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27/09/2025 • 12 min de leitura
Atualizado em 27/09/2025

Quantos Parágrafos Fazer na Redação?

1. O Gênero e os Fundamentos Iniciais

Para começar a escrever com excelência, o candidato precisa dominar o formato exigido e as regras básicas da prova.

1.1. Qual é o Gênero Textual Exigido?

O texto cobrado no ENEM, no ENCCEJA e em muitos vestibulares é o texto dissertativo-argumentativo.

Neste formato, o candidato deve expor um ponto de vista (tese) e defendê-lo com argumentos claros e consistentes. O corretor não precisa concordar com o posicionamento, mas deve atestar a capacidade do candidato de defender essa posição.

1.2. Gerenciamento de Tempo: Quanto Tempo Dedicar à Redação?

É vital organizar muito bem o tempo de produção para evitar fazer o texto correndo.

O ideal é que o candidato dedique cerca de uma hora para ler a proposta, escrever o rascunho e passar o texto a limpo, mas nunca deve ultrapassar 1 hora e meia para não comprometer o tempo de resolução das demais questões da prova. Uma dica é escrever o rascunho, resolver parte da prova e passar a limpo em outro momento, permitindo uma avaliação mais crítica com a "cabeça descansada".

1.3. Regras de Ouro: Caligrafia, Material e Erros Pontuais

  1. Caligrafia: A letra deve ser legível e caprichada.

  2. Material: A redação deve ser obrigatoriamente entregue em caneta preta, fabricada em material transparente.

  3. Erros Gramaticais: Erros pontuais são, normalmente, desconsiderados. O que leva à perda de pontos é a recorrência das inadequações.

1.4. O Título é Obrigatório na Redação do Enem?

Diferentemente da maioria dos vestibulares, o título no Enem não é obrigatório.

  • Não é exigido: A banca do Enem não exige o título e não o levará em conta na avaliação (não aumenta nem diminui a nota).

  • Contagem de Linhas: Se o candidato optar por inserir o título, ele será contabilizado no número de linhas (na linha 1).

  • Recomendação Didática: A recomendação é não fazer título, pois não é obrigatório e gasta tempo e espaço que poderiam ser utilizados no texto principal. Não gaste energia com o título; gaste energia com o texto.

1.5. Limite de Linhas e Consequências de Anulação (Regra de Ouro)

O candidato deve estar atento ao limite de linhas para evitar penalizações graves.

  • Limite Oficial: A redação do Enem deve ter entre 8 e 30 linhas. Boas redações geralmente ficam entre 25 e 30 linhas.

  • Nota Zero (Texto Insuficiente): Textos que apresentem somente até sete linhas são anulados e zerados.

  • Excesso de Linhas: Se o candidato escrever mais de 30 linhas, tudo o que exceder esse limite será desconsiderado na correção.

  • Cópia dos Textos Base (Exceção): Trechos do texto-base copiados são desconsiderados na correção. Para que a redação não seja zerada, o texto deve apresentar mais de 7 linhas autorais.

2. A Estrutura Dissertativo-Argumentativa

A estrutura da redação é composta por três partes obrigatórias: introdução, desenvolvimento e conclusão.

2.1. Quantos Parágrafos Fazer na Redação?

Embora o texto tenha três partes, não significa que deve ter três parágrafos.

É recomendado escrever entre quatro ou cinco parágrafos.

O modelo de estrutura mais sugerido para o ENEM é de 4 parágrafos:

  1. Um de introdução.

  2. Dois de desenvolvimento.

  3. Um de conclusão.

A quantidade de parágrafos pode variar, mas no ENEM, ter pelo menos quatro parágrafos (Introdução, D1, D2 e Conclusão) é o formato mais eficaz, pois permite o uso das 30 linhas e a articulação de dois argumentos principais.

2.2. Distribuição de Linhas por Parágrafo

Para aproveitar bem o espaço e garantir um desenvolvimento completo das ideias (competência 3), é importante equilibrar o tamanho dos parágrafos. Tente deixar os parágrafos com uma média de linhas parecidas para fluidez e beleza estética.

Uma distribuição sugerida é:

  • Introdução: Reserve 5 a 7 linhas.

  • Cada Desenvolvimento: Utilize entre 7 e 9 linhas.

  • Conclusão: Separe entre 6 e 8 linhas.

2.3. O Perigo do Monobloco

Não faça um texto em monobloco (um parágrafo único de 30 linhas). Se você fizer isso, na Competência 4 (Coesão e Coerência), você só poderá atingir, no máximo, 80 pontos (em vez dos 200 ideais). A divisão em parágrafos demonstra organização textual.


3. A Introdução e o Desenvolvimento

O candidato deve dominar a função de cada parágrafo para garantir a unidade temática e a solidez da argumentação.

3.1. Introdução: A Promessa do Texto

A introdução é o primeiro parágrafo, onde o leitor terá a dimensão geral do assunto e a relevância da discussão. Ela deve ser criativa o suficiente para instigar o leitor a continuar a leitura.

A introdução perfeita deve ser dividida em 3 partes:

  1. Contextualização: Apresenta o assunto de forma abrangente, mas conectada ao tema. É um bom lugar para citar um repertório sociocultural (livro, filme, dado histórico ou estatístico).

  2. Tema: Demonstra como o contexto está ligado ao tema específico da proposta. Tente não copiar o tema literalmente, mas use suas próprias palavras, garantindo que todos os elementos do tema estejam presentes.

  3. Tese: É o seu posicionamento, aquilo que você pretende defender ao longo da redação. A tese pode ser formulada ao se perguntar: "O que eu acho sobre o tema?".

O que evitar na Introdução: Não misture assuntos (pluralidade de ideias confunde o leitor) e não mencione fatos que não serão explorados posteriormente no texto. Evite períodos longos.

3.2. Desenvolvimento: Argumentação, Exemplos e Explicações

O desenvolvimento é o coração da discussão, focado em argumentação e exemplificação. O ideal é dedicar um parágrafo para desenvolver cada ideia ou aspecto do problema apresentado na tese.

Cada parágrafo de desenvolvimento deve conter 4 elementos para ser completo:

  1. Afirmação ou Tópico Frasal (Frase-Tópico): É a primeira frase do parágrafo, específica e direta, que apresenta o argumento central que será abordado ali.

  2. Explicação: Expande o entendimento, explicando como ou por que o argumento é válido.

  3. Exemplificação: Fornece sustentação, usando repertório (dados, estatísticas, citações, alusões históricas) para comprovar a existência do problema ou dar credibilidade ao argumento.

  4. Conclusão (do Parágrafo): Uma frase que encerra o raciocínio, mostrando como a explicação e os exemplos reforçaram o objetivo do parágrafo.

O que evitar no Desenvolvimento: Não repita informações. Garanta que os exemplos sejam representativos para situar o leitor e estabelecer a comunicação.

3.3. Uso Estratégico do Repertório Sociocultural

O repertório sociocultural é crucial para enriquecer o texto e demonstrar a capacidade do candidato de articular informações (Competência 2).

  • Tipos de Repertório: Você pode citar livros, séries, filmes, documentários, novelas, música (popular ou erudita), filósofos e sociólogos.

  • Relevância: O repertório escolhido deve ter relação com o assunto do texto e ser bem empregado na articulação da informação.

  • Dados Estatísticos (Exceção): Os dados estatísticos podem ser retirados da coletânea de textos base, porém, é estritamente proibido copiar um trecho específico do texto. Você deve construir suas ideias com base nesses dados, mas inserir no texto com seus próprios argumentos (paráfrase).

  • Limites: Não há limite de citações, mas evite lotar o texto, pois isso pode deixá-lo "truncado" e menos fluido. Use apenas as frases que realmente fizerem sentido e que possam ser trabalhadas no contexto.

  • Citação de Órgãos: É necessário indicar o nome inteiro do órgão na primeira menção (ex: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e utilizar somente as siglas quando for retomar a mesma referência (ex: IBGE).


4. A Proposta de Intervenção

A conclusão é o momento de amarrar as ideias, retomar o objetivo da redação e apresentar a solução para o problema levantado (a proposta de intervenção). A Proposta de Intervenção vale 200 pontos da nota.

4.1. Estrutura da Conclusão

O parágrafo de conclusão se divide em três partes:

  1. Uso de Conectivo de Conclusão: O parágrafo sempre deve iniciar com um conectivo (ex: "Portanto", "Dessa forma", "Em suma") para manter a coesão.

  2. Retomada do Objetivo: Retomar a tese estabelecida na introdução.

  3. Proposta de Intervenção: Apresentar a solução bem estruturada.

4.2. Os 5 Elementos Obrigatórios da Proposta de Intervenção

A proposta não deve ser genérica. O nível de detalhe exigido para a nota máxima envolve cinco elementos:

Elemento

O que?

Detalhamento Necessário

Ação

O que deve ser feito?

A medida que ajuda no enfrentamento do problema.

Agente

Quem vai fazer?

O responsável pela execução (Estado, População, Escola, etc.).

Modo/Meio

Como vai fazer?

A forma ou o método pelo qual a ação será implementada.

Efeito/Finalidade

Para quê?

O objetivo, o resultado esperado da ação.

Detalhamento

Explicação e Exemplos

Informação extra que explica o Agente, a Ação ou o Meio.

Priorização Didática: O candidato deve desenvolver como, onde e porque o agente vai tomar a ação necessária.

4.3. Quantidade de Agentes e Soluções (Exceção)

Não é suficiente citar a intervenção de maneira superficial.

  • Quantos Agentes? É importante citar pelo menos três agentes diferentes na redação do Enem (por exemplo: estado, população e escola), abordando diferentes camadas da sociedade que se engajariam simultaneamente para solucionar a questão. Caso não seja possível citar três, coloque quantas conseguir encaixar.

  • Proposta Única vs. Múltiplas: Você pode apresentar apenas uma proposta que englobe os problemas ou apresentar uma proposta para cada problema.

4.4. A Dúvida sobre Conscientização

A conscientização pode ser parte da proposta de intervenção, mas não se pode parar por aí. É necessário explicar como essa conscientização vai acontecer.

4.5. Proposta no Desenvolvimento (Exceção)

Embora a conclusão seja o lugar ideal, o candidato pode trazer a proposta de intervenção no desenvolvimento. Para isso, há duas formas:

  1. Apresentar o tema e justificar o problema, ao mesmo tempo em que apresenta a proposta no desenvolvimento.

  2. Provar que o problema está presente e só resolver na conclusão.

5. Coesão, Coerência e Vocabulário

A coesão textual é o que costura as ideias, tornando o texto fluido e compreensível. Este domínio está intimamente ligado à Competência 4.

5.1. Conectivos para Coesão e Transição

Conectivos (ou operadores argumentativos) servem como pontes, guiando o leitor através da sequência de pensamentos. Eles são essenciais para a ligação lógica das ideias.

  • Uso em Parágrafos: É interessante que os parágrafos, a partir do segundo, comecem com elementos coesivos.

  • Exemplos de Operadores Argumentativos: Além disso, Isso posto, Assim, Dessa forma, Consequentemente, Paralelamente, Igualmente, Do mesmo modo, A fim de, Portanto.

  • Transição entre Parágrafos: Para garantir a fluência, utilize frases ou palavras que estabeleçam ligações lógicas entre as ideias (ex: "por outro lado," "ademais," "consequentemente").

5.2. Coerência Interna e Unidade Temática

A coerência interna garante que todas as frases trabalhem em prol da ideia central estabelecida no tópico frasal.

  • Vigilância Constante: Mantenha o foco na tese do parágrafo, avaliando se cada frase contribui diretamente para o avanço da ideia principal. A unidade temática é fundamental para o projeto de texto avaliado na Competência 3.

5.3. Vocabulário e Sintaxe (Competência 1)

A clareza deve ser a prioridade. Palavras rebuscadas ou frases excessivamente longas podem dificultar a compreensão.

  • Clareza e Precisão: As palavras devem ser específicas e precisas, evitando ambiguidades.

  • Sintaxe: Frases na voz ativa tendem a ser mais diretas e compreensíveis do que na voz passiva. A atenção à pontuação é crucial para o ritmo e sentido.

6. As 5 Competências: O Padrão Ouro para a Nota 1000

Para alcançar a nota máxima, é obrigatório atender a todas as 5 competências previstas na matriz de referência para redação do ENEM. O estudo dessas competências é a chave para o sucesso.

Competência

Foco de Avaliação

Como Garantir a Pontuação Máxima

Competência 1 (C1)

Domínio da norma padrão da Língua Portuguesa (Gramática).

Utilizar escrita formal, respeitando regras gramaticais como concordância, regência, pontuação e ortografia. Erros recorrentes levam à perda de pontos.

Competência 2 (C2)

Compreensão da proposta, aplicação do tipo textual dissertativo-argumentativo e uso de repertório sociocultural.

Redigir um texto no formato dissertativo-argumentativo, dentro do âmbito do tema. Fundamentar os argumentos com repertório cultural produtivo (citações, obras, dados).

Competência 3 (C3)

Seleção, relação, organização e interpretação de informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Defender claramente um ponto de vista, com bom planejamento e organização das ideias. As informações devem ser bem organizadas e devidamente explicadas.

Competência 4 (C4)

Demonstração de conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação (Coesão e Coerência).

Usar conectivos e operadores argumentativos de forma eficiente para garantir a fluência e o encadeamento lógico entre frases e parágrafos.

Competência 5 (C5)

Elaboração de Proposta de Intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Criar uma proposta de intervenção completa, contendo os 5 elementos obrigatórios (Ação, Agente, Meio, Efeito, Detalhamento), e que valorize a diversidade e a cidadania.

6.1. O Que Anula Uma Redação no Enem?

De acordo com o Inep, a redação será anulada se:

  • Não atender à proposta solicitada ou possuir outra estrutura textual que não seja dissertativo-argumentativo.

  • Não apresentar texto escrito na Folha de Redação.

  • Apresentar somente até sete linhas.

  • Possuir trechos do texto-base copiados (resultando em menos de 8 linhas autorais).

  • Apresentar parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto.

  • Houver uso da 1ª pessoa do singular ("Eu acho", "Minha opinião").

6.2. Dicas de Treino e Preparação

A chave para o sucesso na redação é o treino.

  1. Treine Constantemente: A recomendação é fazer uma redação por semana, mas o intervalo deve ser ajustado à sua necessidade.

  2. Escreva sobre Diferentes Temas: Nunca se sabe o que será cobrado, então pratique temas variados para se preparar para qualquer coisa.

  3. Esteja Atento às Atualidades: Acompanhe notícias do Brasil e do mundo, o que ajuda a correlacionar temas e a construir um repertório sólido para a argumentação.

  4. Faça Anotações: Anote notícias importantes e faça revisões.

  5. Revisão (Passar a Limpo): Passe a redação a limpo. Uma dica é escrever, resolver parte da prova e passar a limpo em outro momento, com a "cabeça descansada do texto", para melhor autoavaliação.

  6. Inspiração: Analisar redações nota 1000 é um excelente ponto de partida para comparar e entender o que falta em sua própria escrita.