexto da produção textual e legislativa.
É comum que estudantes de concursos públicos, especialmente nas áreas jurídica e administrativa, questionem a diferença entre o "Projeto de Texto" (a ferramenta de planejamento para a prova) e o "Projeto de Lei" (PL) (o documento formal).
Conceito | Contexto | Função | Estrutura |
Projeto de Texto | Redação de prova (ENEM/Concursos) | Planejamento informal/rascunho das ideias para um texto dissertativo-argumentativo. | Tese, Argumentos, Introdução, Desenvolvimento, Conclusão/Intervenção. |
Projeto de Lei (PL) | Processo Legislativo | Proposta normativa submetida a um órgão legislativo (Congresso Nacional) com o objetivo de produzir uma lei. | Estrutura formal rígida (Epígrafe, Ementa, Preâmbulo, Parte Normativa, Cláusula de Vigência/Revogatória, Justificação, Fecho). |
Embora a redação de um PL não seja tipicamente solicitada em provas de redação geral, seu conhecimento é crucial em concursos da área legislativa ou jurídica. A estrutura do PL é extremamente detalhada e rege diversos tipos de proposições legislativas (Projeto de Lei Ordinária, Projeto de Lei Complementar, Proposta de Emenda à Constituição - PEC).
As minutas de proposições legislativas são compostas por:
Parte Preliminar: Inclui a epígrafe (identifica a espécie e número, em maiúsculas), a ementa (resumo conciso do conteúdo) e o preâmbulo (indica o órgão competente e a base legal).
Parte Normativa: É o texto da norma, dividido em artigos, parágrafos, incisos, alíneas e itens.
Exceção: A numeração de artigos é feita por algarismos arábicos em ordinais até "nono" e cardinais a partir de "10", seguidos de ponto.
Parte Final: Contém as disposições transitórias, a cláusula de vigência (data em que a lei entra em vigor) e a cláusula revogatória.
Prioridade/Exceção: É vedado utilizar a expressão genérica “Revogam-se as disposições em contrário”. As leis ou disposições revogadas devem ser enumeradas expressamente.
O texto dissertativo-argumentativo é o tipo mais solicitado e tem como objetivo central a formação da opinião do leitor, tentando persuadi-lo por meio de argumentação fundamentada.
É fundamental que o autor adote uma postura opinativa, mas sem usar a primeira pessoa do singular ("Eu"). Recomenda-se o uso da primeira ou terceira pessoa do plural ("Nós", "Eles").
Em provas de alto desempenho, o Projeto de Texto deve prever a mobilização de repertório sociocultural robusto. O exemplo prático de planejamento sobre o tema "Fake news e a interferência nas eleições" ilustra a aplicação dos passos didáticos:
Problema: Fake news e a interferência nas eleições.
Tese (Ponto de Vista): Os danos causados pelas fake news ameaçam os regimes democráticos.
Argumentos (Sustentação da Tese):
Argumento 1: Falta de regulação e controle das plataformas digitais.
Argumento 2: Ausência de legislação que proíba o anonimato no meio digital.
Repertório/Fatos: Uso das redes sociais por milícias digitais, exemplos de eleições (EUA e Brasil), desinformação na pandemia de Covid-19, lucro das plataformas digitais com engajamento, número de brasileiros em redes sociais (170 milhões).
Propostas de Intervenção (Conclusão):
Punição dos financiadores.
Forças-tarefas de investigação (Ministério Público e Polícia Federal).
Aprovação de leis pelo Congresso Nacional (Ex: PL 2630/20, mencionado na Redação 01).
Responsabilização das plataformas digitais e veículos de imprensa.
Este é um modelo de Projeto de Texto Estratégico, pois organiza a defesa de um ponto de vista (Tese) e seleciona argumentos e repertórios relevantes (Fatos/Exemplos).
O Projeto de Texto é uma ferramenta de planificação cognitiva e textual. Sua prática constante permite que o autor tenha presente suas ideias, as palavras pretendidas e uma imagem da interpretação que o leitor terá, criando um projeto enunciativo.
A prática é essencial para aprimorar o planejamento.
Simulação de Provas: Escolha temas variados de redações anteriores de vestibulares ou concursos e simule a situação real de uma prova.
Foco nos Elementos-Chave: Ao treinar, foque na temática, na tese, nos argumentos e na conclusão.
Otimização de Tempo: Elabore períodos mais curtos e objetivos durante o planejamento, pois o objetivo é otimizar a produção da redação.
Enquadramento Argumentativo: Defina o encaminhamento argumentativo (Causas e Consequências ou Positivo e Negativo) antes de começar a rascunhar. Isso auxilia na organização lógica.
Antes de começar a escrever o rascunho, revise seu esboço.
Verifique se a tese está clara.
Confira se os argumentos estão bem organizados e se são coerentes com a tese.
Assegure-se de que a estrutura faz sentido (introdução, desenvolvimento, conclusão).
Evite Divagações: O planejamento deve ser organizado, claro e objetivo. Divagações não contribuem para a qualidade do projeto.
O produtor maduro e experiente leva em conta o leitor, procurando antecipar e controlar sua interpretação. A utilização do Projeto de Texto constante transforma o estudante em um produtor maduro, que se responsabiliza pela interpretação visada.
O ato de escrever, para atingir seus objetivos, passa pela exposição de um raciocínio gerador de sentidos. O planejamento auxilia a tomar consciência desse processo, hierarquizando e organizando os elementos para, em seguida, expô-los na linearidade textual.
Ao seguir estes passos, o estudante estará melhor preparado para enfrentar qualquer desafio de redação, seja em concursos ou situações acadêmicas, pois estará utilizando o método de planejamento mais didático e completo, que não só organiza as ideias, mas também aumenta significativamente as chances de produzir uma redação nota máxima.