Para começar a escrever com excelência, o candidato precisa dominar o formato exigido e as regras básicas da prova.
O texto cobrado no ENEM, no ENCCEJA e em muitos vestibulares é o texto dissertativo-argumentativo.
Neste formato, o candidato deve expor um ponto de vista (tese) e defendê-lo com argumentos claros e consistentes. O corretor não precisa concordar com o posicionamento, mas deve atestar a capacidade do candidato de defender essa posição.
É vital organizar muito bem o tempo de produção para evitar fazer o texto correndo.
O ideal é que o candidato dedique cerca de uma hora para ler a proposta, escrever o rascunho e passar o texto a limpo, mas nunca deve ultrapassar 1 hora e meia para não comprometer o tempo de resolução das demais questões da prova. Uma dica é escrever o rascunho, resolver parte da prova e passar a limpo em outro momento, permitindo uma avaliação mais crítica com a "cabeça descansada".
Caligrafia: A letra deve ser legível e caprichada.
Material: A redação deve ser obrigatoriamente entregue em caneta preta, fabricada em material transparente.
Erros Gramaticais: Erros pontuais são, normalmente, desconsiderados. O que leva à perda de pontos é a recorrência das inadequações.
Diferentemente da maioria dos vestibulares, o título no Enem não é obrigatório.
Não é exigido: A banca do Enem não exige o título e não o levará em conta na avaliação (não aumenta nem diminui a nota).
Contagem de Linhas: Se o candidato optar por inserir o título, ele será contabilizado no número de linhas (na linha 1).
Recomendação Didática: A recomendação é não fazer título, pois não é obrigatório e gasta tempo e espaço que poderiam ser utilizados no texto principal. Não gaste energia com o título; gaste energia com o texto.
O candidato deve estar atento ao limite de linhas para evitar penalizações graves.
Limite Oficial: A redação do Enem deve ter entre 8 e 30 linhas. Boas redações geralmente ficam entre 25 e 30 linhas.
Nota Zero (Texto Insuficiente): Textos que apresentem somente até sete linhas são anulados e zerados.
Excesso de Linhas: Se o candidato escrever mais de 30 linhas, tudo o que exceder esse limite será desconsiderado na correção.
Cópia dos Textos Base (Exceção): Trechos do texto-base copiados são desconsiderados na correção. Para que a redação não seja zerada, o texto deve apresentar mais de 7 linhas autorais.
A estrutura da redação é composta por três partes obrigatórias: introdução, desenvolvimento e conclusão.
Embora o texto tenha três partes, não significa que deve ter três parágrafos.
É recomendado escrever entre quatro ou cinco parágrafos.
O modelo de estrutura mais sugerido para o ENEM é de 4 parágrafos:
Um de introdução.
Dois de desenvolvimento.
Um de conclusão.
A quantidade de parágrafos pode variar, mas no ENEM, ter pelo menos quatro parágrafos (Introdução, D1, D2 e Conclusão) é o formato mais eficaz, pois permite o uso das 30 linhas e a articulação de dois argumentos principais.
Para aproveitar bem o espaço e garantir um desenvolvimento completo das ideias (competência 3), é importante equilibrar o tamanho dos parágrafos. Tente deixar os parágrafos com uma média de linhas parecidas para fluidez e beleza estética.
Uma distribuição sugerida é:
Introdução: Reserve 5 a 7 linhas.
Cada Desenvolvimento: Utilize entre 7 e 9 linhas.
Conclusão: Separe entre 6 e 8 linhas.
Não faça um texto em monobloco (um parágrafo único de 30 linhas). Se você fizer isso, na Competência 4 (Coesão e Coerência), você só poderá atingir, no máximo, 80 pontos (em vez dos 200 ideais). A divisão em parágrafos demonstra organização textual.
O candidato deve dominar a função de cada parágrafo para garantir a unidade temática e a solidez da argumentação.
A introdução é o primeiro parágrafo, onde o leitor terá a dimensão geral do assunto e a relevância da discussão. Ela deve ser criativa o suficiente para instigar o leitor a continuar a leitura.
A introdução perfeita deve ser dividida em 3 partes:
Contextualização: Apresenta o assunto de forma abrangente, mas conectada ao tema. É um bom lugar para citar um repertório sociocultural (livro, filme, dado histórico ou estatístico).
Tema: Demonstra como o contexto está ligado ao tema específico da proposta. Tente não copiar o tema literalmente, mas use suas próprias palavras, garantindo que todos os elementos do tema estejam presentes.
Tese: É o seu posicionamento, aquilo que você pretende defender ao longo da redação. A tese pode ser formulada ao se perguntar: "O que eu acho sobre o tema?".
O que evitar na Introdução: Não misture assuntos (pluralidade de ideias confunde o leitor) e não mencione fatos que não serão explorados posteriormente no texto. Evite períodos longos.
O desenvolvimento é o coração da discussão, focado em argumentação e exemplificação. O ideal é dedicar um parágrafo para desenvolver cada ideia ou aspecto do problema apresentado na tese.
Cada parágrafo de desenvolvimento deve conter 4 elementos para ser completo:
Afirmação ou Tópico Frasal (Frase-Tópico): É a primeira frase do parágrafo, específica e direta, que apresenta o argumento central que será abordado ali.
Explicação: Expande o entendimento, explicando como ou por que o argumento é válido.
Exemplificação: Fornece sustentação, usando repertório (dados, estatísticas, citações, alusões históricas) para comprovar a existência do problema ou dar credibilidade ao argumento.
Conclusão (do Parágrafo): Uma frase que encerra o raciocínio, mostrando como a explicação e os exemplos reforçaram o objetivo do parágrafo.
O que evitar no Desenvolvimento: Não repita informações. Garanta que os exemplos sejam representativos para situar o leitor e estabelecer a comunicação.
O repertório sociocultural é crucial para enriquecer o texto e demonstrar a capacidade do candidato de articular informações (Competência 2).
Tipos de Repertório: Você pode citar livros, séries, filmes, documentários, novelas, música (popular ou erudita), filósofos e sociólogos.
Relevância: O repertório escolhido deve ter relação com o assunto do texto e ser bem empregado na articulação da informação.
Dados Estatísticos (Exceção): Os dados estatísticos podem ser retirados da coletânea de textos base, porém, é estritamente proibido copiar um trecho específico do texto. Você deve construir suas ideias com base nesses dados, mas inserir no texto com seus próprios argumentos (paráfrase).
Limites: Não há limite de citações, mas evite lotar o texto, pois isso pode deixá-lo "truncado" e menos fluido. Use apenas as frases que realmente fizerem sentido e que possam ser trabalhadas no contexto.
Citação de Órgãos: É necessário indicar o nome inteiro do órgão na primeira menção (ex: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e utilizar somente as siglas quando for retomar a mesma referência (ex: IBGE).
A conclusão é o momento de amarrar as ideias, retomar o objetivo da redação e apresentar a solução para o problema levantado (a proposta de intervenção). A Proposta de Intervenção vale 200 pontos da nota.
O parágrafo de conclusão se divide em três partes:
Uso de Conectivo de Conclusão: O parágrafo sempre deve iniciar com um conectivo (ex: "Portanto", "Dessa forma", "Em suma") para manter a coesão.
Retomada do Objetivo: Retomar a tese estabelecida na introdução.
Proposta de Intervenção: Apresentar a solução bem estruturada.
A proposta não deve ser genérica. O nível de detalhe exigido para a nota máxima envolve cinco elementos:
Elemento | O que? | Detalhamento Necessário |
Ação | O que deve ser feito? | A medida que ajuda no enfrentamento do problema. |
Agente | Quem vai fazer? | O responsável pela execução (Estado, População, Escola, etc.). |
Modo/Meio | Como vai fazer? | A forma ou o método pelo qual a ação será implementada. |
Efeito/Finalidade | Para quê? | O objetivo, o resultado esperado da ação. |
Detalhamento | Explicação e Exemplos | Informação extra que explica o Agente, a Ação ou o Meio. |
Priorização Didática: O candidato deve desenvolver como, onde e porque o agente vai tomar a ação necessária.
Não é suficiente citar a intervenção de maneira superficial.
Quantos Agentes? É importante citar pelo menos três agentes diferentes na redação do Enem (por exemplo: estado, população e escola), abordando diferentes camadas da sociedade que se engajariam simultaneamente para solucionar a questão. Caso não seja possível citar três, coloque quantas conseguir encaixar.
Proposta Única vs. Múltiplas: Você pode apresentar apenas uma proposta que englobe os problemas ou apresentar uma proposta para cada problema.
A conscientização pode ser parte da proposta de intervenção, mas não se pode parar por aí. É necessário explicar como essa conscientização vai acontecer.
Embora a conclusão seja o lugar ideal, o candidato pode trazer a proposta de intervenção no desenvolvimento. Para isso, há duas formas:
Apresentar o tema e justificar o problema, ao mesmo tempo em que apresenta a proposta no desenvolvimento.
Provar que o problema está presente e só resolver na conclusão.
A coesão textual é o que costura as ideias, tornando o texto fluido e compreensível. Este domínio está intimamente ligado à Competência 4.
Conectivos (ou operadores argumentativos) servem como pontes, guiando o leitor através da sequência de pensamentos. Eles são essenciais para a ligação lógica das ideias.
Uso em Parágrafos: É interessante que os parágrafos, a partir do segundo, comecem com elementos coesivos.
Exemplos de Operadores Argumentativos: Além disso, Isso posto, Assim, Dessa forma, Consequentemente, Paralelamente, Igualmente, Do mesmo modo, A fim de, Portanto.
Transição entre Parágrafos: Para garantir a fluência, utilize frases ou palavras que estabeleçam ligações lógicas entre as ideias (ex: "por outro lado," "ademais," "consequentemente").
A coerência interna garante que todas as frases trabalhem em prol da ideia central estabelecida no tópico frasal.
Vigilância Constante: Mantenha o foco na tese do parágrafo, avaliando se cada frase contribui diretamente para o avanço da ideia principal. A unidade temática é fundamental para o projeto de texto avaliado na Competência 3.
A clareza deve ser a prioridade. Palavras rebuscadas ou frases excessivamente longas podem dificultar a compreensão.
Clareza e Precisão: As palavras devem ser específicas e precisas, evitando ambiguidades.
Sintaxe: Frases na voz ativa tendem a ser mais diretas e compreensíveis do que na voz passiva. A atenção à pontuação é crucial para o ritmo e sentido.
Para alcançar a nota máxima, é obrigatório atender a todas as 5 competências previstas na matriz de referência para redação do ENEM. O estudo dessas competências é a chave para o sucesso.
Competência | Foco de Avaliação | Como Garantir a Pontuação Máxima |
Competência 1 (C1) | Domínio da norma padrão da Língua Portuguesa (Gramática). | Utilizar escrita formal, respeitando regras gramaticais como concordância, regência, pontuação e ortografia. Erros recorrentes levam à perda de pontos. |
Competência 2 (C2) | Compreensão da proposta, aplicação do tipo textual dissertativo-argumentativo e uso de repertório sociocultural. | Redigir um texto no formato dissertativo-argumentativo, dentro do âmbito do tema. Fundamentar os argumentos com repertório cultural produtivo (citações, obras, dados). |
Competência 3 (C3) | Seleção, relação, organização e interpretação de informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. | Defender claramente um ponto de vista, com bom planejamento e organização das ideias. As informações devem ser bem organizadas e devidamente explicadas. |
Competência 4 (C4) | Demonstração de conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação (Coesão e Coerência). | Usar conectivos e operadores argumentativos de forma eficiente para garantir a fluência e o encadeamento lógico entre frases e parágrafos. |
Competência 5 (C5) | Elaboração de Proposta de Intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. | Criar uma proposta de intervenção completa, contendo os 5 elementos obrigatórios (Ação, Agente, Meio, Efeito, Detalhamento), e que valorize a diversidade e a cidadania. |
De acordo com o Inep, a redação será anulada se:
Não atender à proposta solicitada ou possuir outra estrutura textual que não seja dissertativo-argumentativo.
Não apresentar texto escrito na Folha de Redação.
Apresentar somente até sete linhas.
Possuir trechos do texto-base copiados (resultando em menos de 8 linhas autorais).
Apresentar parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto.
Houver uso da 1ª pessoa do singular ("Eu acho", "Minha opinião").
A chave para o sucesso na redação é o treino.
Treine Constantemente: A recomendação é fazer uma redação por semana, mas o intervalo deve ser ajustado à sua necessidade.
Escreva sobre Diferentes Temas: Nunca se sabe o que será cobrado, então pratique temas variados para se preparar para qualquer coisa.
Esteja Atento às Atualidades: Acompanhe notícias do Brasil e do mundo, o que ajuda a correlacionar temas e a construir um repertório sólido para a argumentação.
Faça Anotações: Anote notícias importantes e faça revisões.
Revisão (Passar a Limpo): Passe a redação a limpo. Uma dica é escrever, resolver parte da prova e passar a limpo em outro momento, com a "cabeça descansada do texto", para melhor autoavaliação.
Inspiração: Analisar redações nota 1000 é um excelente ponto de partida para comparar e entender o que falta em sua própria escrita.