10/03/2024 • 2 min de leitura
Atualizado em 10/03/2024

Período Colonial: Estrutura social e classes sociais

Estratificação Social no Período Colonial

 

Durante o período colonial do Brasil, a sociedade era dividida em classes sociais bastante rígidas, baseadas em critérios de raça e de posição econômica. A elite dominante era composta principalmente por portugueses brancos, donos de grandes propriedades rurais, que ocupavam as posições mais altas na hierarquia social.

Em seguida, vinham os mestiços, filhos de portugueses com mulheres indígenas ou africanas, que tinham menos privilégios que os brancos.

 

Mestiços e suas Condições

 

Abaixo dos mestiços, encontravam-se os negros escravizados, que eram trazidos da África para trabalhar nas plantações de açúcar, tabaco, algodão e outros produtos agrícolas. Eles não possuíam nenhum direito e eram considerados propriedade dos seus senhores, sendo submetidos a um trabalho extenuante e a condições de vida precárias.

 

Condição dos Indígenas e Políticas de Assimilação

 

Os indígenas, apesar de serem a população nativa do país, também eram considerados inferiores e subjugados pelos colonizadores. Eles eram forçados a trabalhar nas fazendas, muitas vezes como mão de obra escrava, e eram alvo de políticas de catequização religiosa que visavam à sua assimilação à cultura europeia.

 

Legado da Estratificação Social e Desafios Atuais

 

Essa estrutura social hierarquizada e baseada em critérios de raça e posição econômica foi um legado do período colonial que deixou marcas profundas na sociedade brasileira até os dias de hoje.

A abolição da escravidão em 1888 foi um importante marco na luta por uma sociedade mais justa e igualitária, mas a desigualdade social e racial ainda é um grande desafio para o país.


Questões:

  1. Quem ocupava as posições mais altas na hierarquia social durante o período colonial do Brasil? a) Negros escravizados
    b) Indígenas
    c) Portugueses brancos
    d) Mestiços

  2. Qual era a condição dos negros escravizados trazidos da África para trabalhar nas plantações durante o período colonial? a) Tinham direitos iguais aos brancos
    b) Eram considerados propriedade de seus senhores
    c) Recebiam salário pelo trabalho realizado
    d) Tinham acesso à educação e saúde

  3. Qual foi um importante marco na luta por uma sociedade mais justa e igualitária no Brasil, de acordo com o texto? a) A chegada dos colonizadores portugueses ao Brasil
    b) A descoberta do ouro e diamantes
    c) A abolição da escravidão em 1888
    d) A independência do Brasil em 1822

Gabarito:

  1. c) Portugueses brancos

  2. b) Eram considerados propriedade de seus senhores

  3. c) A abolição da escravidão em 1888

 

Utilizamos cookies em nosso site para melhorar a sua experiência. Saiba mais