A eficácia de qualquer texto, especialmente os dissertativos, depende diretamente da maneira como as ideias são apresentadas ao longo do discurso. Nesse contexto, a ordenação dos parágrafos é crucial, pois ela garante que o pensamento seja distribuído de forma lógica e precisa, permitindo uma efetiva compreensão entre o autor e o leitor.
O domínio do Tópico Frasal é indispensável para construir parágrafos coesos e coerentes.
Antes de definir o Tópico Frasal, é fundamental compreender a unidade que ele organiza: o parágrafo.
1.1. Definição Clássica do Parágrafo
Segundo Othon M. Garcia, o parágrafo é uma unidade de composição constituída por um ou mais períodos, onde se desenvolve uma ideia central, ou nuclear. A essa ideia central se agregam outras ideias secundárias, todas intimamente relacionadas pelo sentido e logicamente decorrentes dela.
1.2. A Importância da Organização
Um texto dissertativo, gênero predominante em concursos e vestibulares, exige uma estrutura bem organizada. Os principais problemas textuais que o Tópico Frasal ajuda a evitar são:
Expor as ideias de forma desordenada.
Organizar o texto de forma incoerente (coerência).
Ordenar as ideias sem elementos de coesão.
Argumentar de forma vaga, utilizando expressões como "eu acho" ou "eu acredito".
1.3. O Parágrafo-Padrão (Modelo Prioritário em Exames)
Embora a definição de parágrafo de Othon Garcia não se aplique a todo tipo de parágrafo, ela define o parágrafo-padrão. Este modelo é amplamente cultivado por bons escritores modernos e é o que o estudante deve imitar. É muito comum em gêneros textuais dissertativos que trabalham com defesa de ideias e exigem rigor e objetividade na composição.
A estrutura do Parágrafo-Padrão é tipicamente composta por:
Introdução (Tópico Frasal): Uma ou duas frases curtas que expressam, de maneira sintética, a ideia principal do parágrafo, definindo seu objetivo.
Desenvolvimento: Corresponde à ampliação do Tópico Frasal, com a apresentação de ideias secundárias que o fundamentam ou esclarecem.
Conclusão (Nem sempre presente): Retoma a ideia central, considerando os diversos aspectos selecionados no desenvolvimento.
Respondendo à dúvida óbvia e fundamental:
O Tópico Frasal é a ideia principal, central ou nuclear de um parágrafo. É a oração ou período que introduz o assunto que será desenvolvido. Também pode ser conhecido como ideia central ou nuclear de um parágrafo de desenvolvimento.
Quem primeiro usou o termo foi o gramático Othon Moacyr Garcia. Ele o definiu como “...um ou dois períodos curtos iniciais que contêm a ideia-núcleo do parágrafo em texto dissertativo, descritivo ou narrativo”.
2.2. A Posição do Tópico Frasal
O Tópico Frasal é, geralmente, a primeira frase do parágrafo. Ele funciona como um mini-resumo do parágrafo.
O Tópico Frasal cumpre funções vitais para a qualidade do texto:
Orientação do Leitor: Serve como um guia, indicando sobre o que o parágrafo irá tratar, permitindo que o leitor tenha uma visão geral do conteúdo que se segue.
Estrutura da Argumentação: É uma estrutura textual utilizada para iniciar uma argumentação, tornando o parágrafo muito mais organizado e interessante.
Coerência e Coesão: A presença de um Tópico Frasal claro e conciso é essencial para a coerência e a coesão do texto.
Atenção para Concursos: Não se deve escrever mais de uma ideia central em um único parágrafo. A unidade temática é o que determina a extensão do parágrafo; cada ideia exposta deve corresponder a um parágrafo.
A construção de bons tópicos frasais exige conhecimento dos assuntos a serem abordados e um planejamento prévio, ou esboço.
Planeje a Ideia Principal: Antes de começar a escrever o parágrafo, identifique a ideia principal que será desenvolvida. É necessário sintetizar o assunto de maneira clara e objetiva.
Seja Claro e Direto: O Tópico Frasal deve indicar claramente o assunto a ser abordado a seguir e não pode ser prolixo ou difícil de entender. A frase deve ser direta e não dar margem a interpretações ambíguas.
Inclua Tema e Ponto de Vista: A frase deve incluir o tema do parágrafo e uma opinião ou ideia central que será sustentada.
Mantenha Curto: Mantenha a frase curta e agradável (geralmente uma ou duas frases).
Atenção à Sustentação: Se você fizer uma declaração no Tópico Frasal, o restante do parágrafo deverá explicá-la e comprová-la. Não mencione um assunto que você não pretenda discutir mais a fundo.
Use Conectivos (para Transição): O Tópico Frasal pode funcionar como uma transição entre a ideia principal do parágrafo anterior e a ideia principal do novo parágrafo.
O Tópico Frasal apresenta características facilmente identificáveis que são valorizadas em avaliações:
Objetividade: Apresenta a ideia principal de forma clara e direta.
Foco: Enfatiza o tema central do parágrafo de forma concisa.
Sintetização: Não deve ser tão detalhado, mas sim uma abertura do argumento que está por vir.
Embora existam diversas formas de iniciar um parágrafo, os gramáticos apontam que a maioria (cerca de 60%) se enquadra em classificações distintas. O conhecimento dessas classificações é essencial para variar a estrutura e demonstrar domínio da técnica de redação.
Estes são os tipos mais usados e recomendados para a organização da argumentação:
O autor faz uma declaração forte logo de início, afirmando ou negando algo. Essa técnica coloca o ponto de vista do autor logo de cara, exigindo que as ideias secundárias, mesmo que em segundo lugar, sejam bastante relevantes para sustentar essa declaração.
Exemplo (Negação): “Não há ligação direta entre a violência urbana e a pobreza ou o racismo. Suas raízes estão lançadas, na verdade, sobre uma sociedade desigual...”.
Técnica didática e simples. O Tópico Frasal por definição apresenta o sentido de uma palavra ou conceito relevante para o tema. É útil quando o tema traz termos relativamente desconhecidos ou novos. A definição precisa ter ligação com o tema e ajudar a desenvolvê-lo.
Exemplo: “A palavra intolerância tem o sentido de falta de habilidade ou vontade de reconhecer as diferenças como válidas, mas sua aplicação mais comum tem acontecido com o significado de rejeição, separação, diferenciação, preconceito.”.
Utilizado para colocar dois ou mais assuntos lado a lado para diferenciá-los (contraste) ou apontar semelhanças (comparação). Um contraste bem feito pode demonstrar criatividade e poder crítico.
Exemplo (Contraste): “De um lado, professores mal pagos, desestimulados, esquecidos pelo governo. De outro, gastos excessivos com computadores, antenas parabólicas, aparelhos eletrônicos. É esse o paradoxo que vive hoje a educação no Brasil.”.
O parágrafo é iniciado com uma pergunta que visa despertar o interesse e a reflexão do leitor. Prioridade para Concursos: Todas as perguntas feitas ao longo do texto precisam ser respondidas dentro do texto, nos períodos seguintes.
Exemplo: “Aumentar a carga de impostos vai, de fato, melhorar a saúde no Brasil? O contribuinte desacreditou do sistema, pois tira cada vez mais dinheiro do bolso e não vê retorno nas áreas administradas pelo Estado.”.
O Tópico Frasal relaciona o tema a fatos históricos, lendas, tradições ou experiências do passado. Essa técnica situa o leitor no tempo e no espaço, dando maior profundidade ao caminho que o texto irá tomar. A alusão deve servir como explicação ou sustentação do ponto de vista.
Exemplo: “Depois da derrubada do muro de Berlim, teve fim o antagonismo leste-oeste. O mundo, então, parece ter aberto as portas para a globalização em definitivo, com uma economia em acelerada rota de competição.”.
O objetivo é separar ideias ou elementos que estão ligados a um mesmo assunto, adicionando clareza. É comum o uso de dois pontos (:) para anunciar a divisão.
Exemplo: “A vida dos homens divide-se três fases diferentes: infância, adolescência e idade adulta. Cada uma delas tem seus desafios, bem como seus pontos positivos.”.
Estes são tipos menos comuns, mas que oferecem ênfase diferenciada para a ideia principal:
Frase Nominal: Uso de frases sem verbo para criar um retrato impactante.
Exemplo: “Baixos salários. Médicos descontentes, enfermagem pouco qualificada, falta de medicamentos... Esse é o retrato da saúde pública brasileira.”.
Adjetivação: Inicia-se o parágrafo com um adjetivo forte, que será a base do desenvolvimento do tema.
Exemplo: “Ineficaz. É o mínimo que se pode dizer sobre a política dos governos federal e estadual diante do aumento avassalador da violência...”.
Citação: Utiliza uma citação relevante (de autoridade ou testemunho) que será retomada ou comentada na segunda frase.
Ilustração: Começa narrando um fato ou incidente para ilustrar o tema.
Provérbio: Uso de um ditado popular, mas é crucial fazer um comentário sobre ele para evitar a ideia de "lugar-comum".
O Tópico Frasal se manifesta em todos os parágrafos, mas assume funções específicas.
Localização no Texto | Função do Tópico Frasal | Exemplos de Conteúdo |
Introdução | Apresenta o tema que será explorado e a Tese (Ideia principal de todo o texto). | “A importância da educação na formação de cidadãos conscientes é inegável.” |
Desenvolvimento | Funciona como uma apresentação para a argumentação ou explicação do parágrafo. | “Em primeiro lugar, é preciso destacar que um dos principais fatores que influenciam a aprendizagem é o ambiente escolar.” |
Conclusão | Resume as ideias principais discutidas ao longo do texto e, em alguns casos, reafirma a tese. | “Diante dos pontos discutidos, pode-se concluir que a educação é essencial para a construção de uma sociedade mais justa.” |
Muitos estudantes confundem Tópico Frasal e Tese. Esta é uma distinção de escopo crucial para o sucesso em redações dissertativo-argumentativas.
Tese: É a ideia principal de todo o texto. Geralmente, é apresentada na introdução e orienta a argumentação do texto como um todo. Na introdução, o Tópico Frasal e a Tese são frequentemente a mesma coisa ou estão intimamente ligados.
Tópico Frasal: Apresenta a ideia central de um único parágrafo. Serve para apoiar e desenvolver a Tese central.
Em um texto dissertativo ideal, você terá uma Tese central (na Introdução) e vários Tópicos Frasais (um em cada parágrafo de desenvolvimento e conclusão).
A coesão textual é a ligação semântico-sintática entre os períodos e parágrafos. Para garantir que os Tópicos Frasais de diferentes parágrafos se conectem de forma suave, o uso de conectivos é vital.
Conectivos são palavras ou expressões que ligam frases e parágrafos, ajudando a manter a coesão do texto e a criar transições suaves entre os Tópicos Frasais. O uso do Tópico Frasal também deve servir como uma "ponte" que orienta o leitor.
Exemplos de Funções de Conectivos:
Função | Exemplos Comuns |
Adição | "além disso", "ademais". |
Contraste | "no entanto", "por outro lado". |
Causa | “porque”, “uma vez que”. |
Consequência | "portanto", "por isso". |
O domínio dos conectivos permite a progressão temática, garantindo que cada parágrafo subsequente estabeleça uma relação lógica com os anteriores.
Um erro grave é a falta de unidade no parágrafo. Se a intensidade cair muito entre o Tópico Frasal (declaração forte) e as ideias secundárias, isso pode dar a impressão de que o autor não tinha argumentos suficientes para desenvolver o ponto.
É fundamental evitar argumentar de forma vaga, sem rigor e objetividade na composição.
Uma dúvida comum é sobre a extensão obrigatória do parágrafo. É incorreto afirmar que os parágrafos devem ter obrigatoriamente até cinco linhas. Não há um limite de linhas obrigatório. O que determina a extensão é a unidade temática — cada ideia exposta deve corresponder a um parágrafo.
Embora o foco seja o texto dissertativo-argumentativo, o Tópico Frasal se aplica a outros tipos de parágrafo:
Narrativo: A ideia central é um incidente, um período curto.
Descritivo: A ideia central é um fragmento daquilo que está sendo descrito (pessoa, paisagem, ambiente, etc.).
No entanto, o parágrafo dissertativo-argumentativo é o mais cobrado em exames e possui uma ideia central apresentada na introdução, desenvolvida e reforçada por uma conclusão. O texto dissertativo escolar costuma ser estruturado em quatro ou cinco parágrafos (introdução, dois ou três desenvolvimentos e conclusão).